Turma do Berimbau e Capoeira

A Turma do Berimbau, no dia sete de agosto, assistiu na aula de Educação Física, na quadra da Escola Trilhas, uma apresentação de Capoeira de um grupo trazido pelo professor Marcolino.

11

Eram três rapazes que mostraram o toque do Berimbau enquanto faziam os movimentos desta dança.

Cantaram várias músicas, como a música da Angola e os alunos batiam palmas no ritmo 1, 2, 3 / 1, 2, 3. A batida das palmas é quase sempre a mesma.

Os Capoeiristas contaram que existem três tipos de berimbaus. O gunga é o que comanda a roda e tem som mais alto de todos os berimbaus. O médio acompanha o gunga. E o viola faz o que quiser, pode começar acompanhando o gunga e depois fazer toques que não são da música que está sendo tocada.

Foi uma aula muito legal, até as turmas que estavam em outras aulas sentaram na quadra para assistir, e o André, aluno do 4º ano, foi dançar junto com eles.

A capoeira é uma arte marcial que significa “o que foi mata” . É uma mistura de arte marcial, esporte, cultura popular e música.

Neste dia a turma do Berimbau se divertiu e cantou com o som do berimbau e do atabaque.

Guilherme Katzwinkel Silva.