Resenhas literárias de outubro, 2016

Conheça o acervo da nossa biblioteca!

NZUÁ E O ARCO-ÍRIS

Julio d´Zambê

nzua

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta obra fala sobre a construção de um mundo melhor, um mundo de paz. Na pele do personagem Nzuá, um menino africano nascido em Angola, seu autor, Júlio D’Zambê, convida os leitores a deixarem viver a criança que existe dentro de cada um e, assim, com a honestidade e a inocência que há na criança, estabelecerem relações uns com os outros.

 

A HISTÓRIA DE AMOR DE PITÁ E MOROTI 

Marco Haurélio

historia-de-amor

 

 

 

 

 

 

 

 

A lenda que você ler, recriada em cordel, era contada há muitas gerações pelo povo guarani, que vivia às margens do rio Paraná, do lado argentino. Boa parte na nação guarani sucumbiu a invasão de suas terras, pelos europeus , a partir do século XVI. Além de serem submetidos a trabalhos forçados e a outras formas de violências, muitos não resistiram às doenças trazidas pelo colonizador branco.

 

GUAYNÊ: DERROTA A COBRA GRANDE, UMA HISTÓRIA INDIGENA

Tiago Hakiy

guayne

 

 

 

 

 

 

 

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) – seção brasileira do International Board on Books for Young People (IBBY), cuja missão é divulgar livros de qualidade para crianças e jovens -, reconhecendo o trabalho inédito da escrita literária criada por indígenas para esse público, e como ação de fortalecimento da nova década dos povos indígenas (2005-2015), proclamada pela UNESCO, criou, em 2004, em parceria com o Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (INBRAPI), por meio do Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas (NEArIn), o Concurso Tamoios de Textos de Escritores Indígenas. A obra Guaynê derrota a Cobra Grande – Uma história indígena, de Tiago Hakiy, amazonense de Barreirinha, filho da etnia sateré-mawé, é a vencedora do 9º Concurso Tamoios de Textos de Escritores Indígenas. A Autêntica Editora, unindo-se a essa ação inovadora, publica o texto vencedor, possibilitando que este, transformado em livro, seja lido por mais pessoas.

 

MENINO PARAFUSO

Olivia de Mello Franco

menino-parafuso

 

 

 

 

 

 

 

 

Saído de um canavial, um menino percorre os quintais da vizinhança e vai vestindo saias e anáguas que recolhe dos varais. Dança e rebola, gira, faz piruetas… À medida que se veste e desenvolve sua coreografia, a curiosidade (e, certamente, as hipóteses…) se instala no leitor – quem será esse menino? Aonde será que ele vai? Por que veste todas essas saias?

 

PARECE QUE FOI ONTEM 

Daniel Munduruku

parece-que-foi-ontem

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma viagem para dentro de um ritual indígena numa noite qualquer. Iluminado pela fogueira de todas as eras, o pajé nos conta sobre a água, o fogo, o ar e a terra, e sobre a sacralidade desses elementos na sua função de manter o equilíbrio do planeta. Ao lado das crianças, das mulheres e dos homens, a presença dos guerreiros e de todos os que se foram é sentida e reverenciada. E ‘Parece que Foi Ontem’…

 

OUTRAS TANTAS HISTÓRIAS INDÍGENAS DE ORIGEM DAS COISAS E DO UNIVERSO

Daniel Munduruku

outras-tantas-historias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Histórias presentes neste livro fazem parte de uma conversa entre a Natureza e a cultura indígena.

 

BREVE HISTÓRTIA DE UM PEQUENO AMOR 

Marina Colasanti

breve-historia

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma escritora encontra um ninho com dois filhotes de pombo. Por meio de uma prosa poética, o leitor compartilha as hesitações e os sucessos de uma história de crescimento e desenvolvimento. Como o próprio nome da obra diz, esta é uma história de amor, mas também de ciúme, aflição, paciência, saudade, preocupação, orgulho..

 

JARDIM DE VERSOS

Robert Louis Stevenson

jardim-de-versos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma escritora encontra um ninho com dois filhotes de pombo. Por meio de uma prosa poética, o leitor compartilha as hesitações e os sucessos de uma história de crescimento e desenvolvimento. Como o próprio nome da obra diz, esta é uma história de amor, mas também de ciúme, aflição, paciência, saudade, preocupação, orgulho..

 

CONTOS DOS CURUMINS GUARANIS 

Jeguaká Mirim

contos-dos-curumins

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois de mais de 500 anos de contato com os homens brancos, muitos povos indígenas perderam sua língua, suas terras e até foram extintos. Apesar desse longo convívio, o povo guarani mantém sua língua e suas cerimônias religiosas, que fazem parte do dia a dia nas aldeias. Contos dos curumins guaranis apresenta oito histórias que revelam um pouco do nhande reko (modo de vida) do povo guarani.

 

CONTOS DE MUITO POVOS

Tatiana Belinky

contos-de-muitos-povos

 

 

 

 

 

As histórias populares são transmitidas de geração a geração e trazem as questões mais humanas, a sabedoria tradicional e as marcas culturais de diferentes povos. É o que se revela nesta obra por meio de contos de diversos lugares do mundo, recontados pela escrita leve, fluida e bem-humorada de Tatiana Belinky.

 

O PEQUENO SAMURAI

ANDRE KONDO

pequeno-samurai

 

 

 

 

 

 

Os samurais eram guerreiros japoneses que se destacavam pelo rigoroso código de conduta, defendendo a justiça, a coragem, a compaixão, a cortesia, a sinceridade, a lealdade e a honra. Em O pequeno samurai, Yuji narra como descobriu, com a ajuda de seu avô, que era um pequeno samurai e como isso o ajudou em sua longa jornada rumo ao Brasil. De forma sensível e emocionante, o menino descreve como foi a despedida de sua terra natal, a aventura de viajar de navio até o outro lado do mundo e a descoberta de que no Brasil também existiam samurais. O livro recebeu o Prêmio Nacional de Literatura Infantil João-de-Barro em 2009, com dupla menção honrosa, no Júri Infantil e Adulto.

 

UM MENINO, SUA AMIGA, UM FICHÁRIO E DOIS PREÁS

Mirna Pinsky

um-menino-sua-amiga

 

 

 

 

 

A autora Mirna Pinsky conta esta história por meio de vários narradores: Jonas, seu fichário, as cartas de Mirela, uma carta do avô de Jonas e, de certa forma, também por Robinson Crusoé. As belas ilustrações de Carlos Fonseca e o projeto gráfico favorecem a percepção dessa mudança de narração, enriquecendo a história com mais uma narração, a visual.

 

O CAVALO TRANSPARENTE

Sylvia Orthof

cavalo-transparente

 

 

 

 

 

 

A cigana Carmen perdeu um vidrinho de perfume que guarda um mistério. Para encontrá-lo, ela conta com a ajuda do cavaleiro Montaria e seu cavalo transparente, feito de água tão clarinha que ninguém consegue enxergá-lo. Nessa aventura, eles encontram personagens insólitos como a Ilha, o Eco, a Sereia e Neto-Netuno. O livro traz a história em duas versões: conto e peça teatral.

 

O CACHORRO PERDIDO

Guido Van Genechten

cachorro-perdido

 

 

 

 

 

 

 

O cachorro está aflito- ele se perdeu de seu dono! Ajude-o a encontrá-lo no meio da multidão. Ele usa sapatos pretos, grandes e com cadarços e meias vermelhas com bolinhas brancas. Por meio de sutis pistas a história indica aos pequenos leitores a identidade e a aparência do dono desaparecido.

 

VOCÊ NÃO VEM BRINCAR

Ilan Brenman

voce-nao-vem-brincar

 

 

 

 

 

 

 

Nesta história tão divertida quanto atual o premiado autor Ilan Brenman conta a história de Pedro, um menino que, de tão distraído com suas brincadeiras eletrônicas, quase se esquece que há brinquedos que não precisam de bateria. Será que ele consegue encontrar um equilíbrio entre esses dois modos de brincar?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related posts

Semana Pedagógica 2019

Todos os anos, os trabalhos aqui na Trilhas começam com uma semana intensa de organização e preparação da equipe para o ano letivo que vai começar! Em 2019, abrimos nossa Semana Pedagógica em contato com a natureza, na Chácara Recanto Sagrado, em Campo Magro. Nos demais dias, uma intensa programação envolveu professores regentes e auxiliares

Leia Mais

Arrecadações da Trilha Solidária – 2019

Já faz alguns anos que a Trilhas recebeu um pedido para ajudar a arrecadar alimentos para a Creche Mãe Solidária, que fica no bairro Uberaba. A vontade de ser solidário e doar alimentos para crianças carentes contagiou a escola e deu-se início ao projetoTrilha Solidária. A arrecadação é feita da seguinte forma: no começo de

Leia Mais