Resenhas de Abril, 2011

Resenhas de Abril, 2011

ROCHA, Ruth. Alvinho e os presentes de Natal

Alvinho é um menino parecido com muitos que você conhece: é curioso, adora bichos e gosta de colecionar coisas. Até aí tudo normal. Mas você não conhece o Alvinho, então não imagina o que ele é capaz de fazer para conseguir o que quer! Alvinho agora anda com mania de comprar. E, quando chega o Natal, tem uma lista de presentes que não acaba nunca. Mas um pesadelo daqueles faz Alvinho mudar de idéia… Será?

.

ROCHA, Ruth. Armandinho, o juiz

Catapimba é um garoto legal. Amigo da turma toda, centroavante e secretário do Estrela- D Alva Futebol Clube, com ele o tempo só esquenta quando o Armandinho não apita o jogo direito. Nos livros desta série, cada história é uma aventura, sempre contada daquele jeito gostoso, característico de Ruth Rocha! Em Armandinho, o juiz você vai entender como dói ser chamado de “ladrão”… E vai entender a falta que um juiz faz…

.

ROCHA, Ruth. Como se fosse dinheiro

Catapimba é um garoto legal. Amigo da turma toda, centroavante e secretário do Estrela-D’Alva Futebol Clube, com ele o tempo só esquenta quando o Armandinho não apita o jogo direito. Nos livros desta série, cada história é uma aventura, sempre contada daquele jeito gostoso, característico de Ruth Rocha! Em Como se fosse dinheiro você vai descobrir a diferença entre uma bala e uma moeda… E quando alguém não quiser dar seu troco… Vai saber que a coisa pode “dar bode”!

.

ROCHA, Ruth. No caminho de Alvinho tinha uma pedra

Alvinho é um menino parecido com muitos que você conhece: é curioso, adora bichos e gosta de colecionar coisas. Até aí tudo normal. Mas você não conhece o Alvinho, então não imagina o que ele é capaz de fazer para conseguir o que quer! Crianças gostam de levar coisas para casa, e o Alvinho também. Mas aquela pedra que ele encontrou no meio do caminho estava mesmo pra lá de esquisita…

.


ROCHA, Ruth. O piquenique do Catapimba

Catapimba é um garoto legal. Amigo da turma toda, centroavante e secretário do Estrela-D’Alva Futebol Clube, com ele o tempo só esquenta quando o Armandinho não apita o jogo direito. Nos livros desta série, cada história é uma aventura, sempre contada daquele jeito gostoso, característico de Ruth Rocha! Em O piquenique do Catapimba a Turma da Nossa Rua vai se divertir bastante. E vai descobrir uma nova maneira de ver a turma do Sai-da-frente, moradores da rua de baixo.

.


ROCHA, Ruth. O último golpe de Alvinho

Alvinho é um menino parecido com muitos que você conhece: é curioso, adora bichos e gosta de colecionar coisas. Até aí tudo normal. Mas você não conhece o Alvinho, então não imagina o que ele é capaz de fazer para conseguir o que quer! Se jogar no chão, espernear, fazer escândalo quando quer alguma coisa… Hum…. esse golpe é muito conhecido! Mas ele só dá certo quando a outra pessoa leva o chilique a sério, e Alvinho precisa saber disso!

.

ROCHA, Ruth. Você é capaz de fazer isso?

Alvinho é um menino parecido com muitos que você conhece: é curioso, adora bichos e gosta de colecionar coisas. Até aí tudo normal. Mas você não conhece o Alvinho, então não imagina o que ele é capaz de fazer para conseguir o que quer! Quem conta esta história é o irmão mais velho do Alvinho. Como é difícil aguentar irmão pequeno! Mas quando se tem um irmão esperto como o Alvinho a coisa muda de figura.

.

ROCHA, Ruth. O macaco bombeiro

Janjão é um macaquinho que sonhava em ser bombeiro. Ao menor sinal de fogo na floresta, lá ia ele na tentativa de apagar. Mas não tinha tromba para atirar água, como elefantes. Mesmo assim, Janjão não desistiu da idéia…

.

ROCHA, Ruth. O jacaré preguiçoso

.Jácomo era um jacaré diferente dos outros. Em vez de fazer exercícios e brincar, preferia passar o tempo a comer e a dormir! Até que um dia, apareceram os caçadores e… Será que Jácomo conseguiu escapar?

.

FLORA, Anna. O gato da xícara de chá

Uma garota sonha com o gato pintado no fundo de uma xícara de chá chinesa, que é a coisa de que mais gosta na casa da avó. Juntos, vão à China, e conhecem uma fábrica onde os gatos treinam para entrar em suas xícaras!

.

AZEVEDO, Ricardo. Aula de carnaval e outros poemas

Nos poemas e ilustrações deste livro, a alegria do carnaval deixa de ser coisa de feriado: contagia o dia-a-dia, inspira sonhos batuqueiros, vira matéria na escola – com aula de viola, cavaquinho e pandeiro. Até o insistente barulho do despertador transforma-se em uma animada marchinha.
Aula de carnaval está aí para convidar o leitor a entrar num cordão que festeja a vida, a cada dia.

.

RIBEIRO, Jonas. Palavra de filho

Nesta emocionante história, pai e filho têm grande dificuldade em se comunicar, em falar de sentimentos e emoções. O filho passa, então, a escrever cartas ao pai, que chegam magicamente sopradas, transformando a relação dos dois, aproximando-os cada vez mais através da palavra, modificando e intensificando as relações familiares.

.

RIBEIRO, Jonas. Os bolos gigantes

Era uma vez uma família que ajudava as pessoas fazendo bolos gigantes. Todos participavam. Crianças e adultos contribuíam para aquele gesto bonito, que, mais do que alimentar, proporcionava alegria, para muitas pessoas. A família boleira ia, assim através das gerações, praticando o bem, mas guardando para si esse doce e mágico segredo.

.

BERNARDIN, Jacques. As crianças e a cultura escrita

Entrar na cultura escrita não é somente aprender a ler e a escrever, é também modificar sua relação com a linguagem e com o mundo. O autor observa e analisa todas as progressões, dificuldades, percursos individuais, baseando-se principalmente nas idéias de Vygotsky, Bruner, Piaget, Leontiev e Wallon.

.

ZASLAVSKY, Claudia. Criatividade e confiança na matemática: desenvolvendo o senso numérico

É um recurso ideal para pais e professores que procuram ajudar as crianças a obter autonomia para se arriscarem no mundo da matemática, reconhecendo seus próprios erros e ganhando mais confiança para superá-los.

.

BELINKY, Tatiana. A alegre vovó Guida

Vovó Guida é uma avó distraída e bem-humorada que vive trocando a função das coisas. O texto é engraçado, em versos curtos.

.

LEITÃO, Mércia M. Van Gogh e o passarinho Téo

A obra do pintor holandês Van Gogh, especialmente o quadro O quarto de Van Gogh em Arles (1889), é o ponto de partida deste belo e divertido livro. Criando uma nova história a partir do momento em que o quadro foi pintado, as autoras brincam com inúmeras possibilidades, a fim de tornar o trabalho com a arte ainda mais prazeroso junto dos pequenos leitores. O livro também apresenta atividades, curiosidades e outras obras do artista.

.

ALMEIDA, Fernando de. Aeio…uau!

Dá para formar palavras só com vogais? Parece que não, mas essas letrinhas básicas fazem parte do nosso dia a dia. Sozinhas, resolvendo-se entre si, ou acompanhadas, graças às suas amigas consoantes, elas povoam o alfabeto e tornam ainda mais sonora nossa língua, tão boa de escrever e de falar. Com exemplos divertidos, combinações engraçadas e uso de recorte e colagem, os autores brincam com o fascinante mundo das vogais e do alfabeto.


.RIBEIRO, Nye. No tempo de meus bisavós

É uma história muito divertida, que desenvolve o conceito de família, traçando um paralelo entre passado, presente e futuro. É um retorno às raízes na busca pela identidade. Os personagens não têm nome, eles são lembranças de um passado feliz. Os objetos evoluíram, mas deixaram saudades.

Sexta verde na Trilhas

🍃 Vamos de receitinha vegana para nossa sexta verde? Empadão de palmito, feito aqui na

plugins premium WordPress