7 MUSEUS PARA VISITAR NAS FÉRIAS EM CURITIBA

Curitiba é conhecida como uma cidade com muitas opções de atividades culturais. Preparamos uma lista com algumas opções de museus para as famílias conhecerem e aproveitarem durante as férias escolares.

1.  Museu de História Natural

O Museu de História Natural abriga uma das maiores coleções de fauna e flora do Brasil. O espaço é o lar do Instituto de História Natural (IHN) e conta com uma vasta coleção científica de insetos, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios.

Os visitantes do Museu de História Natural têm a oportunidade de visitar a exposição “Ecossistemas Brasileiros”, que destaca a fauna e flora brasileiras, e a exposição “Caminho das Araucárias”, que revela a mata atlântica ao redor do museu, além de coleções zoológicas, laboratórios de pesquisa, biblioteca e o Bosque Capão da Imbuia.

Endereço: Rua Professor Benedito Conceição, 407 – Capão da Imbuia, Curitiba.
Contato: (41) 3313-5481.
Horário de atendimento: 9h às 16h45

1. Museu Oscar Niemeyer (MON)

O museu já é uma atração pela construção em formato de olho (prédios icônicos, de autoria do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer), que abriga um grande acervo de obras. Com um total de 12 salas expositivas, a cada ano são realizadas cerca de 20 mostras.

Além da programação de exposições, o museu disponibiliza atividades recreativas e educativas para as famílias e crianças de 6 a 11 anos durante as férias, que assim como a colônia de férias da escola Trilhas, visa a interação entre as crianças, desenvolvendo um olhar sensível e criativo sobre o mundo.

Endereço: Rua Marechal Hermes 999 – Centro Cívico.

Contato: (41) 3350-4400.
Horário de atendimento: Terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Venda de ingressos online ou diretamente na bilheteria do museu.
Toda quarta-feira, entrada franca das 10h às 18h.

1.  Museu Egípcio e Rosacruz – Tutankhamon

O Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon, criado em 2014 pela Ordem Rosacruz, resgata a cultura egípcia antiga e tem um acervo com réplicas de artefatos arqueológicos e a múmia de uma mulher egípcia chamada Tothmea.

O local possui três espaços: o Museu Egípcio, onde é possível encontrar reproduções de objetos do Egito antigo; o Complexo Luxor, ambiente externo com réplicas de estátuas; e o Museu Tutankhamon, que contém reproduções dos tesouros encontrados na tumba do antigo faraó.

Endereço: Rua Nicarágua, 2641 – Bacacheri.
Contato: (41) 3351-3024.
Horário de atendimento: de terça a sexta, das 10h às 17h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
Os ingressos custam entre R$5,00 e R$34,00.

1. Museu de Arte Indígena

O Museu de Arte Indígena, primeiro museu particular do Brasil que se dedica à produção artística indígena brasileira, é fruto da pesquisa de Julianna Podolan Martins. O espaço é composto por 700 m² e abriga mais de 1500 itens indígenas, que vão desde roupas até objetos ritualísticos e cotidianos.

Endereço: Avenida Água Verde, 1413 – Água Verde.
Contato: (41) 3313-5481.
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 10h às 17h30.
Os ingressos custam R$24,00 a inteira e R$12,00 a meia entrada.

1. Museu da Fotografia

O Museu da Fotografia, inaugurado em 1998, foi o primeiro espaço dedicado à arte fotográfica no Brasil. O acervo do museu possui quase 1500 fotografias, e abriga uma das maiores coleções de fotografias contemporâneas brasileiras, com obras dos(as) fotógrafos(as) Claudia Andujar, Bóris Kossoy, Miguel Rio Branco, Vilma Slomp e Sebastião Salgado.

O espaço ainda mantém exposições permanentes e rotativas criadas a partir de seu acervo, além de abrigar mostras de artistas nacionais e internacionais. Um destaque é a exposição “A Mulher na Fotografia Brasileira”, que conta com 65 obras de 30 fotógrafas.

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão – Centro.
Contato: (41) 3321-3260.
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 10h às 12h00 e das 14h às 18h. Sábados, das 12h às 18h.
Entrada gratuita.

1. Museu Planeta Água

O museu busca através de suportes imersivos e sensoriais proporcionar experiências a todos os visitantes com o objetivo principal de alertar e sensibilizar a população sobre a importância da  boa gestão dos recursos hídricos. São 9 espaços complementares e integrados, dedicados à água, provocando reflexão e impacto.

Endereço: Avenida Victor Ferreira do Amaral, 1760 – Tarumã
Contato: (41) 99902-9385.
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 10h às 17h00 – última entrada às 16h.
Entrada gratuita (com agendamento pelo site).

1. Museu Paranaense

O Museu Paranaense é uma instituição museológica do Governo do Estado do Paraná que conserva, guarda, pesquisa e promove exposições de caráter pedagógico a partir de seu acervo museológico, garantindo o acesso da comunidade ao seu patrimônio cultural. Seu foco desdobra-se em Antropologia, Arqueologia e História do Paraná.

Endereço: Rua Kellers, 289 – Alto São Francisco.
Contato: (41) 3304-3300.
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 10h às 17h30.
Entrada gratuita.

Estas são algumas das opções de museus na capital paranaense. Aproveite estas dicas e os próximos dias de férias para conhecê-los!