Como reciclar giz de cera.

Como reciclar giz de cera.

Você sabia que é possível reaproveitar aquele giz de cera quebrado ?

 Sabe aquele giz de cera quebrado ou aquele toquinho que sobrou que mal cabe entre os dedos para pintar? Vai aí uma ideia de como reciclar giz de cera e, de quebra, fazer novas artes, novos formatos e novas cores. Mas tome muito cuidado durante todo o processo! A cera depois de aquecida pode ser muito perigosa.

Materiais necessário:

  • Forma de alumínio ou de silicone no formato que mais gostar e que possa ser aquecida.
  • Sobras de giz de cera
  • Forno a gás, elétrico ou de micro-ondas.

 

Guarde os pedacinhos de giz de cera, o primeiro passo é nunca mais jogar fora aquele giz velho, usado ou quebrado. Guarde tudo em um potinho ou baldinho, não importa a cor e pode misturar marcas.

Separe as cores, independente da tonalidade, ou seja, no grupo azul pode colocar o azul claro e o escuro juntos. Essa organização ajudará também se você optar por cores misturadas. Não é preciso separá-los por grupos específicos de cores, como separar o azul marinho do azul caribe. Em vez disso, separe todos os tons de azul, todos os tons de amarelo e assim por diante. Não coloque todas as cores de uma vez, senão você vai obter um tom marrom escuro.

Arrume os pedaços de giz de cera na forma ou recipiente adequado para ir ao forno , micro-ondas ou em uma panela. Se for utilizar forma de silicone nossa dica é colocar uma forma de alumínio por baixo no forno, assim não há risco dela dobrar e o giz de cera derretido escorrer e causar algum acidente ou queimadura.

No fogão convencional.

Coloque em uma panela os pedacinhos para derreter, o tempo médio é de 4 minutos, porém pode variar de acordo com o fogo,  tamanho e qualidade do giz de cera. Mexa ocasionalmente com uma colher para que o calor seja distribuído de forma uniforme. Não deixe o fogão sem supervisão e trabalhe sempre em uma área ventilada; após o derretimento, despeje a cera quente em formas de gelo, de silicone ou moldes. 

No forno convencional.

Pré-aqueça o forno por 5 minutos em 200°C. Coloque a forma com os pedacinhos para derreter. O tempo médio é de 10 minutos, porém pode variar de acordo com o forno, tamanho e qualidade do giz de cera.
Para um efeito de cores diferentes, misture levemente o conteúdo quando ainda estiver quente, formando pequenos espirais.
Se quiser uma cor uniforme assim que retirar do forno mexa bem o conteúdo com um palito de madeira até que esteja com a cor homogênea.

No forno de micro-ondas.

Leve a forma ou recipiente adequado para o micro-ondas e ligue por 4 minutos em potência alta, retire com cuidado e mexa com um palito de madeira. Se o giz não estiver completamente derretido coloque no micro-ondas por mais 2 minutos.
Para um efeito de cores diferente, misture levemente o conteúdo quando ainda estiver quente.

 

Se quiser uma cor uniforme assim que retirar do forno mexa bem o conteúdo com um palito de madeira até que esteja com a cor homogênea.

Desenformando.

Após derretido o giz de cera leva algum tempo para esfriar e endurecer, esse tempo vai variar de acordo com o tamanho dos recipientes. Para acelerar você poderá colocar na geladeira ou freezer por 15 a 40 minutos. Uma forma com recipientes pequenos leva em torno de 1 hora para que o giz de cera fique pronto.

Aguarde até que esteja bem firme e desenforme. Se estiver gelado muitas vezes ele “salta” da forma com facilidade.
Desenformar não é tão simples quanto parece e pode acontecer de quebrar. Nesses casos basta voltar para a forma e derreter novamente.

Colaboração: Monica de Souza Krygoski – Gestora do Setor de Almoxarifado, Eventos e Organização de Espaços.

SEXTA VERDE NA TRILHAS

Aqui na Trilhas temos uma campanha ambiental que se chama “Sexta Verde”, inspirada na mundialmente

SEXTA VERDE NA TRILHAS

🍃 Vamos de receitinha vegana para nossa sexta verde? Empadão de palmito, feito aqui na

plugins premium WordPress