Extra, extra, extra! É hora da notícia das turmas dos 3º anos

noticias

As Turmas dos 3º anos estão trabalhando com a tipologia textual notícia em Língua Portuguesa e aproveitaram alguns acontecimentos marcantes da Escola para colocar em prática seus aprendizados. Confiram algumas notícias produzidas por eles:

Chuva Forte causa alagamento em frente a Escola Trilhas

Na última quinta-feira as aulas na Escola Trilhas foram canceladas devido ao excesso de chuvas e algumas ruas estavam bloqueadas pela água.

No dia 22 de outubro de 2015, aproximadamente na hora do almoço, houve um temporal que alagou a Rua Conselheiro Carrão, em frente à escola Trilhas.

O tempo chuvoso fez transbordar o rio Juvevê que passa por debaixo da escola. As aulas foram canceladas, pois algumas entradas da escola estavam alagadas.

O acontecimento encheu as redes sociais de fotos. A mãe do aluno Henrique Menezes, Luciana, foi entrevistada em frente à Escola Trilhas e disse que temia o agravamento da situação.

No dia seguinte o tempo melhorou, mas muitas pessoas na cidade ainda ficaram sem luz. Na Escola trilhas as aulas ocorreram normalmente.

Produção coletiva da Turma das Sete Quedas.

Show da Escola Trilhas 2015

Aconteceu no dia 25 de outubro no Grande Auditório da Universidade Positivo

Os alunos da escola Trilhas participaram do Show musical com o tema ”Decifrando a Natureza” apresentando as músicas que foram compostas de acordo com o nome das turmas. Contamos com a presença de convidados especiais como o Coral Trilhinhas, uma banda com músicos muito experientes e os atores que interpretaram um Cientista Maluco e sua Assistente.

O show foi organizado em duas sessões: 17h e 19h. O evento acontece todos os anos como resultado de estudos feitos pelas turmas da Escola e esse ano os elementos da natureza foram inspiração para os alunos sugerirem os nomes das turmas. O nome que escolhemos para nossa turma foi Kilauea, que é o nome de um dos vulcões mais ativos do mundo, localizado no Havaí, e a música Vulcões foi criada pelo compositor Milton Karam a partir das pesquisas enviadas. Apresentamos a música junto com a Turma do Vesúvio, que também escolheu esse tema de estudo. Foi uma explosão de emoções e aplausos.

Produção coletiva da Turma do Kilauea

Palestra com Socióloga Mariana Corrêa de Azevedo

No dia 09 de outubro de 2015, os alunos dos 3ºs anos convidaram a socióloga Mariana para uma palestra na Escola Trilhas.

Mariana explicou que socióloga é como uma cientista da sociedade e conversou com os alunos sobre cidadania e democracia. Explicou que cidadania é quase um sinônimo de liberdade, porque todos somos cidadãos, e é por isso que temos deveres, nossas responsabilidades e também nossos direitos, como sermos livres. Ela mencionou que na Grécia, onde criaram o conceito de cidadania, as mulheres não eram consideradas cidadãs, e que é direito do povo escolher seu próprio representante. O povo sempre lutou por sua liberdade. O Brasil já teve ditadura , que é exatamente o contrário, quando uma pessoa escolhe o que o povo irá fazer, quem irá governar.

O Brasil hoje é uma democracia, regime político que foi conquistado. Como todas as constituições, existe um documento apelidado de “Constituição Cidadã” que afirma que o Brasil é mesmo uma democracia. Somos livres!

Mostrou um vídeo chamado Direito do Coração, que tem o objetivo de sensibilizar o público infanto-juvenil para a questão dos direitos humanos em geral e para os direitos da criança em particular.

Gabriel Monteiro, Turma do Kilauea