28 de maio: Dia do Brincar!

28 de maio: Dia do Brincar!

 

dia[1]

 

No mês de maio vamos comemorar o Dia Internacional do Brincar!

28 de maio foi a data estabelecida em 1990, durante uma conferência da International Toy Library Association, ITLA (Associação Internacional de Brinquedotecas). Para o ITLA, a razão de promover o Dia do Brincar é enfatizar a importância das brincadeiras para todas as pessoas, especialmente para as crianças. Ao brincar, os pequenos aprendem a falar, fazer amigos e ainda se exercitam. Também começam a desenvolver habilidades, como concentração, imaginação, auto-expressão, além de adquirir conhecimento.

A importância de valorizar as brincadeiras e os momentos de brincar durante o processo de aprendizagem são temáticas sempre presentes na formação continuada dos professores da Trilhas. Para o arte-educador Nélio Spréa, Mestre em Educação pela UFPR, com formação em Música pela FAP, produtor cultural e pesquisador interessado em explorar o universo das brincadeiras infantis, a brincadeira tem papel de grande importância na formação social dos sujeitos.

Na entrevista abaixo, Nélio conta um pouco a respeito do seu trabalho e sua percepção sobre a importância da brincadeira estar presente na vida das crianças.

Diversão e aprendizagem na internet!

Que tal reservar um tempo para navegar com seu filho por sites divertidos, que promovem a aprendizagem e resgatam nossa cultura?

Museu dos Brinquedos: Vale a pena visitar, tem várias dicas para fazer brinquedos divertidos, história dos brinquedos, letras de canções clássicas.

Brincadeiras tradicionais para as crianças: um espaço super bacana proposto pela Revista Cláudia para dialogar sobre as brincadeiras tradicionais.

Divertudo: destaque para o baú das brincadeiras, com jogos online!!

Brinquedoteca: site da Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos, com lista de brinquedos, brincadeiras e uma midiateca, com textos, musicas e audiovisuais.

Mapa do brincar: Brincadeiras de todo o Brasil!

Brinquedos Raros: Para relembrar a infância dos adultos!

Quem quer brincar? Projeto de extensão da UFRGS.

Sociedade Brasileira de Cardiologia e FUNCOR: Jogos e manuais para jogar online: Jogo do Coração, Come Come, projeta seu coração e outros.

DETRAN: Jogos relacionados a educação no trânsito.

Programa Salto para o Futuro: Textos sobre o tema, jogos e brincadeiras, desafios e descobertas.

Portal do Professor: Sugestões de aula, classificação de brincadeiras e muitos outros recursos!

plugins premium WordPress