Ninguém tem certeza do tamanho do ciberespaço, mas algumas pesquisas nos ajudam a ter uma ideia de quanto esse universo é grande.

A internet nasceu em 1969 com o nome de ArpaNet. Foi criada para enviar mensagens entre o Exército e os departamentos de pesquisa norte-americanos durante a Guerra Fria. Mas foi somente em 1992 que o famoso “www”, ou “World Wide Web”, foi criado. O interesse mundial aliado ao interesse comercial proporcionaram o “boom” e a popularização da internet na década de 1990.

Os primeiros passos da internet aqui no Brasil foram dados em 1988. A rede ligava universidades daqui às dos EUA, mas o projeto começou a ser ampliado no final do século passado. Hoje, só aqui no Brasil, a rede conecta todos os estados e mais de 40 milhões de pessoas, movimentando cerca de 13 bilhões de reais.

Já no mundo, o primeiro domínio registrado foi o Symbolics.com, há 26 anos. Os endereços Xerox.comHP.com vieram logo em seguida, também em 1985. Desde então, a rede não parou de crescer. Hoje, de acordo com o Domain Tools, empresa de inteligência de domínios na internet, cerca de 150 mil novos endereços “pontocom” são criados a cada dia em todo o mundo.

O Brasil acompanha esse crescimento. Os registros “.br” eram apenas 850 em janeiro de 1996 e hoje, já passam de 2,5 milhões. Atualmente, a taxa de crescimento é de cerca de 350 mil novos “.br” por ano.

As TLDs, ou a parte da URL que vem após o ponto, já giram em torno de 324, sendo 291 de códigos de países e 5 irrestritas como .COM, .NET, .INFO e .ORG. Esta semana, o ICANN, órgão regulador da Internet, aprovou o uso de qualquer TLD. Isso quer dizer que nós poderíamos ter o domínio “.olhardigital”, e você poderia ter um domínio “.seunome”, por exemplo. Só que, para comprá-lo, seria necessário desembolsar uma boa grana…
O crescimento da rede é exponencial e, para isso, é necessário que a infraestrutura acompanhe o desenvolvimento. Para entender um pouco mais sobre o funcionamento da internet e toda a complexidade operacional envolvida por trás de um simples click, assista ao vídeo abaixo.

FONTE E VÍDEO: CLIQUE AQUI

Related posts

Trilha Solidária

Há quase 20 anos, a Trilhas recebeu um pedido para ajudar a arrecadar alimentos para uma instituição de caridade. A vontade de ajudar e de ser solidário contagiou a escola e assim começou o projeto Trilha Solidária. A contribuição é voluntária e a arrecadação é feita da seguinte maneira: no começo de cada mês, a

Leia Mais

11 DE JUNHO TEM FESTA JUNINA NA TRILHAS

PROGRAMAÇÃO 9h às 12h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) do Ensino Fundamental I e II 14h às 17h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) da Educação Infantil Nosso arraiá está chegando! Para quem já participou noutros anos, é hora de recordar o quão especial este evento é para a comunidade

Leia Mais