Dia Internacional do Brincar

trilhas-dia-do-brincar-2015-banner-site

“Com certeza, a liberdade e a poesia a gente aprende com as crianças”,

Manoel de Barros.

Em 1990, foi estabelecido o dia 28 de maio o Dia Internacional do Brincar! Durante uma conferência da International Toy Library Association, ITLA (Associação Internacional de Brinquedotecas). Para o ITLA, a razão de promover o Dia do Brincar é enfatizar a importância das brincadeiras para todas as pessoas, especialmente para as crianças. Ao brincar, os pequenos aprendem a falar, fazer amigos e ainda se exercitam. Também começam a desenvolver habilidades, como concentração, imaginação, auto-expressão, além de adquirir conhecimento. Outro aspecto importante sobre o brincar é que as brincadeiras colocam as pessoas em contato e promovem a interação.

A importância de valorizar as brincadeiras e os momentos de brincar durante o processo de aprendizagem são temáticas sempre presentes na formação continuada dos professores da Trilhas. Para o arte-educador Nélio Spréa, Mestre em Educação pela UFPR, com formação em Música pela FAP, produtor cultural e pesquisador interessado em explorar o universo das brincadeiras infantis, a brincadeira tem papel de grande importância na formação social dos sujeitos.

Na entrevista abaixo, Nélio conta um pouco a respeito do seu trabalho e sua percepção sobre a importância da brincadeira estar presente na vida das crianças.

Brincadeiras na Trilhas

Brincar estimula habilidades

A fantasia multiplica o uso dos brinquedos

Coletividade: interação com outras crianças.

Brincadeiras e a natureza:

Neste ano, o tema que servirá de inspiração para a escolha dos nomes das turmas da Trilhas é DECIFRANDO A NATUREZA.

Voltamos a mergulhar na educação ambiental por acreditar que as crianças tem a força da transformação, pensando que são elas os grandes beneficiários de uma mudança de cultura. O planeta já presenciou muitas extinções, e os procedimentos que estamos adotando só abreviam a nossa presença. Entender esses processos é fundamental para agirmos de maneira consciente e adequada.

Aproveitando esse “gancho” confiram abaixo algumas dicas de brincadeiras ao ar livre e os benefícios que elas trazem:

Os benefícios de brincar ao ar livre

Subindo em árvores

Casinha na terra

5 ideias criativas para usar elementos da natureza nas brincadeiras

Caça objetos na natureza

Reaproveitando: faça você mesmo o seu brinquedo

Menos computadores mais brincadeiras ao ar livre

Semana do brincar – Educação Infantil

Na última semana do mês de maio, as brincadeiras estiveram mais presentes no dia a dia dos alunos da educação infantil, em comemoração ao Dia Internacional do Brincar (28 de maio).

As crianças vieram com fantasias, fizeram a festa do pijama, vieram com cabelos e acessórios diferentes, além disso, tiveram o dia das brincadeiras de festa junina e muitas outras diversões.

Confiram algumas imagens dessa semana especial!

[nggallery id=405]

Valorizar a arte do brincar é uma marca da Escola Trilhas. Quem é ou já foi um “trilheiro”, sabe disso!