O impacto do Plano Nacional de Educação nas escolas

Aprovação do PNE coloca novos desafios para educadores e gestores educacionais

Após a aprovação pelo Congresso Nacional do Plano Nacional de Educação para o período 2014-2014, coloca-se como desafio para todos que trabalham com educação de que forma as metas lá colocadas serão alcançadas. Mais do que obrigações para os governantes, o Plano terá impacto no dia a dia de todos os níveis de ensino e de todos os estabelecimentos educacionais, sejam públicos, sejam privados. Ou seja, não será possível esperar que o Brasil alcance os avanços necessários para a melhoria da educação no Brasil sem que todos os segmentos da sociedade chamem para si as obrigações, metas e estratégias previstas.

A Parabolé, atenta a tal cenário, espera contribuir com os avanços desejados agindo na articulação entre Cultura, Arte e Educação. Ao consultar o PNE, constata-se que lá não se pensa a escola como um ente isolado das linguagens, movimentos e espaços culturais existentes. Quando a legislação indica que os estudantes precisam passar mais tempo na escola, que a cobertura da rede educacional deve ser ampliada e que a escola deve ser um ponto de intersecção entre a arte, a cultura e o esporte, não podemos resumir como obrigações de professores e gestores aquelas tarefas vinculadas ao currículo formal ou às formas de ensino ditas tradicionais.
A importância da criatividade e da fruição artística sempre foi um princípio basilar das ações da Parabolé. Acreditamos que, a partir da aprovação do PNE, mais escolas, secretarias de educação e gestores escolares dediquem atenção à importância que atividades tais como espetáculos teatrais, shows musicais e oficinas de criatividade têm na formação dos estudantes e na melhoria da educação no Brasil.

Fonte: Parabolé Educação e Cultura.