Cidade espanhola é eleita capital verde da Europa de 2012

A Comissão Europeia de Meio Ambiente elegeu a cidade de Vitoria-Gasteiz, na Espanha, como aCapital Verde Europeia de 2012, por conta das ações que o governo do município vem realizando nos últimos anos em prol da sustentabilidade.

A nomeação aconteceu durante a Conferência da Capital Verde Europeia, em Estocolmo, que foi a primeira cidade a receber o título de capital verde, em 2010, quando a Comissão de Meio Ambiente do continente criou a iniciativa. Em 2011, a eleita foi Hamburgo, na Alemanha.

Entre outros fatores, a cidade de Vitoria-Gasteiz foi escolhida pela Comissão para ser a Capital Verde Europeia de 2012 porque:
– aproximadamente 99% dos moradores do município possuem acesso a direitos básicos, como educação, saúde, alimentação e cultura e lazer;
– todas as residências da cidade possuem áreas verdes em um raio de, no máximo, 300 metros e
– na última década, o consumo de água no município caiu continuamente e promete chegar a menos de 100 litros/dia por morador, superando as expectativas da ONU, que pede que os países tenham uma taxa de consumo de água de 110 litros/dia por pessoa.

A prefeitura da cidade ainda está implantando outras ações em prol da sustentabilidade do município, que traz benefícios para as áreas de gestão de resíduos sólidos, energia limpa, eficiência energética e transporte público, além de ajudar a combater as mudanças climáticas.

FONTE: Planeta Sustentável

Related posts

Trilha Solidária

Há quase 20 anos, a Trilhas recebeu um pedido para ajudar a arrecadar alimentos para uma instituição de caridade. A vontade de ajudar e de ser solidário contagiou a escola e assim começou o projeto Trilha Solidária. A contribuição é voluntária e a arrecadação é feita da seguinte maneira: no começo de cada mês, a

Leia Mais

11 DE JUNHO TEM FESTA JUNINA NA TRILHAS

PROGRAMAÇÃO 9h às 12h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) do Ensino Fundamental I e II 14h às 17h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) da Educação Infantil Nosso arraiá está chegando! Para quem já participou noutros anos, é hora de recordar o quão especial este evento é para a comunidade

Leia Mais