Catapora

Catapora

 

Baixa umidade do ar favorece surtos

 

SEU FILHO ESTÁ PROTEGIDO?

A varicela, ou catapora, é uma doença causada pelo vírus Varicela-Zoster, e seus principais sintomas são febre, sintomas respiratórios como coriza e tosse e, o que pode ser mais incômodo e evidente, o aparecimento de pequenas bolhas e pintinhas vermelhas que coçam muito e deixam marcas pelo corpo.

A doença aparece em qualquer idade, porém é muito conhecida como uma doença de criança. Como é uma doença transmitida pela respiração, o tempo seco é um fator agravante para o aparecimento de um surto de catapora. O ar seco é agressivo para as vias respiratórias e agride a mucosa, deixando-a fragilizada. Por isso, nessa época, os vírus se instalam com mais facilidade. Além disso, a primavera ainda é a época ideal de aparecimento e procriação do vírus da varicela. Várias escolas em Curitiba já passaram por surtos no último mês.

Com a catapora é assim: só não pega, quem já teve, ou quem já vacinou com 2 DOSES DA VACINA (muito raramente pode ocorrer um quadro bem leve nestes casos). A vacina também garante a prevenção ou atenuação dos sintomas se até o 3º dia que o vírus está no corpo, portanto antes do aparecimento dos sintomas, a vacina for aplicada. Se o filho ou coleguinha contraiu a doença, os contatos devem rapidamente receber a vacina.

Além disso, existe no calendário vacinal UMA DOSE da vacina contra varicela. Ela é feita nos postos de saúde aos 12 meses de vida, na chamada vacina tetra viral. Porém, apenas uma dose não garante a proteção, e a Sociedade Brasileira de Pediatria e de Imunizações preconizam uma SEGUNDA DOSE desta vacina 3 meses após a primeira dose, que deve ser dada nas clínicas particulares.

 

     Dra Lorena Costa Brzezinski 

     Pneumologista 

     Clinica Life Center pediatria 

 

plugins premium WordPress