Turmas dos terceiros anos se reunem para conversar sobre: o que é notícia?

Na sexta-feira, dia 15/9, as turmas dos terceiros anos tiveram uma roda de conversa com a jornalista Cátia Reis, que trabalha no Setor de Comunicação da Trilhas.

Bate-papo sobre o tema: o que é notícia?

Os alunos puderam conhecer um pouquinho sobre as funções dos profissionais envolvidos na produção de uma notícia como: editor, pauteiro, produtor, fotógrafo, cinegrafista, fotojornalista, etc. Entre outras coisas, as turmas aprenderam a identificar a estrutura do gênero textual NOTÍCIA. Foi interessante para os alunos descobrirem, por exemplo, que apenas com a leitura do lide (primeiro parágrafo do texto) é possível saber as principais informações da notícia.

Cátia, professora Giovana e alguns alunos da Turma da Capoeira.

“Isso acontece porque ele é escrito pelo jornalista com a intenção de responder às seguintes perguntas: Quem? O quê? Como? Quando? Onde e Porquê? Mas essas perguntas também podem ser respondidas no título, título auxiliar ou nos demais parágrafos”, explicou Cátia.

As tirinhas da Mafalda instigaram o grupo a refletir sobre a função das mídias e a importância de ler as notícias com olhar crítico.