Projetos de Trabalho no Ensino Fundamental da Trilhas

Projetos de Trabalho no Ensino Fundamental da Trilhas

Na Trilhas, acreditamos em uma educação que parte das experiências e inquietações dos estudantes, incentivando-os(as) a agir no mundo com protagonismo. Por isso, trabalhamos com projetos de trabalho. No Ensino Fundamental 2, esses projetos são chamados de Trilhas de Aprendizagem.
As Trilhas de Aprendizagem são uma forma instigante de envolver os estudantes em práticas investigativas, permitindo que escolham os caminhos que desejam seguir ao longo do trimestre. Cada trilha tem início com um desafio e uma pergunta disparadora, que orientam o ponto de partida da pesquisa.
No primeiro trimestre de 2025, os temas e desafios das trilhas foram definidos de acordo com cada ano do ciclo.


No 6º e 7º anos, o tema comum foi “Origem e Inovação”.

A trilha do 6º ano, intitulada “No princípio era…”, propôs o desafio de explorar os caminhos e transformações que possibilitaram a vida como a conhecemos hoje. Já no 7º ano, a trilha “Evolução x Criação” aprofundou a reflexão sobre as origens do planeta e da humanidade. A pergunta norteadora — “Existem fronteiras para a evolução no planeta Terra?” — levou os(as) estudantes a refletirem sobre os limites do desenvolvimento, as possibilidades de inovação e os desafios enfrentados nesse processo. A proposta buscou promover uma compreensão mais ampla sobre o equilíbrio entre evolução e criação, estimulando o pensamento crítico e a análise de temas ligados ao progresso e à sustentabilidade.
No 8º ano, o tema central foi “Relação indivíduo e sociedade”, com a trilha “Δημοκρατία: da Ágora ao agora”, que convidou os(as) estudantes a investigarem os princípios e a evolução da democracia, desde suas origens na Grécia antiga até os dias atuais. A trilha propôs o desafio: “Como é viver em um mundo dividido em classes sociais?” A partir dessa provocação, os(as) estudantes analisaram desigualdades, condições de vida e as implicações sociais da estratificação. Além disso, foram convidados(as) a imaginar um cenário alternativo: “Como seria viver em um mundo sem classes sociais?” A proposta incentivou reflexões sobre justiça, equidade e formas de convivência mais inclusivas.
No 9º ano, também com o tema “Relação indivíduo e sociedade”, a trilha abordou a influência da arte brasileira e o processo de modernização do país, por meio da questão: “Como o Brasil se relacionou com as influências de vanguarda, rupturas e conflitos no século XX? O Brasil se tornou moderno?” A partir dessa investigação, os(as) estudantes desenvolveram uma compreensão crítica sobre os movimentos artísticos e sociais que moldaram o país no último século.
Ao final de cada trilha, os(as) estudantes são convidados(as) a produzir algo concreto — como campanhas, intervenções artísticas ou ações voltadas à comunidade — para expressar o que aprenderam e refletiram ao longo do percurso.
Nas últimas semanas, aconteceram as apresentações das primeiras Trilhas de Aprendizagem de 2025. Foi extremamente inspirador acompanhar as produções dos(as) estudantes, que revelaram olhares sensíveis, críticos e engajados com os temas explorados.

Feira da Troca 2025

A Feira da Troca vem aí! Sábado, dia 22 de março, das 10h às 13h

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