Dia das Crianças

Dia das Crianças

 

A origem do Dia das Crianças

 

A comemoração do Dia das Crianças no Brasil só ganhou espaço a partir da década de 1950

O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças.

A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes.

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos.

Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.

Fonte: Brasil Escola.

 

Criança feliz

Criança gosta de brincar…
De cantar e pular amarelinha.
Criança gosta do mundo…
Gosta de sujar, de pintar, rabiscar,
Construir sonhos.

Criança gosta da escola,
Da professora, do porteiro…
Criança gosta de jogar bola.
Ela gosta da merenda, do recreio,
Do aconchego e da amizade sincera.

Criança gosta dos livros,
Das estórias, dos risos
(alegria de viver)
Criança gosta de carinho, da verdade
Gosta de quem ama com amor.
Criança gosta de ser criança.

Fábio Ferreira

 

Apresentamos aqui algumas sugestões de atividades para serem realizadas dentro e fora de casa no dia das crianças, gastando quase nada ou o quanto planejar. Confiram! 
CRIANÇA

 

 

Atividades para a família toda

Oficina de construção entre pais e filhos

Resgatando brincadeiras antigas

Comidas saudáveis

Cuidados com acidentes

 

plugins premium WordPress