As aventuras do Boi Bolé na Trilhas

No dia 10 de junho, a Escola Trilhas recebeu o espetáculo As Aventuras do Boi Bolé, que aconteceu na quadra do Bosque. O espetáculo foi dirigido a todas as turmas da Educação Infantil, 1º, 2º e 3º anos do Fundamental.

Confiram abaixo algumas imagens desta tarde:

[nggallery id=562]

Conheça o projeto

As aventuras do Boi Bolé convida crianças e adultos a descobrirem um pouco mais sobre a história e o significado da tradição do Bumba-meu-boi. Esta brincadeira é uma das expressões populares mais comemoradas em nosso país. Inspirada pela tradição popular, a Parabolé criou As aventuras do Boi Bolé, um espetáculo cheio de graça, cores, instrumentos musicais e belíssimas canções.

Os atores interagem com a plateia e estimulam o público a participar ativamente da história, interpretando papéis. O espetáculo também conta com uma graciosa estrutura de cenário, figurinos e bonecos, que levam o público a um ambiente lúdico, imergindo em nossa cultura tradicional e folclórica.

A história gira em torno do Boi Bolé que, diante do desejo da grávida Catirina de comer língua de boi, torna-se alvo do marido da donzela, Pai Francisco. Ao perder a língua, o boi também pode perder a vida. O dono do Boi Bolé é o temido Coronel, que sempre exigiu cuidados especiais e carinho com seu animal preferido.

O Coronel quer preso o culpado e Maricota, Bernunça, Mulinhas, Cavalinhos, Onça e Tamanduá pedem ajuda à plateia para salvar Pai Francisco, homem bom e honesto que só cortou a língua do Boi para evitar que seu filho nascesse com a cara de bezerro. Para dar solução à trama, o público é convocado e o final da história se converte em muita alegria e música, afinal, “Cantar junto levanta até defunto”.

O espetáculo As aventuras do Boi Bolé já foi apresentado para milhares de espectadores em escolas, eventos, festas juninas, teatros, praças e hospitais.

Concebido a partir de pesquisas no norte de Minas Gerais e no litoral de Santa Catarina, o espetáculo apresenta uma síntese entre o Boi de Reis (mineiro) e o Boi de Mamão (catarinense).

Pesquisa: Nélio Spréa
Direção: Levi Brandão