O Dia Mundial da Alfabetização é celebrado desde 1967, no dia 8 de setembro. Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o objetivo de incentivar a discussão sobre o tema no mundo todo com ênfase em países com o nível de analfabetismo consideravelmente elevados. 

 

Sendo a alfabetização a base da educação, que é um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), ainda existem no mundo cerca de 750 milhões de jovens e adultos que não sabem ler nem escrever, segundo dados divulgados pela Unesco no ano de 2018.

 

 A alfabetização da população de modo geral, pode mudar significativamente o rumo de suas vidas seja pessoal ou profissionalmente falando. 

 

No Brasil, vem sendo instaurados programas de acesso à educação básica e planos de alfabetização, esses resultaram em uma queda no número de analfabetos, porém as dificuldades de acesso à educação básica de qualidade, ainda estão distantes de serem solucionadas. Esse cenário nos mostra que alfabetizar e tornar a educação de qualidade acessível ainda é o principal desafio quando se trata de desenvolver um país por completo. 

 

Para que os pais e mães possam compreender melhor como trabalhamos a alfabetização aqui na Trilhas, todos os anos a Coordenação e Assessoria Pedagógica do Ensino Fundamental, promovem um encontro com as famílias para debater este tema tão importante, você pode conferir a palestra deste ano clicando aqui. 

 

Fontes:
Mundo Educação

Brasil Escola

 

Related posts

Agenda Cultural da Trilhas

Vamos de super dica pra dezembro com a Agenda Cultural da Trilhas: Com o grande desafio de adaptar o teatro ao virtual, a peça “Elas e Virgínia”, com Direção de Vanessa Corina, é baseada na obra de Virgínia Woolf, grande escritora e feminista do século XX. A peça será transmitida via live no instagram da

Leia Mais

Projeto Trilhas Sonoras

O Projeto Trilhas Sonoras foi concebido em 2001 para ser um gerador de situações de aprendizagens nos diversos campos de experiências da Educação Infantil e áreas do conhecimento do Ensino Fundamental. O projeto trabalha, a cada ano, um tema articulador de um grande processo pedagógico que perpassa a proposta curricular da escola e culmina com

Leia Mais

Biografias produzidas pela Turma do Apollo 11

Neste trimestre os alunos da turma Apollo 11 fizeram um trabalho de inglês, esse trabalho foi para o Projeto Criança, Mídia e Consumo. Nossa professora Guilian, propôs que fizéssemos uma biografia sobre uma pessoa que nos inspirasse. Os alunos e alunas escolheram escrever sobre amigos, cantores, cantoras, atores, atrizes, esportistas, entre outras personalidades. Fizemos a

Leia Mais