“…no dicionário haverá diferenças
do que se fala, se diz ou se pensa.
E esse sotaque presente na voz
é o que desata todos nós…”
Milton Karam e alunos da turma Nós da Língua- 2009.

A origem do Projeto Trilhas Sonoras se deu em 2001, durante o desenvolvimento do projeto Nome de Turma. Naquele ano, o músico e compositor Milton Karam presenteou a turma da sua filha – do Jacaré – com uma música sobre o tema. Foi um sucessoNeste post, Milton conta como tudo começou! Clique aqui para ler.

Diante do envolvimento dos alunos e professores, a Trilhas passou a incorporar uma música ao nome de turma.

Desde então, todos os anos, cada turma realiza pesquisas sobre o tema, elege um nome e produz textos coletivos. Esses relatos de pesquisa são entregues aos compositores, que se inspiram nos textos dos alunos para criar as letras das canções. Os CDs são produzidos em parceria com o Milton e desde 2008 também com a Parabolé – Educação e Cultura.

Como funciona?

O projeto “Trilhas Sonoras” começa no início do ano, a partir de um tema gerador selecionado pela equipe pedagógica, e culmina com a gravação das musicas no final do ano.

Concebido para ser um gerador de situações de ensino, nas diversas áreas do conhecimento, o projeto trabalha, a cada ano, um tema articulador de um grande processo que perpassa a proposta curricular da escola.

Este projeto envolve diferentes práticas de linguagem oral e escrita e engloba também as áreas de natureza e sociedade, literatura, arte e aspectos da cultura geral, considerando a amplitude dos temas escolhidos a cada ano.

Compartilhar ideias, sentimentos e decisões dentro da escola permite que os alunos ampliem seu repertório de pensamentos e ações. “Tudo isso também são instrumentos para eles lidarem com as futuras questões que irão enfrentar no contexto social e na construção do senso de coletividade e cidadania”, explica Maria Inês W. Galvão, diretora pedagógica da Trilhas.

No vídeo abaixo conheça trajetória do projeto Trilhas Sonoras até o ano de 2011.

Na Rádio Trilhas você pode ouvir todos os cds. Se desejar, pode comprar os cds completos ou as músicas individuais.

As canções com valor R$ 0,00 podem ser baixadas sem custo, basta fazer o cadastro. 

Na loja virtual da Trilhas você pode encontrar os cds físicos a venda. Entregamos para todo o Brasil!