Dicas saudáveis e criativas para festas infantis!

Dicas saudáveis e criativas para festas infantis!

Você já ouviu falar de Pat Feldman? A culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha  vem promovendo receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. Descubra o que ela vem pesquisando incansávelmente na área de nutrição e gastronomia infantil. Trouxemos um artigo dela sobre como produzir festas de aniversário saudáveis:

Pat Feldman é autora do livro de receitas A dor de cabeça morre pela boca, membro da Fundação Weston A. Price, instituição norte-americana que se dedica à pesquisa e divulgação da alimentação tradicional e saudável, ela também está associada ao movimento mundial Slow Food, que valoriza a alimentação com prazer e saúde.
Faz tempo que venho querendo falar sobre festas de aniversário. Poderia falar em festas de aniversário infantis, mas acho que a maioria das dicas aqui vale para aniversários em qualquer idade e também para qualquer tipo de reunião festiva.

A maioria das pessoas, quando cogita uma festa com proposta mais saudável, é bombardeada com as piores observações: “não quero comer palito de cenoura e alface em festa”, “você é muito neurótica”, “coitados dos convidados”, “aniversário é um dia só”… (essa última eu acho a pior, como se a nossa festa fosse ser a única do ano, né).

Depois desse bombardeio de negatividade, muitos desistem da festa saudável sem nem tentar, o que eu já acho um erro, porque a festa é nossa, a festa tem que agradar aos convidados, é lógico, mas acima de tudo tem que agradar ao homenageado, o dono da festa!

Mas sabe qual é a ótima notícia? Tem um monte de gostosuras que, preparando com mais cuidado, com ingredientes melhores, fica muito mais saudável – e acredite, muito mais saborosas!

Não precisa ser radical demais pra nenhum dos lados: eu acho um horror gente que se orgulha de só servir porcariada em festas, mas também acho legal ter opções para todos os gostos nas festas que pretendem ser mai saudáveis. Fazendo direito dá pra ser as duas coisas: gostoso e saudável!

Note que ingredientes de mais qualidade e tudo feito de forma artesanal – especialmente se você precisar contratar alguém pra fazer por você – podem custar um pouco mais caro – custam mesmo! -, mas encare isso como um investimento na sua qualidade de vida e da sua família. Eu prefiro gastar com comida boa do que com médicos e remédios!

A seguir, uma lista com pequenas alterações em opções típicas (e ansiosamente aguardadas) de festas, que fazem toda a diferença! Nem tudo são coisas que eu ache que a gente deva comer todo dia ou toda hora – afinal comida de festa é de festa -, mas sem exagero e com as modificações sugeridas, sua festa fica muito mais saudável e continua muito saborosa e divertida!

O que você vai servir de salgados na sua festa? No meu conceito de saudável pode hamburguer, pode pipoca, pode pastel de carne, de frango ou queijo e pode mais um monte de coisas. Vou dar o “serviço completo” pra vocês!!

 

  • Eu não tenho muito talento para fazer pães, portanto o mini hamburguer da minha casa e da minha festa é com pão comercial mesmo (se você leva jeito pra pães, faça em casa!). Mas o recheio é todinho artesanal e super do bem: o hamburguer é feito só com carne (na receita original está com picanha, mas já fiz com fraldinha e ficou incrível – e bem mais barato), sal e cebola, oketchup e a mostarda são caseiros e super deliciosos Se quiser picles no sanduíche, também dá pra fazer em casa, lactofermentado, super saboroso e super saudável!
  • Se quiser batata frita, tem duas opções: a batata “frita” de forno é a minha opção favorita em casa, mas que talvez não agrade 100% na festa. Se você quer batata frita tradicional, mergulhada no óleo quente, opte por prepará-la em gordura de coco ou de palma, que suportam melhor o calor e não se oxidam durante o preparo. E o melhor é que a gordura de coco ou de palma deixam a sua batata frita incrivelmente crocante!
  • pipoca tá fácil: estoura na panela, à moda antiga, com azeite, manteiga e/ou óleo de coco e tempera só com sal. Ou dá pra fazer pipoca doce, com rapadura!
  • Bolinhos de carne costumam agradar todas as idades e podem ser assados ao invés de fritos. CLIQUE AQUI para conferir a minha receita.
  • Pastel pode, mas assado,tá! Como recheio você pode usar queijo, queijo e tomate, carne (eu aproveito a carne do meu caldo de carne, devidamente temperada, para o recheio), frango (também aproveitando o frango do caldo de frango) ou o natureba com cara de natureba: pastel de legumes.
  • Espiga de milho cozida eu acho que é uma unanimidade, todo mundo gosta, e é super saudável! Se não topar na espiga, sirva o milho demolhado em potinhos, passado na manteiga e com muita salsinha. Se quiser ser sustentável, opte por copinhos ou potinhos não descartáveis – eu tenho lindas panelinhas coloridas que uso nos eventos que faço. Se você não tem em casa, alugue ou use descartáveis mesmo, sem neurose.
  • Espetinhos de queijo e tomate tem mais cara de natureba, mas bem temperadinhos com sal e azeite ou ainda com molho pesto, sempre fazem o maior sucesso!!
  • Você já pensou em servir ovinhos de codorna nas suas festas? Manda ver, faz o maior sucesso e é saudável!! Sirva cozido e temperado com um pouco de sal ou acompanhado de molho vinagrete.
  • Outro dia desses eu fiz aqui em casa um enrolado de alface com ricota que ficou mais gostoso até do que eu imaginava. Os implicantes de plantão vão detestar só porque é verde e só porque é alface, mas eu garanto: fica muito saboroso!
  • Se a festa for na hora do almoço, uma dica simples e que as crianças adoram é um escondidinho de carne moída com purê de batatas. Preparado com cuidado e bons ingredientes, só faz bem e é uma delícia!
  • O cachorro quente eu deixaria de lado, a não ser que você tenha muita paciência e uma máquina de encher linguiça/salsicha em casa. Salsicha comercial não dá gente!!! Aquilo é lixo puro e não vale a pena comer nunca!!
  • Biscoito de polvilho é legal, eu adoro. Dá pra fazer em casa ou comprar pronto, mas se for comprar, tem que escolher uma marca que só use ingredientes do bem. Eu já achei algumas no mercado!

Agora vamos aos doces, né! Porque festa de aniversário sempre tem um docinho espetacular pra gente abusar!

  • Com tanta fruta boa disponível aqui no nosso país, chega a ser absurdo alguém não achar lindo servir espetinhos de frutas super coloridos nas festas. As crianças gostam sim. (…)
  • Nas festas que faço para algumas clientes o creme de manga com coco e abananada totalmente caseira e sem açúcar é presença certa, todo mundo gosta e fica lindo, são cores lindas!
  • E dá pra brincar muito com as frutas, “fantasiar” a banana de pirata, cortar a melancia e o melão em estrelinhas ou corações, fazer um creme de papaia com iogurtechantilly de abacate e o que mais a sua imaginação mandar.
  • Copinhos de salada de fruta também fazem o maior sucesso SIM e quem disser o contrário não sabe de nada!!! Eu sirvo a salada de frutas bem simples, bem básica, mas se quiser “embonecar” um pouco, dá pra misturar umas folhas de hortelã rasgadas ou salpicar um pouco da farofa doce de coco sobre ela.
  • (…)
Screen Shot 2015-02-23 at 7.20.37 PMScreen Shot 2015-02-23 at 6.54.19 PMScreen Shot 2015-02-23 at 6.50.00 PMScreen Shot 2015-02-23 at 6.49.21 PMScreen Shot 2015-02-23 at 7.21.01 PMScreen Shot 2015-02-23 at 7.22.40 PM
Ahhhhh, e se tiver oportunidade, espaço e/ou condições, invente festas e comemorações ao ar livre, onde as crianças possam correr ao sol, jogar bola, pular corda, cantar, dançar e se divertir muito!!!! Eu sei bem que nas grandes cidades isso é cada vez mais impossível – eu adoraria, mas não tenho esse espaço… Se você tem essa oportunidade preciosa, não troque por um lugar fechado cheio de eletrônicos….

Boa festa!!!!

A seguir umas imagens achadas em buscas pela internet, e que podem te dar ótimas ideias!

Fonte: www.pat.feldman.com.br
Conheça também o Projeto Crianças na Cozinha

SEXTA VERDE NA TRILHAS

Aqui na Trilhas temos uma campanha ambiental que se chama “Sexta Verde”, inspirada na mundialmente

plugins premium WordPress