Lanches saudáveis na escola

Para auxiliar os pais a preparar lanches saudáveis para os filhos levarem pra escola, nossa nutricionista, Fernanda Weigert Galvão (CRN – 8 1954), preparou uma lista especial com dicas de alimentos permitidos e proibidos na Trilhas, acompanhe:

Lanches permitidos

  • Aveia, granola, sucrilhos
  • Bolachas simples (“maria”, maisena, “cream cracker”, água e sal, polvilho doce, polvilho salgada, aveia, coco)
  • Bolo com recheio de frutas (in natura ou em forma de geléia)
  • Bolo de massa simples (cenoura, banana, chocolate, mármore, formigueiro, toalha felpuda, coco, laranja, fubá, beterraba, amor em pedaços, cenoura com cacau, fubá, limão etc)
  • Cereais integrais em barra
  • Cuque
  • Flan, pudim, iogurte
  • Frutas in natura
  • Frutas secas
  • Legumes e verduras (palitos de cenoura, cenoura baby, palitos de pepino in natura ou conserva, palmito etc)
  • Leite de soja
  • Pão (sírio, francês, fatiado de leite, fatiado integral e bisnaguinha) com queijo branco, ricota, tofu, queijo amarelo, presunto, peito de peru, chester, frango desfiado, atum, ovo cozido, pasta de soja, geléia de frutas, mel, requeijão
  • Pão de batata
  • Pão de mel
  • Pão de queijo
  • Pão doce recheado com frutas ou geléia
  • Pipoca (sem que seja de microondas)
  • Salgados assados (sfiha, pastel, quibe)
  • Sanduíche natural
  • Suco natural, água de coco, chá (erva doce, camomila, hortelã etc), mate
  • Torta de legumes
  • Pizza
  • Enroladinho de queijo, presunto e queijo, carne ou frango
  • Tortilla espanhola
  • Omelete

Lanches permitidos, mas não recomendados

  • Achocolatado
  • Alimentos com mais de 160mg de sódio em 100kcal do produto
  • Alimentos com mais de 3g de gordura em 100kcal do produto
  • Alimentos que contenham aditivos químicos (corantes, conservantes, aromatizantes)
  • Alimentos que contenham adoçantes artificiais (ciclamato, sacarina, aspartame)
  • Bolacha tipo wafer
  • Gelatina
  • Pipocas industrializadas
  • Sucos industrializados
  • Salgados folhados

Lanches proibidos

  • Bala
  • Bolacha recheada
  • Chocolate
  • Doce (bomba, brigadeiro, cajuzinho, doce de leite, doce de amendoim, churros)
  • Goma de mascar (chicletes)
  • Pirulito
  • Preparação frita (cozinha, pastel, risóles, “chiquenitos”, cueca virada)
  • Refrigerante
  • Salgadinho

Dicas especialmente elaboradas pela turma da 4ª série, em 2009

  • Trocar achocolatado por cacau em pó
  • Trocar alimentos industrializados por caseiros (pães, bolos, pipocas etc)
  • Trocar queijo amarelo por branco, ricota, tofu ou pasta de soja
  • Trocar suco industrializado por suco natural, chá, mate, água de coco natural
  • Trocar sucrilhos com açúcar pelo sem açúcar
  • Optar por alimentos integrais (pães, bolachas, salgados assados)
  • Comer mais lanches salgados que doces
  • Comer sempre 1 fruta
  • Alternar opções de lanche para que o cardápio não fique monótono
  • Beber antes e depois das refeições, mas nunca durante
  • Comer devagar, mastigar bem
  • Ler sempre os rótulos dos produtos
  • Ficar de olho nos alimentos que contenham gordura vegetal hidrogenada
  • Aproveitar a pizza para colocar bastante verdura (tomate, brócolis, cenoura ralada)

Documento baseado na lei nº. 14855 que “dispõe sobre padrões técnicos de qualidade nutricional a serem seguidos pelas lanchonetes e similares, instaladas nas escolas de ensino fundamental e médio, particulares e da rede pública”.

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