trilhas tardes poéticas banner site 2015                                                    

Em poesia, as palavras tomam um sentido mais amplo, atingindo muitos significados. Tanto o poeta como o bom leitor de poesia têm de sentir toda a carga de emotividade e de sentido que as palavras trazem (Elias José, in: A poesia pede passagem, 2003, p.37).

 

A tarde poética é um evento que acontece mensalmente e envolve os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. As turmas selecionam, ensaiam e se preparam para recitar e encenar poemas para toda a escola!

As professoras trabalham com uma parlenda ou poema, desenvolvendo a memorização, a linguagem oral (aprender a falar, a declamar com ritmo, fluência, entonação de voz e expressividade), postura e formalidade adequada para as apresentações.

Com esse evento, as crianças aprendem a ouvir e respeitar o outro, formando espectadores capazes de apreciar um espetáculo. Além disso, os alunos têm a possibilidade de se colocar em outro papel, ou seja, o papel de apresentadores.

Por que ler e ouvir poesia?  

Poesia não precisa de porquês, beleza e arte não precisam ser explicadas, e sim sentidas e vividas, mas se só isto não bastar podemos ficar com a explicação dada por José Paulo Paes: “Por via da fruição lúdica da poesia é possível implantar na criança a semente de um gosto que, persistindo na adolescência, talvez a leve, na idade adulta, à leitura prazerosa da grande poesia. Só assim aquele ‘menino interior que, em forma de resíduo um pouco bárbaro, todos conservamos (1)’ nos poderá salvar ocasionalmente da obtusidade e da vulgaridade da vida dita prática, mantendo-nos em estado  de permanente convalescença diante da novidade do mundo”. (1)

Ortega y Gasset

Confiram as fotos da nossa tarde poética do mês de maio!

ENSINO FUNDAMENTAL

Confiram as fotos da nossa tarde poética do mês de agosto!

 EDUCAÇÃO INFANTIL 

Related posts

Escolas começam a enfrentar déficit de natureza das crianças

Se alguma escola ainda tem grama sintética no parquinho é melhor arrancá-la imediatamente. Está tudo errado nessa ideia meio anos 1980 de se construir um ambiente artificial para que a criança não se suje enquanto brinca no intervalo. Primeiro, porque a brincadeira no pátio não é vista mais apenas como algo que o aluno faz

Leia Mais

Todas as escolas públicas de Nova York aderem à Segunda Sem Carne

Já está mais do que comprovado pela ciência de que uma das melhores maneiras de ajudarmos o meio ambiente éreduzir o consumo de carneou abraçar de vez a dieta vegetariana. Especialistas dizem que reduzir o consumo de carne vermelha é mais eficaz contragases do efeito estufado que deixar de andar de carro. Foi pensando nisso

Leia Mais