A Turma do Berimbau, no dia sete de agosto, assistiu na aula de Educação Física, na quadra da Escola Trilhas, uma apresentação de Capoeira de um grupo trazido pelo professor Marcolino.

11

Eram três rapazes que mostraram o toque do Berimbau enquanto faziam os movimentos desta dança.

Cantaram várias músicas, como a música da Angola e os alunos batiam palmas no ritmo 1, 2, 3 / 1, 2, 3. A batida das palmas é quase sempre a mesma.

Os Capoeiristas contaram que existem três tipos de berimbaus. O gunga é o que comanda a roda e tem som mais alto de todos os berimbaus. O médio acompanha o gunga. E o viola faz o que quiser, pode começar acompanhando o gunga e depois fazer toques que não são da música que está sendo tocada.

Foi uma aula muito legal, até as turmas que estavam em outras aulas sentaram na quadra para assistir, e o André, aluno do 4º ano, foi dançar junto com eles.

A capoeira é uma arte marcial que significa “o que foi mata” . É uma mistura de arte marcial, esporte, cultura popular e música.

Neste dia a turma do Berimbau se divertiu e cantou com o som do berimbau e do atabaque.

Guilherme Katzwinkel Silva.

 

Related posts

Confiram como foi a 23ª Feira do Livro da Trilhas!

Nossa 23ª Feira do Livro, que aconteceu no sábado, dia 22/9, foi um sucesso! O dia estava lindo, muitas famílias presentes para acompanhar a programação cheia de atividades! O evento contou com espaços para as turmas apresentarem seus livros coletivos, compra e troca de livros e gibis, contação de histórias, leituras dramáticas pelos 5º anos

Leia Mais

Alunos e alunas vivenciam uma visita à Feira

A nutricionista Graziela Carrão, responsável pelo Setor de Alimentação e Nutrição da Escola Trilhas, realizou uma atividade com as turmas do Infantil V para enriquecer as conversas sobre o projeto que este nível desenvolverá no Simpósio Criança, Mídia e Consumo: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. A ideia de “ir à feira com a Grazi” foi para criar uma

Leia Mais

Atenção! o Tamanduá-Bandeira corre risco de extinção.

As turmas dos infantil VI (Peixe Boi e Tamanduá-Bandeira) estão investigando animais que correm risco de extinção. Acompanhe abaixo o texto coletivo produzido pelas crianças, com a ajuda das Professoras Renata e Karen. “Você conhece o Tamanduá-Bandeira? Ele é um mamífero que vive no cerrado e se camufla nos matos maiores. E mesmo conseguindo se

Leia Mais