12 receitas de sopa para aquecer seu inverno

12 receitas de sopa para aquecer seu inverno

Temperatura baixando e tudo que a gente quer é algo que aqueça nosso corpo, estômago e alma! Nada melhor do que sopa. Por isso, republicamos aqui as receitas que mais gostamos…

Ela é quentinha, fácil de comer, colorida e totalmenteconfort food! Pode ser feita de caso pensado, desde o começo do dia. Ou você vai até o fundo da geladeira, mistura tudo o que tem, uma pitada disso, um pouquinho daquilo. Cozinha em fogo baixo, espera o aroma delicioso se espalhar pela casa e pronto!

Escolhi algumas receitas de sopas diferentes entre os livros de cozinha que coleciono e os sites que frequento. Elas são…diferentes. Por isso, você pode seguir a receita ou apenas se inspirar nelas. Algumas precisam ser adequadas à idade da garotada que vai saboreá-las.

Boa sopa!

beijos

Mônica

 

Borsch de beterraba

 

 

3 beterrabas
1 batata-doce média
1 cebola
6 folhas de repolho
suco de 1 limão
1 colher de sopa de azeite de oliva
sal
pimenta-do-reino

Coloque numa panela de pressão as beterrabas descascadas e cortadas em pedaços pequenos, assim como a batata-doce e a cebola. Ponha sal e leve ao fogo para cozinhar. Quando estiverem quase cozidas, retire a panela do fogo, deixe sair a pressão e abra. Coloque então as folhas de repolho e a pimenta-do-reino e leve novamente ao fogo (desta vez sem a pressão) até que tudo esteja bem cozido. Acrescente por último o suco de limão e o azeite. Sirva bem quente. Rende 4 porções.

do livro Receitas Práticas com Verduras e Legumes (Ed. Melhoramentos)

Sopa fria de beringelas e iogurte

 

 

 

(a receita é fria, mas no inverno você faz quentinha!)

3 beringelas
2 pimentões vermelhos
1 pimentão verde grande
3 potes de iogurte natural
2 dentes de alho
50 g de azeitonas pretas
1 limão
1 pitada de pimenta-caiena
3 colheres (sopa) de azeite
pimenta-do-reino e sal

Lave as beringelas e corte-as no sentido do comprimento. Numa forma untada, coloque as beringelas, os pimentões vermelhos, o verde e leve ao forno para assar e gratinar. Quando as cascas estiverem bem tostadas de um lado, vire-os para que assem igualmente. Retire as beringelas quando estiverem macias e os pimentões quando estiverem dourados. Coloque-os numa travessa com o caldo que foram soltando e, assim que esfriarem, retire as cascas. Remova também as sementes do pimentão. Junte o iogurte, os dentes de alho, o azeite, o suco de 1 limão, uma pitada de pimenta-caiena, pimenta e sal. Bata no liquidificador até obter um creme uniforme. Vá acrescentando água até chegar à textura desejada. Verifique o sal e deixe esfriar. Enfeite com azeitonas pretas e sirva. Rende 6 porções.

Obs: leve ao fogo novamente para ficar quentinha, mas não deixe ferver.

do livro Cozinha País a País – Grécia, da Folha de S.Paulo

Sopa de peixe

 

 

1 1/2 kg de robalo em lascas
300 g de erva-doce
150 g de aipo
2 cebolas médias
1 maço de salsa
1 maço de coentro
1/2 colher (chá) de noz-moscada
2 1/2 litros de caldo de peixe
6 dentes de alho, azeite e salsa para o creme de alho

Refogue numa panela larga, com um pouco de azeite, a cebola e o aipo picados finos, Adicione a salsa e o coentro, picados bem fino, e mantenha em fogo baixo até dourar a cebola. Acrescente a erva-doce, picada fina, mexa e tempere com noz-moscada e sal. Cozinhe durante 5 minutos antes de juntar o caldo de peixe. Aumente o fogo médio durante 20 a 25 minutos. Prepare o creme de alho cozinhando os dentes de alho na água até que estejam macios. Retire, descasque os dentes de alho, escorra e amasse-os com um garfo. Tempere e dê liga com azeite extravirgem até obter um creme. Acrescente o robalo à panela deixando cozinhar durante 3 minutos antes de juntar parte do creme de alho. Ajuste o tempero do sal, dê uma última fervura e sirva. Rende 6 porções.

Obs: você pode comprar caldo de peixe em tablete e misturar com água para fazer o caldo.

do livro Cozinha País a País – Marrocos, da Folha de S.Paulo

 

Sopa branca de Sète

 

 

1 kg de cauda de tamboril. Você também pode usar robalo ou dourado
1 l de água
1 l de vinho branco
6 fatias de pão
2 cebolas
2 cenouras
1 alho-poró
2 dentes de alho
1 buquê de ervas aromáticas suaves
casca seca de laranja
açafrão em pó
Alioli (um molho que você faz com alho e azeite)
pimenta-do-reino e sal

Cozinhe em uma panela a parte branca do alho-poró, as cebolas e as cenouras – cortadas em rodela – e os dentes de alho picados com água e vinho branco. Mantenha durante 30 minutos em fogo médio. Incorpore o tamboril, limpo e cortado em pedaços médios, tempere com ervas, um pedacinho de casca de laranja, pimenta-do-reino e sal, e deixe cozinhar por 10 minutos (conforme o tempo desejado para o peixe). Doure as fatias de pão no forno em fogo baixo. Retire o buquê e o peixe, coe o caldo e mantenha-o em fogo alto até reduzi-lo à metade. Deixe que esfrie um pouco antes de dissolver nele 2 ou 3 colheres (sopa) de alioli. Sirva o peixe nos pratos, coloque uma fatia de pão em cada um, polvilhe com um pouco de açafrão e cubra o caldo.Rende 6 porções.

obs: dependendo da idade da criança, diminua ou elimine o vinho. O álcool evapora, mas elas podem não gostar do sabor.

do livro Cozinha País a País – França, da Folha de S. Paulo

Sopa de cogumelos e frango

 

1 1/2 l de caldo de frango
100 g de cogumelos frescos
100 g de peito de frango
2 hastes de cebolinha
1 dente de alho
3 ramos de coentro
2 colheres (café) de pasta de anchova (ou 2 filés de alici)
1 colher (sobremesa) de banha de porco ou bacon
5 grãos de pimenta-do-reino
sal

Amasse o alho, o coentro e a pimenta-do-reino num pilão, até que fiquem com uma consistência fina e homogênea. Salteie com a banha de porco ou bacon derretido, numa frigideira, durante 1 minuto, em fogo médio. Retire da frigideira e reserve. Aqueça o caldo de frango numa panela grande. Quando ferver, acrescente os cogumelos limpos, lavados e laminados. Junte a pasta de anchova e o tempero de alho, pimenta-do-reino e coentro. Dissolva no caldo e mantenha no fogo. Adicione o peito de frango cozido e cortado e aqueça sem deixar que volte a ferver. Polvilhe com as cebolinhas, cortadas em rodelas bem fininhas, ajuste o tempero de sal e está pronto para servir. Rende 6 pessoas.

do livro Cozinha País a País – Tailândia, da Folha de S. Paulo

Sopa de peixe e agrião

 

 

1/4 de xícara de azeite
carcaça de 1kg de pescada-cambucu
1 cenoura cortada em pedaços
1 cebola grande, cortada em pedaços
1 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de páprica picante
2 litros de água
3 xícaras de folha de agrião

Em um caldeirão ou em uma panela grande, aqueça o azeite. Junte a carcaça, a cenoura e a cebola e frite em fogo médio, mexendo às vezes, por dez minutos ou até dourar ligeiramente. Adicione os demais ingredientes, exceto o agrião, e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe, com a panela tampada, por 45 minutos. Passe por uma peneira, reservando apenas o caldo. Volte o caldo ao fogo. Junte o agrião, deixe ferver por um minuto e sirva. Rende 6 porções.

da revista Cláudia Cozinha

 

Sopa de Cebola do Outback

 

2 litros de água
4 cubos de caldo de carne
3 cebolas médias, cortadas em quartos e fatiadas
1/2 xícara de amido de milho (Maizena)
1/2 xícara de água
1 xícara de creme de leite (235ml)
Pimenta-do-reino a gosto, moída na hora
Uma pitada de alho em pó (opcional)
100g de queijo Gouda ou Edam, ralado grosso

Em uma panela grande, ferva os 2 litros de água e depois dissolva nela os 4 cubos de caldo de carne. Acrescente as cebolas, abaixe o fogo e deixe ferver durante 25 minutos. Em uma tigela pequena, misture o amido de milho e a água até dissolver completamente. Aos poucos, acrescente cerca de 1 xícara da água que está fervendo com as cebolas, e misture bem. Em seguida, despeje tudo (aos poucos) de volta na panela, mexendo lentamente para misturar bem e não empelotar. Tempere com a pimenta-do-reino e o alho em pó. Deixe ferver por mais 15 minutos, até engrossar. Tire do fogo e misture o creme de leite até incorporar bem. Na hora de servir, espalhe um pouco do queijo por cima da sopa quente. Rende 4 porções.

do Cinara`s Place

Creme de mandioca com caranguejo

 


500g de mandioca
700ml de caldo de frango ou de vegetais claro e suave (feito em casa, por favor)
sal
pimenta branca
400g de carne de caranguejo
azeite do bom

Descasque a mandioca, corte em pedaços e leve para cozinhar em uma panela com água. Cozinhe até amolecer. Enquanto isso, cozinhe o carangueijo no vapor, na água com limão. Esprema a mandioca, misture ao caldo e bata em pulso no liquidificador, se quiser o creme mais liso. Tempere, coloque o carangueijo, uma pitadinha de sal e pimenta sobre a carne e finalize com um fio de azeite.

do Mixirica

 

Sopa de abóbora com bolinhas de queijo

 

1/2 kg de abóbora japonesa
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola
1 dente de alho
500 ml de caldo de legumes (se for usar cubo, dissolva apenas 1)
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
sal e pimenta-do-reino a gosto

Lave a abóbora sob água corrente. Numa tábua, descasque-a e corte ao meio. Retire as sementes e corte a abóbora em cubos. Pique a cebola e o alho. Numa panela, coloque o caldo de legumes e leve ao fogo médio. Numa panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a cebola e refogue, mexendo sempre, até ela ficar transparente. Junte o alho picado e mexa por 1 minuto. Adicione os cubos de abóbora e refogue por mais 1 minuto. Em seguida, regue com o caldo de legumes quente e tampe a panela. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por 20 minutos ou até que os cubos de abóbora fiquem macios. Enquanto isso, prepare as bolinhas de queijo (veja a receita a seguir). Retire a sopa do fogo e bata no liquidificador por 1 minuto, tome cuidado com a sopa quente! Volte o creme de abóbora para a panela e leve ao fogo baixo. Acrescente o creme de leite fresco, misture bem. Junte as bolinhas e deixe ferver novamente.

Para as bolinhas
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 gemas

Numa tigelinha, coloque o parmesão e as gemas. Misture bem com as mãos até formar uma massa. Faça bolinhas uniformes até a mistura acabar.

da Panelinha

Sopa de Milho

 

 

1 lata de milho drenada
500 ml de água
1 cubo de caldo de legumes
1 cebola pequena cortada em 4
1 dente de alho pequeno fatiado
1 colher de sopa cheia de requeijão
1/2 caixinha de creme de leite
cebolinha e limão a gosto
sal e pimenta calabresa a gosto

Coloque em uma panela a água, o milho, o caldo de legumes, a cebola e o alho e deixe cozinhar por 20 minutos, com a panela tampada. Depois deste tempo, com a ajuda de um mixer bata todos os ingredientes. Coloque o requeijão e o creme de leite e misture bem. Corrija o sal e coloque pimenta a gosto. Sirva em um prato fundo, polvilhe cebolinha fresca picada e pingue gotas de limão.

do Arte na Cozinha

 

 

Sopa de Banana com Curry do restaurante paulistano Spot

 

 

1 kg de banana nanica
75 g de manteiga
1 e 1/2 xicára de cebola picada
2 colheres (chá) de curry em pó
2,7 litros de caldo de galinha
1/3 xícara de suco de limão
4 colheres (chá) de sal
450 ml de creme de leite
Derreta a manteiga numa panela e refogue com cebola por cinco minutos. Ponha o curry e deixe mais 30 segundos. Junte o caldo de galinha, as bananas (já descascadas e picadas), o suco de limão e o sal. Deixe ferver, tampe, e deixe cozinhar por 15 minutos em fogo brando. Bata no liquidificador e junte o creme de leite. Reaqueça antes de servir e enfeite com coentro picado.

do Ana Viaja

 

 

 

Sopa de creme de amendoim

 

 

2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 cebola picada fina
1/2 xícara de aipo picado
1/3 xícara de manteiga de amendoim (atenção, se fizer com Amendocrem, o sabor ficará mais adocicado)
1 tablete de caldo de galinha
1 pacote de sopa de galinha
3 xícaras de leite
Sal e pimenta a gosto
Amendoins picados

Derreta a manteiga e refogue a cebola e aipo por 5 minutos. Misture a manteiga de amendoim, o caldo de galinha, a sopa de galinha e o leite. Mexa em fogo baixo, até a sopa começar a ferver. Tempere a gosto e polvilhe com amendoim picado.

do Cooks.com (aqui você encontra a receita original. Tentei traduzir da melhor forma possível)

 

 

FONTE: Comer Para Crescer

SEXTA VERDE NA TRILHAS

Aqui na Trilhas temos uma campanha ambiental que se chama “Sexta Verde”, inspirada na mundialmente

plugins premium WordPress