Semana Pedagógica – Julho de 2015

Semana Pedagógica dos professores da Trilhas: Decifrando a Natureza

Professores da Escola Trilhas viajam a Vila Velha no início da semana pedagógica de julho como parte do projeto Trilhas Sonoras que tem como tema, este ano, “Decifrando a Natureza”. O estudo de campo foi orientado pelos professores doutores Franklin Galvão e Rodrigo Kersten das Universidades UFPR e PUC-PR, respectivamente.

O objetivo do passeio foi ampliar a compreensão da equipe acerca das riquezas naturais que circundam o Paraná, sua história geológica, as mudanças sofridas pela paisagem ao longo do tempo e as relações entre fatores geográficos e sociais da região.

O passeio contou com uma primeira parada na Escarpa Devoniana, mais conhecida como Serra de São Luis do Purunã, para uma aula com os professores sobre planaltos, serras, natureza, falhas, paisagens, períodos geológicos, Índice de Desenvolvimento Humano e outras, o que proporcionou momentos de grandes aprendizagens a todos.

A chegada a Vila Velha proporcionou descobertas e estudos quanto à história do parque, compreensão de tipos e formação das rochas, bem como observação dos arenitos, que com ação dos ventos e chuvas ao longo de muito tempo, tomaram formas muito interessantes.

Essa experiência mostrou que há muito o que se aprender fora dos muros escolares e certamente irá contribuir para aprendizagens mais concretas e significativas dos nossos alunos.

Confira as fotos!

Também, nesta semana, todos os funcionários da Escola participaram do curso de capacitação de Brigada de Emergência – Com ênfase em primeiros socorros e combate a incêndios.

Além disso, a equipe pedagógica atualizou seus projetos e fizeram um cronograma de atividades que serão trabalhadas ao longo do próximo semestre.

E, para fechar a semana pedagógica, e dar as boas vindas ao 2º semestre, toda a equipe da Trilhas aproveitou o almoço de confraternização elaborado pela cozinha da Escola.

A equipe está mais que preparada para o 2º semestre!

Related posts

Confiram como foi a 23ª Feira do Livro da Trilhas!

Nossa 23ª Feira do Livro, que aconteceu no sábado, dia 22/9, foi um sucesso! O dia estava lindo, muitas famílias presentes para acompanhar a programação cheia de atividades! O evento contou com espaços para as turmas apresentarem seus livros coletivos, compra e troca de livros e gibis, contação de histórias, leituras dramáticas pelos 5º anos

Leia Mais

Alunos e alunas vivenciam uma visita à Feira

A nutricionista Graziela Carrão, responsável pelo Setor de Alimentação e Nutrição da Escola Trilhas, realizou uma atividade com as turmas do Infantil V para enriquecer as conversas sobre o projeto que este nível desenvolverá no Simpósio Criança, Mídia e Consumo: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. A ideia de “ir à feira com a Grazi” foi para criar uma

Leia Mais

Atenção! o Tamanduá-Bandeira corre risco de extinção.

As turmas dos infantil VI (Peixe Boi e Tamanduá-Bandeira) estão investigando animais que correm risco de extinção. Acompanhe abaixo o texto coletivo produzido pelas crianças, com a ajuda das Professoras Renata e Karen. “Você conhece o Tamanduá-Bandeira? Ele é um mamífero que vive no cerrado e se camufla nos matos maiores. E mesmo conseguindo se

Leia Mais