Conversas com quem gosta de ensinar…

A cultura escrita a ser trabalhada na escola deve ser vivida pela criança como um conhecimento para além da sala de aula, ou seja, um mundo pequeno inserido num mundo maior. Alfabetizar é, antes de tudo, um processo mental, não uma disciplina que tem prazo bimestral, trimestral, semestral ou anual para efetivar-se, passamos a vida nos alfabetizando. Continuar lendo

Deyse Campos
Pedagoga, Psicopedagoga, Psicomotricista Relacional, Mestre em psicopedagogia e doutoranda em Psicanálise. Graduanda em Psicologia e Assessora Pedagógica na Escola Trilhas, também é autora de livros infantis e professora desde a infância, com seus alunos em forma de bonecas e ursinhos.

Lancheiras munidas de saúde!

Hoje o tema é a lancheira da criançada! Aqui na Trilhas temos duas opções para os alunos: consumir o lanche da escola ou trazer lanche de casa. Este texto foi feito especialmente para as famílias que optam por enviar o lanche de seus filhos! Continuar lendo

Fernanda Galvão
Nutricionista, diretora administrativa da Escola Trilhas e autora do blog “Sobre a Mesa”: www.sobreamesanutricao.wordpress.com.

Sobre a relação entre a infância e as telas

De brincadeiras de quintal ou de rua, brinquedos feitos à mão e muitos jogos populares, cooperativos ou competitivos, de mãos, bola, corda ou pega passamos para rotinas em que as crianças valorizam o tempo que passam em frente a TV, assistindo a desenhos de canais “infantis”, interagindo com jogos eletrônicos diversos ou navegando na internet com seus microcomputadores ou tablets.

Continuar lendo

Danielle Gross de Freitas
Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Especialista em Gestão de Pessoas, Psicopedagoga e Assessora Pedagógica na Escola Trilhas.

As histórias das músicas da Escola Trilhas

Saiba como tudo começou…

 
“Quem sabe… quem sabe como é… o que faz e onde vive nosso amigo jacaré?”

Continuar lendo

Milton Karam
Arquiteto, compositor e escritor.

Encantos…

Quais são os encantos desta escola que os que estão nela e até os que já passaram por ela não deixam de chamá-la “minha”?
Qual é o feitiço que ela tem, que quem nela entra nunca mais a esquece?
Será o perfume das suas flores, será o encanto do seu bosque?

Continuar lendo

Maria Inês Weigert Galvão
Maria Inês é uma das fundadoras e atual diretora pedagógica da Escola Trilhas.

Antes de falar as crianças cantam!

Considerações sobre o ensino de música na educação infantil

Escrever sobre criança, música e educação é abordar uma dimensão da vida que marcou profundamente cada um de nós. Basta lembrar que as músicas que nos embalaram para dormir na intimidade da família foram muitas vezes reencontradas quando tivemos nossas primeiras experiências no ambiente educacional. Essa trajetória permite afirmar que, dentre suas diversas funções na educação, a música ocupa um importante papel na transição entre a família e os espaços da Educação Infantil, confortando a criança no processo de adaptação ao desconhecido ambiente onde ela passará a maior parte do dia e onde ela construirá novos laços sociais e culturais.

Continuar lendo

Guilherme Romanelli
Músico e Professor do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná.

Movimento Maker? Comece em casa!

O movimento maker se tornou parte das discussões no mundo profissional e também educacional. Um termo cool e bonito, em inglês, que significa talvez feitura, ser um fazedor, ou capacidade de fazer por conta própria o que vier a cabeça. Continuar lendo

Jean Sigel
Jean é pai da Giulia e Giovanna, marido da Tatiana, andador do Jack, andarilho, montanhista, viajante, sonhador e colunista, Co-fundador da Escola de Criatividade, especialista em marketing, comunicação e inovação.

Linguagem oral e escrita na Educação Infantil

* por Jordana Stella Botelho

A construção da linguagem oral e escrita pela criança, como sabemos, é fundamental para sua formação humana como sujeito e como cidadã capaz de participar das práticas sociais do seu meio.

Continuar lendo

Os acalantos e as brincadeiras musicais no dia a dia de bebês e crianças

*por Nélio Spréa

Continuar lendo

Nélio Spréa
Doutorando e Mestre em Educação pela UFPR – Universidade Federal do Paraná, Graduado em Música pela FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Palestrante e Diretor da Parabolé Educação e Cultura, que desenvolve projetos culturais de interesse social e educacional.

Um olhar nutricional para as comilanças das festas infantis

Muitos de nós vivemos a vida no modo “automático”. Acordamos com o despertador (no meu caso, é uma despertadora chamada Lorena) e aos poucos vamos sendo consumidos pela rotina do dia. Quase não temos tempo de pensar ou reprogramar algumas ações cotidianas, tamanha é a ânsia de “vencer” o dia e carregar as baterias pela noite.

Continuar lendo

Fernanda Galvão
Nutricionista, diretora administrativa da Escola Trilhas e autora do blog “Sobre a Mesa”: www.sobreamesanutricao.wordpress.com.