Sintomas do zika vírus nas crianças

Os principais sinais de febre baixa, coceira, vermelhidão nas extremidades do corpo e dor nas articulações são comuns tanto em adultos quanto em crianças, e se confundem com outras doenças comuns na infância

Menina_triste-600x440

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo responsável pela transmissão da dengue e da chikungunya, o vírus zika se manifesta com sintomas de febre baixa, manchas pelo corpo, principalmente nas extremidades, enjoo, coceira, conjuntivite leve, sem pus, e dor nas articulações. Os sinais são comuns para adultos e também para as crianças, e podem ser confundidos com doenças comuns da infância.

O diagnóstico, portanto, pode ser bem desafiador, segundo a Academia norte-americana de Pediatria. Para confirmar se é de fato zika, ou outra doença como dengue, chikungunya, rubéola ou mesmo citomegalovírus, a criança deve passar por exames.

Tanto bebês, quanto crianças pequenas, podem contrair o vírus, e os sintomas podem levar até 12 dias para se manifestar. Quando se apresentam, levam de dois a sete dias para desaparecer.

O tratamento da zika se dá pela amenização dos sintomas. Evite medicamentos, e dê muitos líquidos para as crianças.

Fonte: Gazeta do Povo.

Related posts