Não quero usar óculos – CARLA MAIA DE ALMEIDA

nao quero usar oculos

Na visita ao oftalmologista veio a notícia: o menino teria que usar óculos. Um susto. Como serão meus óculos? O que eles vão me fazer enxergar? Que tipo de óculos serão? Ficarei parecendo uma mosca?

Achados e perdidos – OLIVER JEFFERS

achados e perdidos

Era uma vez um menino que um dia encontrou um pinguim na porta de sua casa…

Do outro lado da rua – CRIS EICH

Esta história procura retratar o medo diante do desconhecido por meio das aventuras de um grupo de crianças que sai em busca de diversão. Depois de brincar de bola e de peteca, os amigos procuram outro jogo, e nem imaginavam a surpresa que os aguardava no outro lado da rua.

Pequenas observações sobre a vida em outros planetas – RICARDO SILVESTRIN

Que tipo de paisagem poderia existir em planetas com nomes como Poft, Sujs ou Argh? Como seriam os habitantes de Nasus, Gugus ou Samba? Neste livro, Ricardo Silvestrin soltou a imaginação e criou um poema para cada planeta maluco que inventou. É só abrir o livro, e o leitor embarca em uma deliciosa viagem pelo mundo da poesia.

 

Um pra lá, outro pra cá – ANA MARIA MACHADO

um pra la outro pra ca

Sabe aquele ditado que diz quando um não quer, dois não brigam? Pois então. Lolô, uma elegante locomotiva, e Janjão, um belo vagão, faziam tudo juntos, até o dia em que descobriram que cada um queria fazer as coisas a seu modo. Perceberam que desse jeito, respeitando as vontades de cada um, poderiam ser mais felizes. E assim foram, cada um seguindo seu coração!

O ogro e as galinhas – LÚCIA HIRATSUKA

o ogro e as galinhas

Essa coleção tem a ver com o meu quintal, num sítio, no interior de São Paulo. Ali eu cresci rabiscando sonhos no chão de terra. Vou juntando essas lembranças e criando histórias. Cuidei das galinhas, colhi frutas e verduras, brincadeiras e tarefas se misturavam. E o avô que aparece aqui é inteiramente inspirado em meu avô de verdade, que adorava inventar: Brincar era coisa séria para ele. Também brigávamos de vez em quando. Para ilustrar usei grafite, aquarela e pinceladas de sumiê (técnica japonesa). Fazendo esses livros, descubro que sou essa mistura – uma caipira com um toque oriental.

Obrigado a todos! – ISABEL MINHÓS MARTINS

obrigado a todos

São muitas as pessoas a quem nos apetece dizer obrigado. Mas, por vezes, tudo acontece a uma velocidade tal que até nos esquecemos de lhes agradecer. O rapaz desta história não deixou passar nem mais um dia, e resolveu agradecer a todas as pessoas com quem tinha aprendido algo importante.

Pão, pão, pão – ESTÊVÃO MARQUES, MARINA PITTIER E FÊ SZTOK

pao, pao, pao

O Rei e seu castelo – até aí, nada de novo…Mas o Rei não gostava de ver espaços vazios – e aí começa uma coisa estranha…Mas como será que o pão entra nesta história? Se você quer saber a resposta, experimente ler e ouvir o livro.

O livro das tatianices – TATIANA BELINKY

o livro das tatianices

Neste livro, entre séria e brincando (mais brincando do que séria, para dizer a verdade), Tatiana Belinky revela sua saborosa filosofia, construída em mais de oito décadas de existência. São limeriques e outros poemas, cheios de humor e absurdos, mas que levam o leitor a pensar seriamente sobre coisas muito importantes da vida.

A estrela curiosa – WALCYR CARRASCO

a estrela curiosa

Aqui a criançada fica sabendo do que são feitas e o que devem pensar as estrelas lá no céu, acompanhando as aventuras de uma estrela toda cheia de graça. E quem conta essa história é Walcyr Carrasco, o consagrado escritor, dramaturgo e autor de novelas.

João e Maria em busca de superpoderes – BETO JUNQUEYRA

joao e maria em busca de superpoderes

Edu quer ter um cinema na cabeça; Dora quer ser a boneca Emília por um dia; André quer fundar a Liga pela Libertação dos Filhos de Todos os Pais. Neste livro, meninos e meninas vivem divertidas histórias, mas até uma porção de batatas fritas pode mudar os planos de todos!

Fio de lua & raio de sol – PATRICIA DE ARIAS

fio de lua e raio de sol

Frio de lua & raio de sol revela a beleza inexplicável que podem ter a luz da lua ou um raio de sol nas janelas das casas, no fundo do mar ou mesmo no casco lento de um solitário jabuti. O livro nos embarca num raio de sol e num fio de lua e nos leva delicadamente à poesia.

Hoje eu não posso dormir – MARTA BOUISSOU MORAIS

hoje eu nao posso dormir

Em Hoje eu não posso dormir, um menino tenta resistir ao sono, mas cede ao sonho de conhecer vários ambientes e animais que os habitam. Texto e ilustrações levam delicadamente o personagem e o leitor a valorizar as riquezas naturais do Planeta.

Pru Pimpona – POLLY DUNBAR   

pro pimpona 

Este é um dos livros da coleção mais bonitinha que já se viu. Tilly e seus amigos vivem, em sua casinha amarela, situações muito parecidas com as da vida de qualquer criança pequena: brincam, brigam, choram e ficam de bem. Mas nunca deixam de se divertir. A bolsa de Pru, aquela onde ela guarda toda a maquiagem, sumiu… – Não fui eu! – dizem seus amigos. Mas por que será que estão todos tão… bonitos?

Boladas e amigos – ANA MARIA MACHADO

boladas e amigos

A “Coleção Mico Maneco” oferece uma fascinante aventura: aprender a ler, lendo. São histórias curtas e imaginativas, que apresentam personagens bem brasileiras e trazem a leitura para o cotidiano das crianças.

Três coisas que eu gosto – TONY MONTI

Em Três coisas que eu gosto, ilustrado por Daniel Bueno, Tony Monti associa x-salada, história e abraço. O que é aparentemente inusitado nessa relação logo se torna pertinente ao olhar do autor: o sanduíche pode ser repartido num gesto de amizade, ouvir uma história pode alimentar nossa alma, retribuir um abraço pode ser o começo de uma história.

O monstro que adorava ler – LILI CHARTRAND

o monstro que adorava ler

À beira de uma floresta encantada, um monstro muito malvado encontra certo dia um estranho objeto, que ele cheira e lambe. Depois o joga ao chão, com raiva. Não tem gosto de nada! No entanto, esse objeto surpreendente irá mudar sua vida. Uma história engraçada e tocante sobre a magia dos livros.

Palhaçaria – WAGNER COSTA

palhaçaria

– Aço!Aço!Aço! Cadê você, palhaço?!A turminha na sala de aula está impaciente: nada do palhaço Aleluia chegar. Mas, depois de algumas surpresas de susto, de curiosidade e de encantamento, lá estão Aleluia, as crianças, as mães, os país, as mãedrastas, os paidrastos, avós, tios e a galera brincando de Palhaçaria. Palhaçaria: a arte brincante de vestir e de pintar a alma, o corpo e as coisas com a sábia e saudável alegria inocente e libertadora de um palhaço. Então, atenção, abra o livro e…

O pintinho do vizinho – PEDRO BANDEIRA

o pintinho do vizinho

Desde pequeno a gente sabe que a Galinha do Vizinho bota ovo amarelinho, não sabe? Pois esta é a história do pintinho que nasceu daquele ovo amarelinho. E quem é ele? O Pintinho do Vizinho, é claro! Venha se divertir com esse Pintinho e com a mamãe-galinha, que, como todas as mamães, acha que seus filhos devem continuar pequenininhos para sempre!

Carmela caramelo – CRIS ROGERIO

carmela caramelo

Você conhece “Carmela Caramelo”? Ah, não perca mais nenhum minuto! Ela adora fazer doces e é um tanto atrapalhada, mas nem um pouco mal-humorada! Divirta-se com essa simpática senhora que vive a vida intensamente!

Resenhas mês de fevereiro

 

Heitor descobre suas patas – CATHERINE RAYNER

heitor descobre suas patas

 Heitor era muito pequeno e tinha patas muito grandes. – Por que eu tenho estas patas enormes, vovô? – Heitor lamentava. O vovô mostra a Heitor que ele pode pular o topo das montanhas e correr bem rápido. Heitor não somente aprende sobre o mundo ao seu redor, mas também sobre a importância de descobrir suas próprias patas… Uma bela e inesquecível história sobre a jornada de um pequenino em busca de sua independência.

Lara Lua – ELIZABETH BAGULEY

Lara Lua

Gustavo e Hugo passam o tempo todo no quintal. Ninguém se atreve a entrar lá; aquele é o espaço deles. Até que um dia alguém chega querendo brincar. E, o pior de tudo, é uma garota! Mas quando Lara monta um carro de corrida fantástico e um navio pirata incrível, eles acabam admitindo que ela tem ideias brilhantes.

Longe de casa – ELIZABETH BAGULEY

longe de casa

 Na toca dos coelhos, já era hora de dormir. Mas são tantos coelhinhos, que Tico fica esmagado e apertado entre eles. O pequenino se zanga e pede para ir com o albatroz para as terras geladas da Estrela do Norte. Então, ele voa para lá de carona com o seu amigo, mas acaba se perdendo e sente frio e solidão. E o que é pior, está muito longe de casa…

É minha vez! – DAVID BEDFORD

e minha vez

Oscar e Tina encontraram um parquinho, mas ela não deixa o amigo brincar em lugar algum. Tina sente tonturas no gira-gira. – É minha vez! – grita Oscar. Ele se diverte muito, e agora é ela que precisa esperar sua vez. Até que Oscar resolve brincar na gangorra.

Quem está aí? – ISOBEL GAMBLE

quem esta ai

A cachorrinha Meiga está se sentindo muito cansada. Ela precisa de uma boa noite de sono, então, volta para sua confortável casinha. Mas que surpresa! Ela descobre que alguém chegou lá primeiro! E agora, quem será que está na casinha de Meiga?

É meu! – TRACEY CORDEROY

e meu

Amigos todo o tempo – um, dois, três. Sempre juntos, vamos cantar outra vez! Quando Lulu vem brincar, o pequenino Nino não quer emprestar o seu tigre de pelúcia preferido. Mas a mamãe sabe exatamente o que fazer.

Preparar e… assustar! – ELIZABETH BAGULEY

preparar e assustar

Bart é um fantasminha. Ele quer ser bom em assombrar, mas tem medo de florestas horripilantes e castelos assustadores. Se ele ao menos conseguisse encontrar um lugar aconchegante… assim estaria pronto para sair assombrando todos por aí.

Belo pulinho, pintinho! – JO BROWN

belo pulinho pintinho

O pequeno pintinho pulou da cama em uma manhã alegre e ensolarada. – Vamos brincar, mamãe! – ele disse. Mas a mamãe tem que manter seus ovos seguros e aquecidos, então, o pintinho sai pulando até o quintal para encontrar novos amigos para brincar. Ele aprende a correr, saltar pular e rolar maravilhosamente! E quando volta para casa, tem uma surpresa muito especial.

O gato e o rato que saiu da toca – CHRISTYAN E DIANE FOX

o gato e o rato que saiu da toca

De sua aconchegante toca, o rato está espiando. Lá fora, o gato está descansando. O rato quer o queijo, mas o gato quer pegar o rato. Será que o rato vai conseguir despistar o gato nesta emocionante perseguição?

Onde está Pingo? Col. Zoe e Bilu – CHLOE & MICK INKPEN

onde esta pingo

Será que Zoe e Bilu conseguirão encontrar Pingo? Tomara que sim, pois Mili está ficando bem sujinha.

Pedro campeão – PETER BENTLY

pedro campeao

Parece que todos os peixes do parquet de diversões são especiais…menos Pedro. Mas quando chega um tubarão perigoso, ele revela seus talentos. Ele é Pedro campeão!

O rato, a toupeira e a estrela cadente – A. H. BENJAMIN

o rato, a toupeira e a estrela cadente

O rato e a toupeira são melhores amigos. Eles compartilham tudo, de brinquedos e piqueniques até segredos e sonhos – até o desejo de encontrar uma estrela cadente mágica! Então, quando a estrela cruza o céu, eles ficam determinados a encontrá-la. Mas desejam tanto ficar com a estrela que perdem a confiança que têm um no outro! Será o fim de uma grande amizade? Um conto emocionante sobre grandes amigos.

O sumiço de Deise – STEVE SMALLMAN

o sumiço de deise

Deise sempre faz aquilo que lhe mandam, não importa o que seja. Será que ela vai fazer tudo o que Rex disser? O que acontecerá quando disserem-lhe para que ela suma?

Dois ursos famintos – LINDA CORNWELL

dois ursos famintos

O grande urso-marrom e o pequeno urso moravam em uma confortável caverna. Eles viviam felizes e dividiam a comida. O pequeno urso gostava de comer as beiradas e o grande urso-marrom comia todas as partes do meio. Isso funcionou muito bem até que, em um dia de outono, o pequeno urso acordou com uma fome gigante e o grande urso-marrom acordou monstruosamente faminto…

Aí vem o crocodilo – KATHRYN WHITE

ai vem o crocodilo

Aí vem o crocodilo… Ele está impaciente, ele não está contente. E quando ele aparece todo mundo estremece! E agora, o que faremos quando ele aparecer? Ele está com muita fome! Nós teremos de correr! CORRAM!

Branca de Neve – CIRANDA CULTURAL

branca de neve

Branca de Neve morava com uma bela rainha, mas que também era muito malvada. A rainha não admitia haver outra pessoa mais bonita no reino. Mas, certo dia, ela descobre a beleza de Branca de Neve. Encante-se com essa história neste lindo livro de rimas.

Chapeuzinho Vermelho – CIRANDA CULTURAL

chapeuzinho vermelho

Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho. Certo dia, sua vovó lhe pediu para trazer alguns doces. Adivinhe que ela encontrou pelo caminho? Descubra o que acontece nessa surpreendente história neste lindo livro de rimas.

A pequena sereia – CIRANDA CULTURAL

a pequena sereia

A Pequena Sereia adorava ir até a superfície do mar, até que um dia se apaixonou por um príncipe. Então, ela pediu à Bruxa do mar para transformá-la em humana. Quando a sereia conseguiu ficar com o príncipe, a bruxa não gostou nem um pouco. Acompanhe o que aconteceu à Pequena Sereia neste lindo livro de rimas.

A bela adormecida – CIRANDA CULTURAL

a bela adormecida

A Pequena Sereia adorava ir até a superfície do mar, até que um dia se apaixonou por um príncipe. Então, ela pediu à Bruxa do mar para transformá-la em humana. Quando a sereia conseguiu ficar com o príncipe, a bruxa não gostou nem um pouco. Acompanhe o que aconteceu à Pequena Sereia neste lindo livro de rimas.

Cinderela – CIRANDA CULTURAL

cinderela

A Pequena Sereia adorava ir até a superfície do mar, até que um dia se apaixonou por um príncipe. Então, ela pediu à Bruxa do mar para transformá-la em humana. Quando a sereia conseguiu ficar com o príncipe, a bruxa não gostou nem um pouco. Acompanhe o que aconteceu à Pequena Sereia neste lindo livro de rimas.

João e Maria – CIRANDA CULTURAL

joao e maria

João e Maria eram irmãos, e sua madrasta os mandou até a floresta. Eles acabaram encontrando uma cabana feita de doces! Mas eles mal sabiam o que estava prestes a acontecer. Surpreenda-se neste lindo livro de rimas.

Cachinhos dourados e os três ursos – CIRANDA CULTURAL

cachichos dourados e os tres ursos

Era uma vez três ursos que resolveram dar um passeio enquanto o seu mingau esfriava. Foi aí que algo inesperado aconteceu. Uma menina chamada Cachinhos Dourados entrou na casa deles! Acompanhe essa história neste lindo livro de rimas.

Os três porquinhos – CIRANDA CULTURAL

os tres porquinhos

Era uma vez três porquinhos que queriam construir suas próprias casas. Um deles construiu sua casa com palha, o outro, com madeira, e o último, com tijolos. Mas eis que um lobo faminto apareceu. Acompanhe essa história surpreendente neste lindo livro de rimas.

Related posts

Trilha Solidária

Há quase 20 anos, a Trilhas recebeu um pedido para ajudar a arrecadar alimentos para uma instituição de caridade. A vontade de ajudar e de ser solidário contagiou a escola e assim começou o projeto Trilha Solidária. A contribuição é voluntária e a arrecadação é feita da seguinte maneira: no começo de cada mês, a

Leia Mais

11 DE JUNHO TEM FESTA JUNINA NA TRILHAS

PROGRAMAÇÃO 9h às 12h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) do Ensino Fundamental I e II 14h às 17h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) da Educação Infantil Nosso arraiá está chegando! Para quem já participou noutros anos, é hora de recordar o quão especial este evento é para a comunidade

Leia Mais