trilhas tardes poéticas banner site 2015                                                    

Em poesia, as palavras tomam um sentido mais amplo, atingindo muitos significados. Tanto o poeta como o bom leitor de poesia têm de sentir toda a carga de emotividade e de sentido que as palavras trazem (Elias José, in: A poesia pede passagem, 2003, p.37).

 

A tarde poética é um evento que acontece mensalmente e envolve os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. As turmas selecionam, ensaiam e se preparam para recitar e encenar poemas para toda a escola!

As professoras trabalham com uma parlenda ou poema, desenvolvendo a memorização, a linguagem oral (aprender a falar, a declamar com ritmo, fluência, entonação de voz e expressividade), postura e formalidade adequada para as apresentações.

Com esse evento, as crianças aprendem a ouvir e respeitar o outro, formando espectadores capazes de apreciar um espetáculo. Além disso, os alunos têm a possibilidade de se colocar em outro papel, ou seja, o papel de apresentadores.

Por que ler e ouvir poesia?  

Poesia não precisa de porquês, beleza e arte não precisam ser explicadas, e sim sentidas e vividas, mas se só isto não bastar podemos ficar com a explicação dada por José Paulo Paes: “Por via da fruição lúdica da poesia é possível implantar na criança a semente de um gosto que, persistindo na adolescência, talvez a leve, na idade adulta, à leitura prazerosa da grande poesia. Só assim aquele ‘menino interior que, em forma de resíduo um pouco bárbaro, todos conservamos (1)’ nos poderá salvar ocasionalmente da obtusidade e da vulgaridade da vida dita prática, mantendo-nos em estado  de permanente convalescença diante da novidade do mundo”. (1)

Ortega y Gasset

Confiram as fotos da nossa tarde poética do mês de maio!

ENSINO FUNDAMENTAL

Confiram as fotos da nossa tarde poética do mês de agosto!

 EDUCAÇÃO INFANTIL 

Related posts

Confiram como foi a 23ª Feira do Livro da Trilhas!

Nossa 23ª Feira do Livro, que aconteceu no sábado, dia 22/9, foi um sucesso! O dia estava lindo, muitas famílias presentes para acompanhar a programação cheia de atividades! O evento contou com espaços para as turmas apresentarem seus livros coletivos, compra e troca de livros e gibis, contação de histórias, leituras dramáticas pelos 5º anos

Leia Mais

Alunos e alunas vivenciam uma visita à Feira

A nutricionista Graziela Carrão, responsável pelo Setor de Alimentação e Nutrição da Escola Trilhas, realizou uma atividade com as turmas do Infantil V para enriquecer as conversas sobre o projeto que este nível desenvolverá no Simpósio Criança, Mídia e Consumo: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. A ideia de “ir à feira com a Grazi” foi para criar uma

Leia Mais

Atenção! o Tamanduá-Bandeira corre risco de extinção.

As turmas dos infantil VI (Peixe Boi e Tamanduá-Bandeira) estão investigando animais que correm risco de extinção. Acompanhe abaixo o texto coletivo produzido pelas crianças, com a ajuda das Professoras Renata e Karen. “Você conhece o Tamanduá-Bandeira? Ele é um mamífero que vive no cerrado e se camufla nos matos maiores. E mesmo conseguindo se

Leia Mais