O Dia Mundial da Alfabetização é celebrado desde 1967, no dia 8 de setembro. Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o objetivo de incentivar a discussão sobre o tema no mundo todo com ênfase em países com o nível de analfabetismo consideravelmente elevados. 

 

Sendo a alfabetização a base da educação, que é um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), ainda existem no mundo cerca de 750 milhões de jovens e adultos que não sabem ler nem escrever, segundo dados divulgados pela Unesco no ano de 2018.

 

 A alfabetização da população de modo geral, pode mudar significativamente o rumo de suas vidas seja pessoal ou profissionalmente falando. 

 

No Brasil, vem sendo instaurados programas de acesso à educação básica e planos de alfabetização, esses resultaram em uma queda no número de analfabetos, porém as dificuldades de acesso à educação básica de qualidade, ainda estão distantes de serem solucionadas. Esse cenário nos mostra que alfabetizar e tornar a educação de qualidade acessível ainda é o principal desafio quando se trata de desenvolver um país por completo. 

 

Para que os pais e mães possam compreender melhor como trabalhamos a alfabetização aqui na Trilhas, todos os anos a Coordenação e Assessoria Pedagógica do Ensino Fundamental, promovem um encontro com as famílias para debater este tema tão importante, você pode conferir a palestra deste ano clicando aqui. 

 

Fontes:
Mundo Educação

Brasil Escola

 

Related posts

Leão Gritalhão

Leão gritalhão, uma grande diversão é um livro que convida crianças e adultos a refletir sobre a forma em que nos comunicamos. Pode ser na floresta ou na cidade, não importa a paisagem, o que importa são os vínculos ou relações que criamos. Um dos pontos fundamentais desta história é a simplicidade com que se

Leia Mais

Homenagem aos 100 anos de Paulo Freire

Ilustre educador e filósofo brasileiro, Paulo Freire completaria 100 anos em setembro de 2021. Seu legado lhe proporcionou a posição de um dos pensadores mais notáveis da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. O método Paulo Freire reconhecido e premiado em âmbitos nacionais e internacionais, consiste em conscientizar o aluno, ou

Leia Mais

Como é o lá fora que a gente quer?

Conexões genuínas entre as crianças e a natureza podem revolucionar o nosso futuro. Mas será que essa descoberta ainda é possível nos grandes centros urbanos do mundo? Evidências científicas apontam que a falta de contato com a natureza pode contribuir para problemas físicos e mentais. No novo capítulo de “O Começo da Vida”, os principais

Leia Mais