Muitos Pais não sabem, mas os primeiros dentes do bebê já precisam de cuidados.

CRIE_D~1A cárie de mamadeira acomete crianças que ingerem líquidos açucarados como leite, sucos ou até mesmo xaropes antes de dormir ou durante a madrugada, sem escovação posterior. Isso se aplica inclusive ao leite materno.

Os dentes anteriores superiores são os primeiros a serem afetados, pois uma fina camada de leite se insere sobre essa superfície causando a cárie. O primeiro estágio dessa doença é uma mancha esbranquiçada próxima à gengiva. Essa condição pode ser revertida com o uso do flúor no consultório odontológico. Porém, se não tratada, pode evoluir para a cavitação (buraquinho) que, com o tempo, se torna marrom.

Por isso a importância da escovação após a última mamada! Se isso não for possível, uma limpeza com gaze ou fralda umedecida em água fervida ou filtrada já ajuda na limpeza. Durante o dia, o risco diminui, pois a salivação aumenta o que resulta na limpeza deste excesso de leite.

Visite o Dentista de seu filho com frequência, principalmente se essa condição das mamadas noturnas é um hábito em sua casa. Lembre-se de que o diagnóstico precoce é o principal aliado nesse tratamento!

Este texto é uma contribuição da Dra Adenise Bulgarelli de Castro, especialista em Odontopediatria – CRO 14 381.

Contato – (41) 3353 4433

DSC07174_218x164 carie_de_mamadeira_218x145

Related posts

Como é o lá fora que a gente quer?

Conexões genuínas entre as crianças e a natureza podem revolucionar o nosso futuro. Mas será que essa descoberta ainda é possível nos grandes centros urbanos do mundo? Evidências científicas apontam que a falta de contato com a natureza pode contribuir para problemas físicos e mentais. No novo capítulo de “O Começo da Vida”, os principais

Leia Mais