11 DE JUNHO TEM FESTA JUNINA NA TRILHAS

PROGRAMAÇÃO
9h às 12h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) do Ensino Fundamental I e II
14h às 17h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) da Educação Infantil 

Nosso arraiá está chegando! Para quem já participou noutros anos, é hora de recordar o quão especial este evento é para a comunidade trilheira. Para quem participará pela primeira vez, esperamos que as boas lembranças deste dia fiquem guardadas na memória! 

Por aqui, os dias tem sido de muita música junina, ensaios de danças, bandeirinhas ao vento e confecção da decoração. Soubemos que até o Boi trilheiro dará o ar da graça, juntamente com sua trupe. Nossa equipe de cozinha já está se organizando para preparar os quitutes caseiros e saudáveis, com muita dedicação e primor. Em sala de aula, as turmas estão trabalhando o tema de diferentes maneiras.

Na preparação para a festa, estamos dialogando com as turmas sobre como começaram os festejos juninos no Brasil, que têm origem nas festas pagãs do solstício de verão, realizadas para comemorar a colheita e a fartura de alimentos! Assim, na Festa Junina Trilheira neste ano queremos celebrar a colheita de tudo o que a Escola Trilhas semeou em seus 27 anos de história.

Na festa da manhã, as turmas do Ensino Fundamental I irão celebrar as tradições nordestinas e os nossos alunos do Fundamental II terão uma participação especial no Boi Trilheiro. Já na festa da tarde, os alunos do Infantil I ao VI irão resgatar clássicos juninos. A organização das turmas para as apresentações da festa junina é tradicionalmente feita pelos professores de Música, Educação Física e Movimento, que se unem para trabalhar as danças, sob um planejamento pedagógico previamente definido.

Nestas semanas que precedem a festa, as turmas estão ensaiando e pesquisando sobre as comidas, vestimentas, danças e músicas típicas gaúchas e juninas. A proposta é levar os alunos a mergulharem no tema junino, oportunizando conhecerem, além dos movimentos típicos dessas danças, um pouco da sua história e a importância dessa tradição para a cultura brasileira. O trabalho pedagógico chega ao seu ponto alto no dia da festa, quando as crianças apresentam as danças, cantam, divertem-se e vivenciam na prática tudo o que foi conversado em sala e durante os ensaios. Desta maneira, como pano de fundo deste grande arraial, temos um resgate do modo de vida no campo, da cultura sertaneja e gaúcha, das tradições populares e do folclore brasileiro.

No dia da festança, o grupo “Cai Cai Balão”, do professor de música Paulo de Nadal, acompanhará todas as danças ao vivo. Para encerrar a festa, teremos a presença do nosso querido Boi Trilheiro. 

Vamos relembrar essa divertida história e matar as saudades da Onça Pintada, dos Cavalinhos e das Mulinhas, da Bernunça, do Tamanduá e da encantadora Maricota!

As danças das turmas e a festa do Boi Trilheiro acontecerão no palco a ser montado no estacionamento da Rua Simão Bolívar (acesso pelo deck do pátio do Pomar, que fica na Casa do Bosque). 

CLIQUE AQUI para ver um vídeo especial sobre o Boi Trilheiro. 

CLIQUE AQUI para saber como foi nossa Festa Junina em 2019.

 

Related posts

Trilha Solidária

Há quase 20 anos, a Trilhas recebeu um pedido para ajudar a arrecadar alimentos para uma instituição de caridade. A vontade de ajudar e de ser solidário contagiou a escola e assim começou o projeto Trilha Solidária. A contribuição é voluntária e a arrecadação é feita da seguinte maneira: no começo de cada mês, a

Leia Mais

Feliz Dia das Mães

MÃES As mães não inventaram o Dia das Mães, o comércio inventou o Dia das Mães. As mães inventaram o colo carinhoso, o beijo lambuzado de sorvete, o abraço cheio de areia e barro, as mãozinhas sujas de tinta em seu vestido novo. As mães inventaram o doce olhar lacrimoso no dia do casamento do

Leia Mais