As histórias das músicas da Escola Trilhas

Saiba como tudo começou…

 
“Quem sabe… quem sabe como é… o que faz e onde vive nosso amigo jacaré?”

Continuar lendo

Milton Karam
Arquiteto, compositor e escritor.

Respeito é bom e criança também gosta!

Sou daquele tipo de adulto que, numa reunião de pessoas, avistando uma roda de crianças e uma roda de adultos, acabo sempre escolhendo ficar com a criançada. Tive a sorte de ter uma Mãe que escolheu dedicar sua vida profissional às crianças e de me escolher para fazer parte deste mundo maravilhoso, verdadeiro, sincero, cheio de fantasias e encantamento. Sempre respeitei muito as crianças, levando elas a sério, procurando entender sus vontades, seus anseios, suas inseguranças, dando votos de confiança, dando espaço para se manifestarem, se expressarem, relevando muito e desculpando seus “deslizes”. Minha paciência, admiração e devoção pelas crianças são imensamente maiores do que pelos adultos. As crianças tem uma abertura para o diálogo incrível, prestam atenção no que nós, adultos, fazemos, são “esponjinhas” que absorvem nossos pensamentos, nosso jeito de ver a vida, de tratar as pessoas, de se relacionar e nos elegem como exemplos a seguir.

Continuar lendo

Fernanda Galvão
Nutricionista, diretora administrativa da Escola Trilhas e autora do blog “Sobre a Mesa”: www.sobreamesanutricao.wordpress.com.

Páscoa: menos açúcar, com afeto!

A Páscoa está chegando e, com ela, quilos e quilos de açúcar e peso extra na balança! Aproveito o momento oportuno para dar dicas de como desfrutar desta celebração em que um dos símbolos é o famoso ovo de chocolate!

Continuar lendo

Fernanda Galvão
Nutricionista, diretora administrativa da Escola Trilhas e autora do blog “Sobre a Mesa”: www.sobreamesanutricao.wordpress.com.

Como reconhecer um(a) curitibano(a) nato(a)?

Confiram abaixo uma singela homenagem aos 324 anos de Curitiba, pelas palavras de Jean Sigel, colaborador do blog Letrilhas e pai da Giovana, aluna da Trilhas. 

Continuar lendo

Jean Sigel
Jean é pai da Giulia e Giovanna, marido da Tatiana, andador do Jack, andarilho, montanhista, viajante, sonhador e colunista, Co-fundador da Escola de Criatividade, especialista em marketing, comunicação e inovação.

Individualidades a parte, dicas de alimentação que servem para todos!

A ignorância é uma benção! Se está lendo este post, provavelmente já esteja querendo modificar seus hábitos alimentares e tenho certeza que informar-se é o caminho mais seguro.

Continuar lendo

Fernanda Galvão
Nutricionista, diretora administrativa da Escola Trilhas e autora do blog “Sobre a Mesa”: www.sobreamesanutricao.wordpress.com.

Conversas com quem gosta de ensinar…

A cultura escrita a ser trabalhada na escola deve ser vivida pela criança como um conhecimento para além da sala de aula, ou seja, um mundo pequeno inserido num mundo maior. Alfabetizar é, antes de tudo, um processo mental, não uma disciplina que tem prazo bimestral, trimestral, semestral ou anual para efetivar-se, passamos a vida nos alfabetizando. Continuar lendo

Deyse Campos
Pedagoga, Psicopedagoga, Psicomotricista Relacional, Mestre em psicopedagogia e doutoranda em Psicanálise. Graduanda em Psicologia e Assessora Pedagógica na Escola Trilhas, também é autora de livros infantis e professora desde a infância, com seus alunos em forma de bonecas e ursinhos.

Lancheiras munidas de saúde!

Hoje o tema é a lancheira da criançada! Aqui na Trilhas temos duas opções para os alunos: consumir o lanche da escola ou trazer lanche de casa. Este texto foi feito especialmente para as famílias que optam por enviar o lanche de seus filhos! Continuar lendo

Fernanda Galvão
Nutricionista, diretora administrativa da Escola Trilhas e autora do blog “Sobre a Mesa”: www.sobreamesanutricao.wordpress.com.

Sobre a relação entre a infância e as telas

De brincadeiras de quintal ou de rua, brinquedos feitos à mão e muitos jogos populares, cooperativos ou competitivos, de mãos, bola, corda ou pega passamos para rotinas em que as crianças valorizam o tempo que passam em frente a TV, assistindo a desenhos de canais “infantis”, interagindo com jogos eletrônicos diversos ou navegando na internet com seus microcomputadores ou tablets.

Continuar lendo

Danielle Gross de Freitas
Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Especialista em Gestão de Pessoas, Psicopedagoga e Assessora Pedagógica na Escola Trilhas.

Encantos…

Quais são os encantos desta escola que os que estão nela e até os que já passaram por ela não deixam de chamá-la “minha”?
Qual é o feitiço que ela tem, que quem nela entra nunca mais a esquece?
Será o perfume das suas flores, será o encanto do seu bosque?

Continuar lendo

Maria Inês Weigert Galvão
Maria Inês é uma das fundadoras e atual diretora pedagógica da Escola Trilhas.

Antes de falar as crianças cantam!

Considerações sobre o ensino de música na educação infantil

Escrever sobre criança, música e educação é abordar uma dimensão da vida que marcou profundamente cada um de nós. Basta lembrar que as músicas que nos embalaram para dormir na intimidade da família foram muitas vezes reencontradas quando tivemos nossas primeiras experiências no ambiente educacional. Essa trajetória permite afirmar que, dentre suas diversas funções na educação, a música ocupa um importante papel na transição entre a família e os espaços da Educação Infantil, confortando a criança no processo de adaptação ao desconhecido ambiente onde ela passará a maior parte do dia e onde ela construirá novos laços sociais e culturais.

Continuar lendo

Guilherme Romanelli
Músico e Professor do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná.
Página 1 de 212