Resenhas de Setembro, 2015

Nesse mês disponibilizamos 10 novas resenhas literárias.

O ROUBA LIVROS – Helen Docherty

oroubalivros

Em suas camas, em todas as tocas, filhotinhos estão lendo livros de histórias: de dragões que cospem fogo, de bruxas fazendo malvadezas, de piratas cruzando os sete mares, de princesas delicadas… Então, de repente, todos os livros de histórias começam a desaparecer das estantes. Será que existe um rouba-livros? E quem poderia ser? Uma pequena coelha, muito corajosa, se dispõe a resolver o mistério.

EU – Paulo Tatit

eu

Uma criança curiosa decide perguntar a seus pais onde eles nasceram. Além de responder à pergunta, os pais também contam como os bisavós dela se conheceram. De um lado, bisavós dos pampas gaúchos; de outro, bisavós do sertão da Bahia. A criança só não esperava que o amor entre seus antepassados pudesse nascer por causa de dois gritos por socorro: um por causa de uma barata e o outro por uma ameaça de morte.Com muita rima, poesia e surpreendentes ilustrações de Walther Moreira Santos feitas com areia colorida, Eu conta de maneira divertida a geração de uma família.

GATO PRA CÁ, RATO PRA LÁ – Sylvia Orthof

gatopraca

“Se alguém for procurar uma grande história neste livro, não vai encontrar. Ele resolveu escolher o caminho do singelo, e livro, se a gente não deixar ele ser como ele cisma, fica amarrado. Acho que esta história é pra ler pouco e imaginar muito.” Assim disse a autora sobre esta fábula poética encantadora. Ao narrar o encontro inusitado de um gato e um rato, o texto exala afetividade, graça e compreensão ideal de vida.

O OVO OU A GALINHA? – Gustavo Rosa

ovoouagalinha

Textos lúdicos, enxutos, criativos e rimados, somados às deslumbrantes ilustrações do renomado artista plástico Gustavo Rosa, resultam em um efeito mágico que encanta e diverte os pequenos leitores desta obra.

CANHOTOS – Tatiana Belinky

canhotos

Os canhotos são minoria, mas de seu talento quem duvidaria?

Quem se atreve a defender a bola de um craque de futebol canhoto? E quem não se emociona com os acordes de um violão tocados com a mão esquerda? Seja no esporte, na música ou em qualquer outro tipo de arte, alguns canhotos se sobressaem e entram para a história.

Esse é o mundo apresentado por Tatiana Belinky neste livro, que mostra por meio de uma linguagem poética e divertida as habilidades e os talentos dos canhotos. Livre de preconceitos, esta obra mostrará as crianças que nas diferenças sempre há valor e beleza!

LOBO DE ESTIMAÇÃO – Heloisa Prieto

lobodeestimação

Todo mundo tem algum medo sem pé nem cabeça. Você tem medo de quê?

A história narra a amizade de dois meninos que estudam na mesma escola. Os dois conversam sobre os seus medos e vivenciam situações cotidianas no enfrentamento deles. O texto nos faz pensar sobre a importância da função do adulto ao lidar com essas questões, seja no âmbito escolar ou familiar.

O PEIXE AZUL – Gabriel Chalita

OPEIXEAZUL

O peixinho escuta atentamente os conselhos sobre o perigo das águas, mesmo em um ribeirão pequeno, ainda na nascente, mas que pode repentinamente se tornar violento. Apesar de sua condição – e para divertimento dos outros peixes – passa a ficar com medo das enxurradas. Com o tempo, o peixe, que tem o nome de Azul, conhece um companheiro, o Amarelo, mais experiente. Eles vão desenvolver uma grande amizade e falar sobre as coisas que sabem e escutam. Chico Bento, é claro, vai participar mais ativamente da historinha, mas de uma maneira um pouco diferente do que estão acostumados os seus tradicionais leitores. Conversando com os peixes em um momento muito difícil, o personagem mostra uma outra face, mais reflexiva, como é característica dos textos de Gabriel Chalita. Sem, é claro, perder a graça e a leveza do traço de Maurício de Souza.

O MENINO AZUL – Cecilia Meireles

O MENINO AZUL

O menino quer um burrinho

que saiba dizer

o nome dos rios,

das montanhas, das flores,

– de tudo que aparecer.

Um burrinho que alegre sua vida, deixando tudo azul da cor do céu e do mar

A suavidade de sua poesia encanta tanto criança como jovens e adultos. Em O menino azul, o imaginário infantil, tratado com leveza, é a tônica dos versos e as ilustrações de Elma casam perfeitamente com este singelo poema de Cecília Meireles.

A FLAUTA, O MENINO E O GIGANTE – Alison Sage

A FLAUTA

Em uma vila, havia um gigante assustador que de três em três anos escolhia um garoto para ser seu empregado. Chegou a vez de Rodrigo. No fundo da sala do trono estava sentado o gigante, que disse furioso: “Menino, tome conta do meu grifo. Daqui a três semanas vou organizar um banquete.

A plumagem do grifo deverá estar bem macia, sua voz doce como mel e suave como veludo.

Se não estiver assim, você vai se arrepender!”

Impossível dar brilho às plumas do animal e transformar sua voz esganiçada em uma doce melodia. Porém, Rodrigo consegue não só vencer o desafio como também cria uma relação harmoniosa entre ele, o gigante e os habitantes do vilarejo.

BENGALIQUES – Tatiana Belinky

BENGALIQUES

Com belas e coloridas ilustrações, nesta obra Tatiana Belinky brinca com os diversos sentidos da palavra “bengala”, por meio de versos que vão encantar a garotada. A bengala, personagem prinicipal do livro, não é tratada aqui apenas como um acessório utilizado pelo vovô. Ela pode dar mais elegância a um homem grã-fino; pode dar nome também a um saboroso pão ou até mesmo a uma região do mundo. Um livro encantador, que irá estimular a criatividade dos pequenos, levando a uma deliciosa viagem pelo mundo da imaginação.