Jovem liderança questiona sistema atual de produção e consumo de alimentos e busca incentivar modelos mais sustentáveis
Palestrante, autor, futuro fazendeiro e defensor jovem da produção orgânica e local. É assim que o americano Birke Baehr, de 14 anos, define sua atuação. Interessado no tema da alimentação desde os 8 anos, o menino teve destaque ao ser o palestrante mais jovem do TEDxNextGeneration (com 11 anos), no qual falou sobre os problemas relacionados ao modelo contemporâneo de alimentação. Desde então Baehr tem dado palestras, feito visitas e trabalhado voluntariamente em fazendas de produção orgânica pelos Estados Unidos. Mantém inclusive um site próprio e escreveu um livro “Birke na Fazenda – A História da Busca de um Garoto por Comida de Verdade” (Birke on The Farm – The Story of a Boy’s Search for Real Food), lançado em 2012. Em suas falas, Birke aponta questões como a exposição excessiva de crianças ao marketing de alimentos pouco saudáveis e como ele também foi influenciado por esse fenômeno na infância. O garoto conta que, ao pesquisar sobre a procedência e origem da comida, se deparou com alimentos excessivamente industrializados e produzidos com uso intensivo de agrotóxicos, aditivos artificiais, hormônios e similares, cujo modo de produção e cultivo também impactava negativamente o meio ambiente. Desde então, assumiu o desejo de se tornar um agricultor orgânico, em defesa da Agricultura Regenerativa, conceito que considera a regeneração do solo através do cultivo, do meio ambiente no entorno e também da comunidade, por meio da melhoria de sua saúde, geração de riqueza, segurança alimentar e redução da geração de lixo orgânico, reaproveitado nesse tipo de agricultura. A tendência apontada por Birke tem ganhado força à medida que consumidores, como ele, buscam saber mais sobre a origem dos produtos que consomem e passam a repensar suas escolhas de consumo, favorecendo sistemas de produção mais sustentáveis e saudáveis para as pessoas e o meio ambiente. Como Birke, cada indivíduo pode incentivar um consumo mais consciente por meio de seus atos e estimular a mudança de comportamento de diferentes grupos e gerações com que mantém contato.
Veja aqui a fala de Birke no TEDxNextGeneration em 2010: