Resenhas literárias: conheça o acervo da nossa biblioteca!

CACHINHOS DOURADOS 

Coleção Folha Contos e Fábulas para Crianças

cachinhos

Era uma vez uma mamãe ursa, um papai urso e um filhinho urso, que viviam em uma bela casa na floresta. Um dia, ao voltarem de um passeio, encontraram a casa toda revirada e uma menina de cabelos cacheados e amarelos feito ouro dormindo na cama do ursinho. Pena que, ao acordar, ela ficou assustada e fugiu. O pequeno urso nem pôde convidá-la a conhecer sua casa…

O LOBO EM PELE DE CORDEIRO

Coleção Folha Contos e Fábulas para Crianças

o lobo

Um lobo muito esperto sempre queria chegar perto de um rebanho de ovelhas e na primeira oportunidade abocanhar um, mas após comer muito ele não conseguia ser sorrateiro, até que um dia ele encontra uma pele de cordeiro presa em uma casa. O que será que o lobo fez com ela?

A FORMIGUINHA E A NEVE

Coleção Folha Contos e Fábulas para Crianças

A formiguinha

Em um dia uma formiguinha ficou com seu  pé preso em um floco de neve. O que será que aconteceu depois disso?

O GAROTO DO OLHA O LOBO

Coleção Folha Contos e Fábulas para Crianças

o garoto do olha o lobo

Um pastorzinho que cuidava de seu rebanho perto de um povoado gostava de se distrair de vez em quando gritando:

– Olha o lobo! Socorro! Olha o lobo!

Deu certo algumas vezes, e os habitantes foram correndo lhe ajudar e encontravam o menino rindo da situação. Um dia apareceu um lobo de verdade e o que será que aconteceu com as ovelhas e o menino?

CHICLETE E A GRANDE LUTA DOS POLEGARES

Megan Mcdonald

CHICLETE

Chegou a hora! Pronto para lutar!

Olha só! Chiclete, o crânio da família, trouxe para casa um boletim longe da perfeição. Mas ele encontrou a melhor maneira de entrar em forma e arrasar na educação física. Com seus golpes de mestre, como Tsunami e Cobra na Grama, ele vai atacar com tudo…

Iiiiii-ááá! Chegou a hora da luta dos polegares!

UM DRAGÃO NO PIQUENIQUE

Ana Maria Machado e Claudius

um dragao no piquenique

Você gosta de piquinique? Pois, a turma resolveu fazer um, na praia perto de uma mata. A professora Glória organizou tudo; tinha comidas deliciosas, sucos saborosos e até uma rede pra descansar. Tava todo mundo; Benedito, Janaína, Joana, André, Adriana… Quando todos já haviam comido, bebido e brincado pra valer, a professora chamou todos para recolherem o lixo e guardarem os objetos. Ué, cadê a rede? Foi um procura daqui pra acolá e nada da rede aparecer. De repente, quando André estava procurando no meio da mata, ele se depara com um dragão! O que será que acontece? Só ouvindo a historinha pra saber!

UMA ARARA E SETE PAPAGAIOS

Ana Maria Machado e Claudius

uma arara e sete papagaios

Estavam com saudades do menino Poti? Pois aqui está ele de novo e com mais uma divertida historinha! Dessa vez ele resolveu passear a pé pela mata. Andou e encontrou uma linda arara. Decidiu levar o bichinho para a taba, lá na tribo. Mas a arara não parava de repetir: “- Arara, arara!”. E era o dia todo: “- Arara, arara!”. Até mais ninguém suportar: “-Arara, arara!”. A mãe de Poti reclamava. A avó de Poti chiava. Até que o pai de Poti teve uma ideia e buscou sete papagaios na mata. Imagine a confusão! Ouça a historinha e saiba mais.

UMA GOTA DE MÁGICA

Ana Maria Machado e Claudius

uma gota de mágica

Você acredita em fadas e duendes? Joana vai todos os dias buscar água na bica. Entra na fila e imagina, imagina… um lindo lago, uma fada… enquanto a lata enche gota a gota, gota a gota. Um dia ela vê uma bola de gude oca, no meio do mato. Tão bonita aquela bola! Joana levou pra casa, colocou na gaveta. Acontece que à noite a bola brilhava. E como brilhava. A amiga Geni falou: “Joana tem uma bola mágica!”. Será que essa bola é mesmo encantada? Ouça a historinha e descubra!

TATU BOBO

Ana Maria Machado e Claudius

tatu bobo

Este tatu é muito precipitado! O toco caiu no pé do tatu que tratou logo de dar um teco na cutia. Esta por sua vez, pediu ajuda para a paca. E quem levou foi o tatu! Logo, o tatu tratou de descontar em outro. Coitado do tico-tico! E assim por diante… até o sabido do macaco, que gosta de um mal-feito, mas não se arrisca não! Ouça mais uma divertida história da turma do Mico Maneco!

O TESOURO DA RAPOSA

Ana Maria Machado e Claudius

O TESOURO DA RAPOSA

O misterioso tesouro da raposa deixou Mico Maneco com a pulga atrás da orelha. Pediu para o Curió bisbilhotar: onde fica o tesouro da raposa? O que ela carrega todos os dias para este misterioso lugar?

Mico Maneco resolveu verificar pessoalmente e descobriu que o tesouro da raposa é tão valioso, que ele, Mico Maneco, quer um também. E você? Quer descobrir que tesouro é esse?

O RATO ROEU A ROUPA

Ana Maria Machado e Claudius

O RATO ROEU A ROPA DO REI DE ROMA

O rato faminto aprontou a maior confusão! Roeu tudo que encontrou pela frente, até a roupa do rei de Roma. O rei raivoso ficou rouco de tanto gritar, mas ninguém pegou o rato roedor. Ouça mais essa divertida história e descubra como o rato resolveu sua fome.

O PALHAÇO ESPALHAFATO 

Ana Maria Machado e Claudius

o PALHAÇO ESPALHAFATO

Um espantalho solitário quer fazer amigos. No meio do milharal, ninguém se aproxima daquele boneco triste e esquisito. Mas, Matita Perê é um passarinho corajoso e vai ajudar o espantalho a mudar de vida. Ouça mais essa história e confira a diferença que um verdadeiro amigo pode fazer na vida de alguém!

NO IMENSO MAR AZUL

Ana Maria Machado e Claudius

no-imenso-mar-azul

Essa é uma história sobre respeito e amizade. O menino marinheiro mergulha no imenso mar azul e encanta-se com as cores, a vida e a beleza de um peixe palhaço. O peixinho, lá no fundo mar, observa curioso aquele mergulhador, criatura tão diferente, com mãos e cabelos. A partir desse encontro, menino e peixe aprendem a respeitar e admirar mundos e vidas tão diferentes.

TROCA-TROCA

Ana Maria Machado e Claudius

troca troca

Vocês já conhecem o Benedito, a Joana e o André, não é mesmo? Afinal, eles já aprontaram por aqui! Dessa vez, Benedito e Joana estavam indo com a mãe ao açougue. No caminho encontraram o André, numa bicicleta novinha. Benedito puxava um caminhãozinho feito por ele mesmo. André gostou tanto do brinquedo que propôs uma troca. E não é que essa mania de trocar pegou entre a garotada! Ouça a historinha!

NO BARRACO DO CARRAPATO

Ana Maria Machado e Claudius

no barraco do carrapato

Onde já se viu? Uma sapa toda bonita, com roupa nova e saia de fita, sair de casa sem sapato! E ainda por cima a sapa não tem bota, nem pé de pato. Ainda bem que o Mico Maneco é um bicho muito esperto. Ele sabe muito bem achar o sapato. No barraco do carrapato! E agora como a sapa vai subir a serra atrás do sapato sujo de terra? Não deixe de ouvir mais essa divertida história!

SURPRESA NA SOMBRA

Ana Maria Machado e Claudius

surpresa na sombra

E o nosso querido Mico Maneco está de volta! Mais uma vez com toda energia para brincar. Ele sai de casa e não encontra nenhum bicho, só plantas e flores. Resolve ir à taba do menino Poti. Coitado! Só vê gente grande. Que tal procurar na beira da estrada? Mico Maneco andou, andou, mas só cruzou com uma procissão vindo na contramão. E nada de crianças ou bichos para se divertir. O melhor a fazer é voltar para casa. E que susto! Rastros e vultos na porta… O que será que aconteceu com Mico Maneco? Descubra ouvindo mais essa aventura!

PENA DE PATO E DE TICO-TICO 

Ana Maria Machado e Claudius

pena de pato e de tico tico

Benedito brinca de bola. Janaína brinca de boneca. A menina pede a bola… “bola é de menino”, diz Benedito. E quando ele resolve pedir a boneca emprestada? Ouve a mesma resposta… “boneca é de menina”, replica Janaína. A bola some no mato. A boneca cai na moita. E agora? Brincar de quê? Que tal de peteca? Benedito e Janaína brincam juntos com a peteca de pena de pato e de tico-tico. Eles descobrem que não existe brincadeira só de menino, ou só de menina. Ouça mais essa empolgante historinha!

A ZABUMBA DO QUATI

Ana Maria Machado e Claudius

a zumba de quati

Esta é a história de um caxinguelê, espécie de esquilo, muito danado. Quico vive num galho de Ipê roxo, sobe, desce a árvore, pula e brinca o dia inteiro. E não é que o esquilo adora um forró, um baião e um xaxado! Ele arruma uma sanfona e pede para o Quati ir atrás de uma caixa de zabumba. Só que o Quati não sabe o que é uma zabumba e para piorar fica com medo de perguntar. E agora? O que o Quati vai fazer quando achar uma caixa que faz som? Ouça a historinha.

MICO MANECO

Ana Maria Machado e Claudius

mico maneco

Maneco rima com boneco, com caneco e parece nome de menino. Mas este é um mico. Como todo macaco, Maneco é levado. Adora uma bagunça. Está sempre aprontando alguma. Ainda mais quando ele está junto com Mona Maluca, uma macaca que não fica atrás de Mico Maneco na peraltice. Ouça a historinha e confira as estripulias desta dupla!

BOLADAS E AMIGOS 

Ana Maria Machado e Claudius

Boladas-e-Amigos-Ana-Maria-Machado-e-Claudius-1772497

Já viu um macaco e um gato jogando bola? Deve ser bem divertido. E galo joga? Que nada! E o que ele leva? Bolada. Eita! Esse macaco e esse gato são mesmo danados. E gaivota joga? Que nada! E o que ela leva? Bolada. Mas esses dois não tomam jeito! E a foca joga? Ouça mais uma das divertidas historinhas da nossa seção e descubra!

Related posts

Escolas começam a enfrentar déficit de natureza das crianças

Se alguma escola ainda tem grama sintética no parquinho é melhor arrancá-la imediatamente. Está tudo errado nessa ideia meio anos 1980 de se construir um ambiente artificial para que a criança não se suje enquanto brinca no intervalo. Primeiro, porque a brincadeira no pátio não é vista mais apenas como algo que o aluno faz

Leia Mais

Todas as escolas públicas de Nova York aderem à Segunda Sem Carne

Já está mais do que comprovado pela ciência de que uma das melhores maneiras de ajudarmos o meio ambiente éreduzir o consumo de carneou abraçar de vez a dieta vegetariana. Especialistas dizem que reduzir o consumo de carne vermelha é mais eficaz contragases do efeito estufado que deixar de andar de carro. Foi pensando nisso

Leia Mais