Os desafios na formação de professores

Estudo mostra os gargalos na formação dos educadores brasileiros

54fc100e-807e-4b80-bf34-505382e1a686

Foi recentemente publicado pelo Instituto Ayrton Senna (em parceria com o BCG – Boston Consulting Group) um estudo que revelou o estado atual das iniciativas voltadas à formação e capacitação dos docentes em nosso país.
Ainda que muito se diga sobre o estado atual da educação no Brasil, é inegável que grandes avanços foram alcançados nos últimos anos em termos de acesso. Em ritmo mais lento, a qualidade do ensino também tem avançado, ainda que estejamos ainda muito longe dos padrões internacionais.
Como se sabe, ter um professor capacitado dentro de sala de aula é um dos fatores que mais contribui para o aprendizado pleno. Além disso, promover a capacitação exige menos recursos que outros tipos de investimento e seus efeitos sobre os alunos são mais imediatos.

E quais são os principais obstáculos existentes na formação docente? O estudo lista os seguintes:

1) Carência de incentivos formais.
2) Escassez de tempo por parte dos professores.
3) Lacunas e baixa aplicabilidade do conteúdo das ações oferecidas.
4) Preferência por ações de curto prazo e de alta visibilidade.
5) Falta de alinhamento das ações de formação continuada com os
planos de carreira e desenvolvimento profissional dos professores.
6) Alta rotatividade do corpo docente.
A superação dos desafios corresponde à concepção e execução de um ciclo de formação que ataque, com os instrumentos e no momento adequados, cada uma das fragilidades detectadas, conforme imagem abaixo:

b0874022-0a05-460e-88e5-89ae1506f43d

A Parabolé desenvolve atividades de formação de educadores que levam em consideração todo o complexo cenário que envolve a oferta de ensino em seus diferentes contextos. A necessidade cada vez maior que a escola tem em se abrir a novos temas e abordagens faz com que o estabelecimento de parcerias, tais como as realizadas pela Parabolé com escolas e secretarias de educação, indicam um caminho na superação das dificuldades hoje existentes.

Fonte: Parabolé Educação e Cultura.