O que sua TV lhe diz?

Confiram o texto coletivo desenvolvido pela Turma do Microcosmos utilizado no Simpósio para uma reflexão acerca do uso da TV pelas crianças.

 

 

O que sua TV lhe diz?

Quando as pessoas assistem TV elas podem achar que estão assistindo seu programa de entretenimento favorito, mas na realidade estão sempre assistindo propagandas. Você pode acreditar que no meio do seu programa favorito existem propagandas, mas na verdade é dentro das propagandas é que existem os programas.

Entrevistamos 117 pais da Escola Trilhas e 48 deles disseram que seus filhos passam, em média, 2 horas por dia em frente da TV. Isso significa que essas crianças passam 2 horas por dia sendo seduzidas pelos produtos que vendem ilusões.

Realizamos um estudo de algumas propagandas e percebemos que o que elas querem nos vender são sensações. Que nos trazem felicidade, conforto, diversão, poder, aventura, beleza, amor, liberdade, facilidade. Não é mesmo? E quem não quer viver com essas ilusões?

Por isso ficamos hipnotizados que até parece que nossa alma é sugada pelo poder da TV!

Os publicitários, pessoas que criam as propagandas, sempre estão comunicando-se visualmente com as crianças. As crianças são o seu público-alvo. A criança é a alma do negócio, é ela que pede o produto da propaganda aos pais, e são eles que tem o poder de comprá-lo ou não. Na maioria das vezes, eles compram os desejos das crianças. Portanto, a culpa do consumismo é dos adultos. Eles deixam que os pequenos tenham o poder de decidir se compram ou não.

Você pode achar que as propagandas são para os adultos, mas está enganado. Os comerciais contem coisas engraçadas, com musiquinhas que ficam no subconsciente da criança. Isso faz com que contem para os pais sobre o produto, e como os filhos têm poder de decisão de compra, os pais acabam comprando.

Parece que os filhos são os pais dos adultos, e que eles só ficarão felizes se ganharem o que desejam!

A TV está todo dia nos vendendo ilusões, e nós estamos o tempo todo comprando.

Então, senhores adultos, se para vivermos felizes precisamos comprar todas essas ilusões, queremos saber como é que ficam as pessoas que não podem pagar?

Texto Coletivo da Turma de Microcosmos

Professora Thaís

Related posts

Matrículas para 2022

DATA DE ABERTURA DO PROCESSO DE REMATRÍCULA PARA 2022 No dia 16 de agosto abrimos o processo de rematrícula de 2022 para a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II. DATA DE ABERTURA DO PROCESSO DE MATRÍCULA PARA ALUNOS NOVOS PARA 2022 A partir do dia 30/8 abriremos o processo de matrícula para novos alunos

Leia Mais

22 de agosto é Dia do Folclore!

O Dia do Folclore é uma data importante do nosso calendário escolar. É quando reforçamos ainda mais as histórias das principais personagens das lendas brasileiras, e investimos em invenções, adaptações e dramatizações. “É algo absolutamente deslumbrante para as crianças”, afirma Cintia Katzwinkel, Diretora Pedagógica. * Ouça um papo sobre folclore com Guilherme Romanelli. Especialista em

Leia Mais

Dia dos Pais

Tributo a um pai gigante Como se mede a estatura de um pai? Com uma régua de dois metros? Meu pai media alguns centímetros, talvez quatro ou cinco, além de um metro e meio, mas tenho certeza de que era um gigante que se debruçava à noite, em minha cama, para ajeitar o cobertor e

Leia Mais