Valorizando a criatividade na infância

historias-da-giulia

Confira abaixo um texto do blog Coisa de Mãe, que conta sobre a publicação do livro Histórias de Giulia, escrito pela nossa aluna Giulia Sigel e criativamente editado pelos pais Tati e Jean.

“Se tem uma coisa que eu acredito é em propósito de vida. Aliás, já tem um tempinho que estou numa busca frenética pelo meu. E olha, parece que nos últimos tempos alguma onda cósmica atingiu a humanidade e mais e mais pessoas estão nesta pegada. Gente questionando o sistema de trabalho, atuando em um novo modelo econômico baseado na colaboração… Enfim, ta rolando um movimento de (r)evolução aceite você ou não.

Acontece que neste novo mundo que desejamos, vivenciar esta sua missão está muito relacionada à identificação de seus talentos natos. Nunca antes na história da humanidade desejou-se ser feliz trabalhando com o que se ama e ainda ser remunerado por isso. Essa nossa realidade de passar 8 horas trancados em um escritório, ajudando a realizar o sonho dos outros pode estar com os dias contados.

Imagina que incrível se lá na infância tivéssemos tido a oportunidade de explorar estes talentos e crescer focados em potencializa-los ao invés de passar a vida tentando ser bom naquilo em que não temos a menor aptidão? Taí a geração X que não me deixa mentir, vivendo suas vidas de forma bem mediana em seus empregos boring.

Mas meu intuito neste post não é ficar divagando sobre as frustações da nossa geração e sim dividir a responsabilidade que temos com a próxima. Sim, agora estou falando dos nossos filhos e numa dessas andanças pela internet conheci o Jean Sigel, um pai super bacana que vive altas aventuras ao lado das pequenas Giulia e Nana.

família sigel

A última delas surgiu quando a Giulia, de 9 anos, contou ao pai seu desejo de escrever um livro, para inspirar crianças e adultos sonhadores a também contarem suas histórias. O Jean não pensou duas vezes e topou desafio. A partir daí, a pequena escritora colocou a mão na massa: imaginou as histórias, escreveu e ilustrou. Movimento maker puro. A participação dos pais neste processo de criação resumiu-se em oferecer estímulos e organizar as coisas junto com ela. História pronta, quem entrou em cena foi a mamãe e designer Tati pra diagramar e ajudar a montar esse livro tão especial.

giulia

O lançamento aconteceu no fim do mês passado na Feira do Livro da escola da Giulia e foi um sucesso. Como foi praticamente todo feito a mão pela família Sigel, a primeira tiragem de apenas 30 cópias foi toda vendida durante o evento. O sucesso foi tanto que a família já pensa em produzir mais alguns exemplares (eu inclusive já encomendei o meu). Se esta história por si só já é inspiradora, vale destacar que parte da renda obtida da venda durante a feira, a Giulia fez questão doar para compra de livros em uma escola carente. É ou não é para morrer de amor? :)

E você? Como faz para estimular o talento dos seus filhos? Conta pra gente as suas experiências e vamos ajudar a inspirar cada vez mais famílias a investirem e incentivarem no desenvolvimento dos talentos dos filhos ainda na infância.”

Clique aqui para ver o post original.