Resenhas de Agosto, 2015

Nesse mês disponibilizamos 10 novas resenhas literárias.

TROCA DE SEGREDOS – Ronaldo Simões Coelho

TROCA DE SEGREDOS

Certo dia, um avô visita o neto com um grande pacote no qual diz guardar os seus segredos. A declaração deixa o menino curioso por saber o que há ali dentro. Ao abrir o pacote, o garoto tem uma série de surpresas. Então, é a vez de o neto revelar os seus segredos para o avô. Na troca de experiências, a descoberta de que o vínculo entre os dois pode ficar ainda mais forte. Com as delicadas ilustrações de Lúcia Brandão, este livro de Ronaldo Simões Coelho mostra, com sensibilidade, o valor da amizade que une gerações.

COLEÇÃO DE BICHOS – Rosana Rios

coleção de bichos

Um menino sonha em ter um animal de estimação, mas seus pais não deixam. Como criar um bicho no pequeno apartamento em que vivem? Porém o menino encontra uma solução criativa para seu problema: já que não pode ter seu próprio animalzinho, o jeito é brincar com os bichos de seus amigos. Nesta divertida história de Rosana Rios, o leitor é convidado a refletir sobre a importância do afeto e da amizade nas relações entre pessoas e animais.

PROBLEMAS COM O CACHORRO? – Elvira Vigna

problemas com cachorro

O menino desta história tem um cachorro que sabia falar e que inventava um monte de mentiras. É verdade que o menino até se divertia com as histórias contadas por seu amigo, mas muitas vezes não sabia o que fazer quando o cãozinho se atrapalhava e acabava se perdendo no meio de tanta imaginação. Neste livro bem-humorado de Elvira Vigna, os personagens convidam o leitor a ver o mundo com olhos curiosos e criativos.

QUEM QUER LAMBER PANELA? – Gláucia de Souza

quem quer lamber panela

As crianças adoram brincar perto da casa de Antônia, porque da cozinha dela vêm os cheiros mais deliciosos e porque sempre podem lamber a sobra das panelas e provar os seus variados quitutes. A turma, entretanto, fica intrigada e quer saber como Antônia consegue preparar receitas tão saborosas. Será que ela tem um livro de poções mágicas?

Divertido e gracioso, este livro resgata muitas cantigas de roda, despertando o interesse dos pequenos pela leitura e propiciando um prazeroso contato com a tradição popular.

HISTÓRIAS DO DIA A DIA: UM TOQUE DE FILOSOFIA – Samir Thomaz

historiasdodia

A criança e o adolescente são como os primeiros filósofos da História: ávidos por conhecer. Não é exagero dizer que todo adolescente age no mundo como um pequeno filósofo. O que é isto? De onde veio? De que é feito? Por que é assim? Por que muda? Por que permanece? Atualmente, a Filosofia, que tem 2.500 anos de existência, virou disciplina escolar. Talvez isso assuste e tolha a realização do potencial da Filosofia de estimular a criatividade, a experimentação e a liberdade do pensamento. Eis aí o desafio: levar o jovem a descobrir o filósofo que existe dentro de si, para que adquira desde cedo o hábito de perguntar, indagar, questionar. Fazê-lo perceber seus primeiros espantos e suas próprias descobertas, com liberdade para o questionamento constante, para que exerça a vocação de todo ser humano na direção do conhecimento.

AMOR QUE VAI, AMOR QUE VEM – Regina Rennó

amor que vai

Amamos nossos pais, nossos amigos, nossos animais de estimação, alguns objetos e diversas outras coisas que, na maioria das vezes, estão ao nosso redor. No entanto, algumas delas podem desaparecer quando menos esperamos. É apenas por meio de ilustrações que a história de uma garotinha que perde o seu grande amigo salta aos olhos do leitor. Assim, Regina Rennó constrói uma narrativa visual delicada que ensina aos leitores como podemos lidar com a perda daquilo que nos é importante.

TÁ PRONTO, SEU LOBO? E OUTROS POEMAS – Eloi Bocheco

ta pronto, seu lobo

Tá pronto, seu lobo? e outros poemas é um conjunto de poemas que têm em comum a linguagem imagética e onírica. Aborda as sensações e evoca o cancioneiro popular e as brincadeiras infantis com delicadeza e lirismo.

ZERO ZERO ALPISTE – Mirna Pinsky

zero

Daniel recebeu o apelido de Zero Zero Alpiste porque tem as bochechas rosadas e cobertas de sardas. Ele não gosta que o vejam chorando, pois um dia o pai lhe disse que “homem não chora”. Mas ele vive uma aventura com uma flor que lhe mostra não só que “homem chora” como também “homem deve e precisa chorar” de vez em quando.

A VIZINHA ANTIPÁTICA QUE SABIA MATEMÁTICA – Eliana Martins

A VIZINHA ANTIPATICA

Theo não gostava nem um pouco de matemática. Das outras matérias que estudava na escola até gostava, mas de matemática não tinha jeito… ele sentia calafrios só de ouvir falar. Dona Malu Quete, a nova vizinha de Theo, descobriu esse pavor que ele tinha da matéria e, como boa professora de matemática que era, contou-lhe sobre o Manual do Sábio Matemático. A única maneira de Theo ter acesso ao manual, porém, seria passar pelos Testes Rachacucalógicos. Intrigado, Theo acaba aceitando o desafio e resolve encarar a matemática.

A PRINCESA DA TORRE LONGA – Tiago de Melo Andrade

aprincesadatorrelonga

História da tímida e reclusa Catarina de Anis, uma princesa de Badaloques, um reino livre de lobos, dragões, bruxas e outros seres maléficos desde que se fez publicar um decreto mágico pelo Grande Conselho das Fadas. Um dia, Catarina recebe o convite para ser madrinha de casamento de uma amiga de infância. Avisando que viajaria para comprar um vestido de gala, Catarina foge para a Floresta da Alegria a fim de obter ajuda da Fada Linda, sua fada madrinha, já que não quer aceitar o convite, mas não sabe como recusar. Ao descobrir que a fada está muito longe dali, numa convenção internacional, Catarina começa a vasculhar a casa dela em busca de uma solução. É quando encontra uma varinha mágica e decide usá-la para resolver o problema, sem saber que aquilo poderia causar muita confusão.