Ensino de música pode remodelar áreas do cérebro associadas à linguagem

A música tem efeitos biológicos sobre o cérebro de crianças – é capaz de remodelar áreas responsáveis pelo processamento de sons, que por sua vez estão relacionadas a habilidades linguísticas como leitura e comunicação verbal. É o que mostra um estudo publicado no The Journal of Neuroscience, o primeiro a mapear os efeitos de programas educacionais de música no cérebro.

Continuar lendo

Cantos do Vento

Confiram como foi a apresentação!

Continuar lendo

Crianças e o contato com a música

Crianças que têm contato com música aprendem a ler e a escrever com mais facilidade.

Continuar lendo

Aprender música na infância

Estudar música deixa as crianças mais atentas e menos ansiosas

160620481 Continuar lendo

Caymmi em Quatro Cantos

Alice Caymmi, Blubell, Céu e Emanuelle Araújo

Continuar lendo

Projeto Trilhas Sonoras com Milton Karam

 

O músico e compositor Milton Karam, parceiro da Trilhas no Projeto Trilhas Sonoras, visitou nesta sexta-feira, dia 25/07/14, as turmas dos Malabaristas, Mágicos e do Palhaço (2ºs anos); Brincarolando e Brincamundi (3ºs anos), para apresentar as músicas de turma: “O Circo” (2ºs anos) e “Brincadeiras do Mundo” (3ºs anos).

Continuar lendo

Jornada de Ritmo, Música e Movimento

oficinas

Continuar lendo

Dia do Folclore – Vinda do Boi!

A Educação Infantil da Trilhas comemorou o Dia do Folclore, 22 de agosto, recebendo o sempre bem vindo Boi e sua trupe! Nosso amigo e parceiro Néio Véio, como sempre, marcou presença neste dia! Para recebê-lo, cada turma confeccionou os personagens desta história pra lá de especial! Quem participou viu, além do encantamento de todos, a onça pintada, cavalinho de pau, “Bernunça”, Tamanduá, Boi Trilheiro e a famosa Maricota! Confiram as fotos!

Continuar lendo

Evento Cultural na Trilhas – Le Pifolé!

Semana passada tivemos o prazer de ver o espetáculo Le Pifolé, sobre a paixão do menino Lê por seu instrumento feito à mão, o pífano. O grupo é formado por quatro músicos e um dançarino. Parlendas e diálogos rimados anunciam a entrada de personagens populares que dançam interagindo com o público. Le Pifolé se inspira nas bandas de pífano e suas variações rítmicas provocadas pela inserção deste instrumento em diferentes regiões do Brasil.

Continuar lendo

Festival de Cultura Popular do Litoral começa nesta sexta-feira

Continuar lendo

Página 1 de 212