Jerônimo Totes e suas estranhas mascotes – M.P. ROBERTSON

Jeronimo Totes e suas estranhas mascotes

Jerônimo Totes tem estranhas mascotes. Apesar disso, ele conhece uma coisa mais babona, mais barulhenta, mais gulosa, mais aterrorizante, mais forte, mais fedorenta e mais estranha que todas as suas mascotes juntas! Mas, o que pode ser isso? Você tem coragem de ler este livro para descobrir?

Você conhece a Joana? – MARIA EUGENIA

voce conhece a joana

Você conhece as Joanas? Elas têm o mesmo nome e muitas coisas em comum. Mas as diferenças… também não são poucas! Com texto ágil e imagens instigantes, que completam o entendimento da obra, a autora apresenta ao jovem leitor duas meninas chamadas Joana. Elas sabem que são diferentes, mas não deixam que isso se torne um empecilho para uma grande amizade.

Flop a história de um peixinho japonês na China – LAURENT CARDON

flop a história de um peixinho japonês na China

Certo dia, o menino resolve comprar um peixinho para ser seu animal de estimação e lhe dá o nome de Flop. Os dois amigos brincam, tomam banho juntos, e até o passeio pelas ruas é uma diversão. Porém, um fato inesperado dará um novo rumo a esta amizade tão especial. Após adquirir um animal de estimação e dividir com ele os melhores momentos de sua vida, o menino se vê diante de um dilema: libertar o peixinho ou continuar com ele no aquário? Nesta poética narrativa de imagem são discutidos temas como amizade, liberdade e respeito ao próximo.

A carta roubada – EDGAR ALLAN POE

a carta roubada

Em ”A carta roubada”, o investigador Chevalier Auguste Dupin precisa decifrar um mistério: quem teria roubado a valiosa carta do ministro D.? Intrigas políticas e alta sociedade, um ministro ladrão, um policial incansável e um investigador que sabe raciocinar com uma lógica diferente são os personagens desta clássica obra de Edgar Allan Poe.

O menino que sabia colecionar – EDISON VEIGA

o menino que sabia colecionar

Ronaldo, ou Nardinho como é conhecido, tem sete anos e uma mania que carrega desde os quatro: colecionar. Mas não pense que Nardinho coleciona bolinhas de gude, gibis, tampinhas de garrafa como toda criança. Nardinho é diferente. Ele gosta de colecionar palavras, madrugadas, orvalhos, estrelas, lágrimas, nuvens. Uma coleção de impossíveis, como diz seu amigo João.

Nesta poética narrativa, ricamente ilustrada por Sandra Jávera, aprendemos a ver, pelos olhos de uma criança, a beleza e o mistério das coisas, um encantamento com a vida e com o mundo que só é possível ser descoberto durante a infância.

Em sua primeira obra para crianças, o jornalista Edison Veiga brinca com a linguagem e une humor e emoção em uma história que encanta crianças e adultos.

O mundo da música – NEREIDE SCHILARO SANTA ROSA

o mundo da musica

Neste primeiro volume, vamos perceber aqueles sons do dia a dia que estão sempre ao nosso redor. Mas também passearemos pelos ritmos e instrumentos musicais, conhecendo-os e aprendendo a diferenciá-los entre si. Se der vontade de brincar, não tem problema, o livro está repleto de brincadeiras sonoras e também inclui um CD, unindo diversão e aprendizado.

Mancha, a menina maldesenhada – MARIA EUGENIA

mancha, a menina maldesenhada

Algumas meninas se acham mal desenhadas. Reclamam do nariz, do cabelo, do peso…reclamam de tudo! mancha, não. Por que será ?

O amuleto perdido e outras lendas africanas – MAGDALENE SACRANIE

O amuleto perdido e outras lendas africanas

Esta inédita coletânea apresenta contos populares de diferentes tradições africanas – desde as planícies agrestes do Sudão até uma pequena aldeia em Camarões. Saiba como a sabedoria se espalhou pelo mundo, por que o casco do jabuti é remendado e como a lebre ficou com o lábio partido; emocione-se com a história de Ntagi, que perdeu seu precioso amuleto no fundo do mar, o caso do jovem que queria se casar com a filha do Senhor da Chuva e as proezas da encantadora Ten para conquistar o reino de Samanyana Basi. São lendas e fábulas de vários países da África que retratam a cultura e a sabedoria desse povo.

A árvore da família – MAÍSA ZAKZUK

a arvore da familia

Há muito tempo, um homem chega a uma bela floresta e decide erguer ali seu novo lar. Sozinho, limpa a mata e abre terreno para criar animais, cultivar alimentos e obter a madeira que servirá para construir sua casa. Caprichosamente, escolhe preservar uma árvore nativa em seu jardim. Os anos passam e as gerações de descendentes daquele homem desfrutam a companhia da bela árvore, até que sua existência acaba ameaçada pelo progresso da região. Caberá a um garotinho, bisneto do bisneto do pioneiro, comandar a resistência e salvar a árvore da família.

Parlendas para brincar – JOSCA AILINE BAROUKH, LUCILA SILVA DE ALMEIDA

parlendas pra brincar

Brincar de roda, pular corda, bater palmas e outras brincadeiras tradicionais das crianças sempre são acompanhadas de músicas com rimas contagiantes que grudam na memória: uni duni tê; hoje é domingo, pé de cachimbo…

Ler é uma gostosura – TODD PARR

ler e uma gostosura

Em Ler é uma gostosura, Todd mostra que ler não é importante apenas para “viajar” com a imaginação, mas para quase tudo na vida. É preciso saber ler para aprender a cozinhar, para entender as placas na rua, para conhecer novas culturas e muito mais. Com humor e simplicidade, o autor incentiva a leitura e mostra a importância da alfabetização.

Por que eu vou pra a escola? – OSCAR BRENIFIER

por que eu vou para a escola

Como toda criança, Felipe sempre faz perguntas difíceis de responder. Com seu ursinho Zof, ele tenta descobrir as respostas com todos aqueles que encontra pela frente.

Uma divertida história para abordar as primeiras grandes perguntas dos pequenos!

Chopin – ANNA OBIOLS

chopin

No inverno de 1838, Chopin resolveu fazer uma viagem para Palma de Maiorca, na Espanha, em busca de um clima melhor para sua saúde. Lá chegando, instalou-se com seu piano no convento de Valldemosa, onde revisou e terminou seus 24 prelúdios.

Conheça os detalhes dessa travessia cheia de incidentes a bordo do navio El Mallorquín e os apuros vividos por Chopin para salvar seu piano.

O CD contém uma coletânea de obras relacionadas à viagem.

O bicho-papinha – PAULA BROWNE

bicho-papinha

Há várias gerações, o bicho-papão tem sido um dos seres imaginários que mais amedronta e causa pesadelos nas crianças pequenas. Por isso, nesse livro, a mãe preferiu inventar para seu filho a história de um bicho-papinha que não era tão monstruoso assim. Mas será que o menino gostou?

O coelho sem orelhas – KLAUS BAUMGART, TIL SCHWEIGER

o coelho sem orelhas

Ninguém quer ser amigo do coelho sem orelhas. De repente ele encontra um ovo e cultiva uma grande amizade. O que aconteceu depois que o ovo se partiu?

Meu avô africano – CARMEN LUCIA CAMPOS

meu avo africano

O garoto Vítor Iori descobre que a vinda dos africanos para o Brasil foi bem diferente da dos imigrantes europeus. Ele aprende com seu avô Zinho a história de seus antepassados, como era a vida no período da escravidão, a origem de seu próprio nome e descobre a importância de preservar as raízes de seu povo. Com a ajuda de sua tia e de seu avô, Vítor apresentará na escola um trabalho que será uma verdadeira aula sobre a riqueza da cultura africana.

Um universo numa caixa de fósforos – ALEXANDRE RAMPAZO

um universo numa caixa de fosforo

Um menino, uma caixa de fósforos, e as melhores coisas do mundo dela! Maximiliano era assim: guardava tudo de que mais gostava, e queria só para si, dentro de uma pequena caixa de fósforos. Era como mágica! Todos do colégio adoravam quando Max abri a caixa de fósforos e lhes mostrava tudo o que havia lá dentro: o carro mais rápido, a casa mais linda, o foguete mais gigante, a lua mais brilhante de uma noite de verão, e um montão de coisas fantásticas que eram só dele. Só dele! Mas será que Maximiliano realmente tinha tudo o que mais queria em seu universo numa caixa de fósforos? Nesta fabulosa história, descubra as surpresas que esta caixinha pode guardar…

Pé de limerique – VIVIANE VEIGA TÁVORA

pe de limerique

Escrito pela premiada Viviane Veiga Távora e ilustrado por Carla Irusta, este livro reúne limeriques que brincam com os sons e os vários sentidos da palavra ‘pé’.

Buááá – SILVANA TAVANO

buaaa!

Por que choramos? Pode ser por causa de um cisco no olho apenas, ou então um grande susto, ou uma saudade forte, ou por raiva e até mesmo por felicidade. Silvana Tavano trata do choro de uma forma poética e doce, que fica ainda mais delicada graças às ilustrações de Maria Eugenia.

Quem perdeu um elefante? – CRISTINHA VON, CARLA IRUSTA

quem perdeu um elefante

De repente, um elefante surgiu na cidade, sozinho, e abalou a rotina do lugar. Ninguém sabia o que fazer. Chamaram os bombeiros, os policiais, os veterinários e os repórteres. Será que ele era bravo? Brincalhão? Macho? Fêmea? Em pouco tempo, o espanto e a desconfiança desapareceram e todos perceberam que ele era um elefante muito especial.

Como começa? – SILVANA TAVANO

como começa

Será que o mundo começou num dia 1º de janeiro? E o mar, começa ou acaba na areia? Instigando a curiosidade e a reflexão, os versos deste livro propõem indagações simples, mas repletas de mistério, como as questões que todas as crianças costumam fazer.

O nariz da vovó – EVA SANTANA

nariz da vovo

É uma história que brinca com a característica infantil de entender tudo ao pé da letra. Um dia, Joana escutou uma conversa entre a mãe e a vizinha que a deixou preocupada: elas diziam que a menina tinha o nariz da avó! Ela saiu procurando o tal do nariz pela casa, mas não se lembrava de ter mexido nele, até que encontrou um retrato da avó e entendeu tudo! Ela tinha mesmo o nariz da vovó!

Máquinas do tempo – ROMONT WILLY

maquinas do tempo

Hoje em dia, as crianças fazem praticamente tudo no computador: estudam, escutam música, conversam com amigos, assistem a filmes… Mas será que elas imaginam como era diferente há 60 anos? Nesse livro, durante uma conversa entre avô e neto, essas diferenças vêm à tona e mostram a ambos que o moderno e o antigo não se anulam, mas se complementam.

Lino – ANDRÉ NEVES

Lino

Lino é um porquinho e vive numa loja de brinquedos. Neste livro, você vai conhecer a história de amizade entre ele e Lua, uma coelha branca com uma luz que acendia em sua barriga. Um dia, Lua desaparece da loja de brinquedos e Lino tem uma grande surpresa.

O porquê dos por quês – SILVIA ZATZ

porque dos porques

Tuco, Pepo, Joca e Max são quatro amigos que adoram brincar de inventar respostas para os vários “por quês” da vida. Inclusive para aqueles que os adultos geralmente não sabem responder. Por que as hienas riem? Ou por que há estrelas no céu? Desse jeito, com respostas que eles recriam a cada momento, os meninos vão descobrindo o mundo e fazendo graça.

O casamento da macaca – Paula Browne

casamento da macaca

Para comemorar os 10 anos da personagem, Paula Browne escreveu uma nova história da Macaca. Agora, ela vai se casar em pleno dia de São João. Só que ela, vaidosa como sempre, demora tanto para se enfeitar que o noivo acaba se casando com outra. Sem problema: a Macaca logo arruma um novo candidato para não perder a festa!

Cavalinhos de madeira – KATE WESTERLUND

cavalinhos de madeira

Muitos são os segredos que podemos encontrar em uma boa leitura.É exatamente isso que Ciça irá descobrir ao resolver dar uma volta no parque.Com a ajuda de Bibluto e de Pégaso, a garota irá embarcar em sua primeira viagem pelo mundo da imaginação. Voar em um cavalo alado, visitar a terra dos dragões pode ser bem mais fácil do que parece, e ainda mais divertido!

O dragão e a dupla insuportável – M.P. ROBERTSON

o dragao e a dupla insuportavel

“Por toda a noite eles lutaram. As pessoas no castelo tremiam em suas casas, os urros dos gigantes ressoavam pelo reino”. Esta é quarta história estrelada por Jorge e dragão, com a garantia de deliciar fãs de contos de fadas de todas as idades.

Related posts

Antiprincesas: mulheres reais que inspiram novas gerações

Frida Kahlo, Violeta Parra, Juana Azurduy e Clarice Lispector são os rostos da coleção infantojuvenil Antiprincesas. Como é que estas mulheres ajudaram a mudar o mundo? Vem descobrir. Quatro mulheres. Quatro heroínas. Quatro histórias inspiradoras. São estes os ingredientes que compõem a coleção Antiprincesas, originalmente publicada pela editora argentina Chirimbote, no Brasil pela editora e

Leia Mais

Resenhas literárias de junho, 2017

Conheça o acervo da nossa biblioteca! ZUMBI DOS PALMARES NOVO Marcos Antonio Cardoso/ Maria de Lourdes Siqueira A publicação introduz o leitor aos assuntos relativos ao povo negro no Brasil por meio de um texto leve, fundamentado em pesquisa histórica. Retoma assuntos como a resistência do povo escravizado em terras brasileiras, com especial

Leia Mais

Resenhas literárias de maio, 2017

Conheça o acervo da nossa biblioteca! ROMEU E JULIETA Mauricio de Sousa Nesta versão do clássico ”Romeu e Julieta”, os personagens de Mauricio de Sousa interpretam essa inesquecível história da literatura mundial. De um lado, os Montecchio; do outro, os Capuleto, famílias rivais que viviam em constante conflito na cidade de Verona, na

Leia Mais