26ª Feira Literária da Trilhas (FLIT)

Na FLIT (Feira Literária da Trilhas),  contamos com a presença de vários autores curitibanos incríveis e muita contação de histórias por parte deles e também dos nossos alunos. 

A programação da feira foi elaborada para que os alunos pudessem aproveitar o melhor do universo literário. Aqui vai um resuminho da intensa semana de programações literárias (FLIT): 

  • Coletivo “ERA UMA VEZ”: Grupo curitibano colaborativo de escritores e ilustradores de literatura infantil e juvenil. Nestes dias, contamos com a presença de alguns autores que proporcionaram um momento mágico de contação de histórias e bate papo literário com os alunos!
  • Tendas Literárias com os alunos do 6° ano: Os alunos do 6º ano contaram e dramatizaram histórias para os alunos da Educação Infantil. Um momento incrível de experiência compartilhada da vivência do mundo lúdico literário.
  • Leituras dramáticas com os alunos dos 5º anos: Os alunos fizeram maravilhosas leituras dramáticas das crônicas de Luis Fernando Veríssimo, com entonação, ritmo e diferentes expressões, tornando as crônicas engraçadas e emocionantes.
  • Varal literário com os alunos dos 4º anos: No varal os alunos escreveram suas percepções sobre os livros e fizeram desenhos da parte da história que mais gostaram. 
  • Passarela do Quintana: Neste ano, os alunos puderam trocar livros e gibis na estante coletiva da ‘’Passarela do Quintana’’.
  • Freguesia do Livro  – Tonel Literário de Arrecadação de Livros: Com essa ação, foram arrecadados diversos livros que terão uma vida nova! Os livros serão organizados e encaminhados como doação para Pontos de Leitura em Curitiba e região metropolitana, Campos Gerais, litoral do Paraná, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro. 
  • Projeto “Pegue, leve e leia”: Destinado a funcionários e funcionárias, o projeto consiste em uma estante com livros que se pode pegar e levar sem a necessidade de devolvê-los. Com isso, ao longo da semana, muitos funcionários foram incentivados à leitura socioambientalmente responsável. 

Nossa FLIT foi muito especial, pois proporcionou a todas e todos aprendizados, imaginações e diversões.

Deixamos aqui os NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS: a toda equipe que participou da Flit;

– aos autores contadores de histórias;
– aos nossos alunos que se colocaram no papel de contadores de histórias e ouvintes;
– a nossa querida Tacy, Bibliotecária da Trilhas,  que fez acontecer este evento interno que foi muito especial.

Related posts

Agenda Cultural da Trilhas

Vamos de super dica pra dezembro com a Agenda Cultural da Trilhas: Com o grande desafio de adaptar o teatro ao virtual, a peça “Elas e Virgínia”, com Direção de Vanessa Corina, é baseada na obra de Virgínia Woolf, grande escritora e feminista do século XX. A peça será transmitida via live no instagram da

Leia Mais

Projeto Trilhas Sonoras

O Projeto Trilhas Sonoras foi concebido em 2001 para ser um gerador de situações de aprendizagens nos diversos campos de experiências da Educação Infantil e áreas do conhecimento do Ensino Fundamental. O projeto trabalha, a cada ano, um tema articulador de um grande processo pedagógico que perpassa a proposta curricular da escola e culmina com

Leia Mais

Biografias produzidas pela Turma do Apollo 11

Neste trimestre os alunos da turma Apollo 11 fizeram um trabalho de inglês, esse trabalho foi para o Projeto Criança, Mídia e Consumo. Nossa professora Guilian, propôs que fizéssemos uma biografia sobre uma pessoa que nos inspirasse. Os alunos e alunas escolheram escrever sobre amigos, cantores, cantoras, atores, atrizes, esportistas, entre outras personalidades. Fizemos a

Leia Mais