1

Muitas pessoas acreditam que o mau hálito é um problema apenas de adultos, mas acomete grande parte das crianças. É muito importante uma avaliação criteriosa para descobrir a causa, pois a halitose pode ser sinal de algum problema bucal ou sistêmico.

Além dos problemas de ordem fisiológica o cheirinho ruim na boca pode também afastar os amigos e desencadear fatores emocionais, principalmente em crianças em idade escolar.

São vários os fatores que podem levar a esse problema. Primeiro investigamos fatores dentários, principalmente a má higiene, retenção de placa, gengivite, cáries e até mesmo abcessos dentários. O uso de aparelhos ortodônticos é um fator importantíssimo pois, o mesmo acaba retendo placa e dificultando a escovação.

Problemas como rinites, sinusites e amigdalites são frequentemente encontrados em pacientes com halitose. Crianças que respiram pela boca, acabam tendo uma salivação diminuída e consequentemente o mau cheiro.

Para que este problema seja resolvido deve-se procurar um odontopediatra, para que seja avaliada a presença ou não de problemas bucais ou dentários. Se nenhum problema for detectado pelo dentista, o encaminhamento ao médico se faz necessários, pois podemos associar a halitose a problemas sistêmicos como, diabetes, infecções secundárias e problemas nutricionais.

 

Dra Adenise Bulgarelli de Castro

Odontopediatra

www.odontopediatracuritiba.com.br

 

Related posts

Confiram como foi o Encontro com os Avôs e Avós na Trilhas

Encontro com avôs e avós na Escola Trilhas A Trilhas promove este encontro entre diferentes gerações, ciente da importância da transmissão e da construção de valores e da cultura através das memórias, experiências e ações dos avôs e avós. Agradecemos a todos os avôs e avós que compareceram e tornaram esta semana incrivelmente especial, até

Leia Mais

Confira como foi a Colônia de Férias da Escola Trilhas!

Neste mês de julho, foram muitos momentos de diversão e alegria nas duas semanas da colônia de férias! Ateliês de artes plásticas, teatro de fantoches, contação de histórias, culinária, atividades de movimento, brincadeiras coletivas, jogos dramáticos, brincadeiras cantadas e gincanas. Em alguns dias, o sol resolveu aparecer e iluminar ainda mais nossos dias aqui na

Leia Mais

Sexta Verde

Desde 2018, a Trilhas adotou a campanha mundial que estimula a redução do consumo de carnes e outros alimentos de origem animal como estratégia essencial para a sustentabilidade do planeta A campanha Segunda sem Carne é um movimento mundial que se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o consumo de produtos de

Leia Mais