O Dia Mundial da Alfabetização é celebrado desde 1967, no dia 8 de setembro. Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o objetivo de incentivar a discussão sobre o tema no mundo todo com ênfase em países com o nível de analfabetismo consideravelmente elevados. 

 

Sendo a alfabetização a base da educação, que é um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), ainda existem no mundo cerca de 750 milhões de jovens e adultos que não sabem ler nem escrever, segundo dados divulgados pela Unesco no ano de 2018.

 

 A alfabetização da população de modo geral, pode mudar significativamente o rumo de suas vidas seja pessoal ou profissionalmente falando. 

 

No Brasil, vem sendo instaurados programas de acesso à educação básica e planos de alfabetização, esses resultaram em uma queda no número de analfabetos, porém as dificuldades de acesso à educação básica de qualidade, ainda estão distantes de serem solucionadas. Esse cenário nos mostra que alfabetizar e tornar a educação de qualidade acessível ainda é o principal desafio quando se trata de desenvolver um país por completo. 

 

Para que os pais e mães possam compreender melhor como trabalhamos a alfabetização aqui na Trilhas, todos os anos a Coordenação e Assessoria Pedagógica do Ensino Fundamental, promovem um encontro com as famílias para debater este tema tão importante, você pode conferir a palestra deste ano clicando aqui. 

 

Fontes:
Mundo Educação

Brasil Escola

 

Related posts

11 DE JUNHO TEM FESTA JUNINA NA TRILHAS

PROGRAMAÇÃO 9h às 12h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) do Ensino Fundamental I e II 14h às 17h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) da Educação Infantil Nosso arraiá está chegando! Para quem já participou noutros anos, é hora de recordar o quão especial este evento é para a comunidade

Leia Mais

Feliz Dia das Mães

MÃES As mães não inventaram o Dia das Mães, o comércio inventou o Dia das Mães. As mães inventaram o colo carinhoso, o beijo lambuzado de sorvete, o abraço cheio de areia e barro, as mãozinhas sujas de tinta em seu vestido novo. As mães inventaram o doce olhar lacrimoso no dia do casamento do

Leia Mais

Evento Laços de Família

No dia 30 de abril,tivemos um sábado mais que especial aqui na escola! Nossa comunidade escolar estava toda reunida para uma manhã cheia de atividades culturais e artísticas em nosso Laços de Família! Confira as imagens dos Retratos de Família: Confira também as fotos do evento:

Leia Mais