GODOFREDO, O CRAQUE DA BOLA – Flávio Dana

godofredo o craque da bola

Essa é a história do bode Godofredo, que de tão fedorento foi expulso do curral onde vivia por outros bodes. Mas foi no futebol que o caprino consegue o reconhecimento de suas habilidades. Ele encontra o carinho do garoto Hermeto que não é muito bom de bola, mas, juntos, vão formar uma dupla de verdadeiros artilheiros.

CHUVA DE SONHOS – Angela Chaves

chuva de sonhos

O que um menino de seis anos pode fazer num dia de chuva em que todos estão ocupados? André imagina ser vários bichos e, assim, transforma a realidade numa chuva de sonhos. Sua brincadeira acaba encantando a irmã mais velha e reforçando o companheirismo entre os dois.

EU ADORO MINHA MANTA – Albert Stewart

eu adoro minha manta 2

Esta é a adorável história de como Lili aprendeu a se desapegar – e muitas famílias se identificarão com sua simples e linda mensagem sobre o crescimento.

MEUS AVÓS SÃO DEMAIS – Jennifer Moore-Mallinos

meus avos sao demais

A maioria das crianças tem um grande vínculo afetivo com os seus avós. Avós e avôs também se sentem ligados aos netos, dando a eles o mesmo amor que dão aos filhos e filhas. Meus avós são demais! conta a história carinhosa de uma criança e seus avós. Meninos e meninas são incentivados a valorizar o relacionamento que têm com seus avós e a cultivar as lembranças afetuosas que têm deles, à medida que os anos passam e as crianças se tornam adultos.

SENTIMENTOS – Núria Roca

sentimentos

Você se sente triste? Está feliz? Tem medo? À medida que a criança cresce, começa a descobrir um mundo de sensações. Com este livro, e de forma bem simples, as crianças podem começar a dar um nome a muitas coisas que sentem. Os maiores podem aproveitar as atividades e as orientações para os pais, a fim de partilhar essa aprendizagem. Saber o que sentimos nos ajuda a crescer.

VICENTE PARENTE – Francisco Marques

download

Vivo de duas fontes de poesia: o teatro de bonecos e as crianças. Desta convivência entre bonecos e pessoas nascem muitas coisas: histórias, brincadeiras, livros, invenções, amizades e novos bonecos.

A BOLA DE BARBANTE – Mauro Martins

a bola de barbante1

A BOLA de BARBANTE era a bugiganga favorita de Elisa. E foi crescendo, de pedaço em pedaço, junto com a menina. Essa cobiçada BOLA acaba sendo o mote para que Elisa descubra um grande prazer: o prazer de compartilhar e de viver a vida solidariamente.

CÉU, VENTO E PIPA – Vera Lúcia Dias

ceu vento e pipa 1

Lelé queria muito chegar bem pertinho do céu, das nuvens, do sol… Para realizar esse sonho, ele deu asas à imaginação. E voou.

HISTÓRIA DE DENTINHO – Maria Hilda de Paiva Andrade

Layout 1

Por que Dentinho tinha aquelas cicatrizes? Por meio deste livro, as crianças vão aprender como surgem as cáries e como preveni-las. A pequena história gira em torno do problema enfrentado pela personagem Nina, uma garotinha que às vezes se esquecia de fazer a higiene bucal. No consultório dentário, ela descobre que podia ter evitado as manchas e a dor no dente, cariado – e por isso leva um “puxão de orelhas” do Dr. Saraboca.

SEREIAZINHA CRISTAL – Maria Mazzetti

sereiazinha cristal

Sereiazinha Cristal, com sua “vozinha doce, doce, toda feita de marmelada e açúcar-cande”, canta e encanta crianças, jovens e adultos. Assim como fez a autora, Maria Mazzetti, contando histórias verdadeiramente: com ação, muitos acontecimentos e grande dose de humor.

A CARTA – Carolina Michelini

a carta

Uma garoto observa, de sua janela, o banco vazio da praça que fica em frente à casa dele. Um dia, uma garota se senta lá com o seu livro e começa a ler. Foi amor à primeira vista. “Como dizer a ela”. Deve ter sido essa a pergunta que o personagem de Carolina Michelini se fez para iniciar a narrativa desse livro.

O PATINHO GRUDENTO – Steve Smallman

o patinho grudento

Um dia, o senhor Coelho encontrou na floresta um objeto tão delicado, tão pequeno e perfeito que tratou de levá-lo para sua toca limpa e arrumada. Mas esse objeto que parecia perfeito não era o que ele pensava… De repente, saiu de dentro dele um patinho todo melecado! CRECK! O senhor Coelho não queria nada pegajoso e grudento em sua adorável toca, mas este patinho tinha outras ideias…

O QUE TEM PARA O ALMOÇO? – Claire Freedman e Nick East

o que tem para o almoço

– Socorro! – cacarejou a galinha. – O raposo da cidade está vindo nos comer! É a primeira vez que o raposo da cidade vai a fazenda, e ele está com muita fome! – O que tem para o almoço? – ele pergunta, lambendo os beiços. Com muito medo, os animais da fazenda armam um plano maluco para enganá- lo. Mas será que eles vão conseguir se livrar do raposo faminto?

A CASA ASSOMBRADA – Edy Lima

a casa assombrada

Fantasmas existem? As casas podem ser assombradas? Leias esta horripilante e divertida história de Edy Lima e desvende esse mistério.

A VACA AVACALHADA – Valéria Belém

a vaca avacalhada

Nesta história divertida, a vaca avacalhada e sua turma estão aqui só para brincar. Cada um tem um jeito bem engraçado de se comportar e o que eles querem mesmo é convidar toda a criançada para se divertir e fantasiar.

O MENINO MALUQUINHO – Ziraldo

o menino maluquinho

Na obra infantil, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz.

QUERO UM BICHO DE ESTIMAÇÃO – Lauren Child

quero um bicho de estimaçao

Ter animais de estimação pode ser prazeroso e até educativo para uma criança, mas os pais precisam supervisionar o relacionamento e assumir as responsabilidades. Para falar desse tema bastante recorrente e um tanto polêmico, Lauren Child fez um livro divertido, colorido e, o mais importante, com final feliz!

O BARQUINHO – Alina Perlman

o barquinho

Depois de ver tanta gente vir, tanta gente ir, uma menina sonha em atravessar um rio para conhecer o que há na outra margem: novos amigos, novos passeios, outros perfumes, outros sabores…

A BALEIAZINHA – Pedro Bandeira

a baleiazinha

Filó era a mais alegre de todas as pequenas baleias. Mas, sem que ela pudesse entender porque, um barco apareceu, perseguindo as baleias. E, lá de cima, um homem atirava arpões contra ela, tentando matá-la! O que Filó fará para livrar-se do desastre?

O MELHOR PRESENTE – Pedro Bandeira

o melhor presente

Quem não gostaria de ficar amigo de um ET? Soninha ficou amiga de Xuxu, um extraterrestre que queria lhe dar um presente sensacional de seu planeta.

O RAIOZINHO E A FURIOSA – Mário Mattoso e Mauricio de Sousa

o raiozinho e a furiosa

O valente Raiozinho, um garoto do Nordeste brasileiro, ouviu falar sobre uma garota de temperamento explosivo que vivia no Sudeste. E resolveu tirar satisfações com a tal dentuça “Furiosa”. História contada em versos de cordel, com lindas ilustrações em estilo xilogravura.

1001 ANIMALS TO SPOT – Ruth Brocklehurst

1001 animals to spot

Teaches children to recognize and count animals living in various parts of the world, including on a farm, in the desert, and by the sea

O PAPAI URSO NUNCA ESTÁ LÁ – Heidi e Danielhowarth

o papai urso nunca esta la

O ursinho sempre se pergunta por que seu pai não pode ficar em casa para brincar com ele todos os dias. Lê quer saber para onde o papai urso vai e o que faz de tão importante… parece até mais importante do que o seu próprio filhote! Acompanhe o ursinho enquanto ele segue seu pai e descobre que os pais precisam realizar certas tarefas, mas isso não significa que não amem seus filhos. Na verdade, o amor que eles têm por seus pequenos é o que os motiva.

UM BEBÊ EM FORMA DE GENTE – Ziraldo

um bebe em forma de gente

O Bebê Maluquinho já sabe desenhar. Aprende formas, usa cores. E, quando resolve investigar as gavetas, desfila todo o seu guarda-roupa, fazendo outras descobertas.

CONVERSAS COM VERSOS – Milton Karam e Katia Horn

conversas com versos

Conversas com Versos é um livro que vai além daquilo que se tem para dizer. Através de um diálogo sintonizado entre a escrita e a ilustração, o leitor poderá descobrir palavras que se reinventam dentro do texto. As imagens impulsionam a produção de múltiplos significados e levam o leitor a pensar de modo criativo. Algumas frases como “se um livro me prendesse, eu jamais me livraria”, “o martelo falou para seu filho: você será o exemplo daquilo que prego” e “numa conversa entre cadeados, eles só usam palavras-chaves”, fazem parte deste livro original e inovador escrito por Milton Karam e ilustrado por Katia Horn.

A GRANDE CORRIDA – Nélio Spréa

a grande corrida

O sapo é lento, mas tem talento! Será que ele é capaz de vencer uma corrida contra um bicho grande e ligeiro? Tente descobrir o segredo desta grande aventura!

ESTOU PERDENDO O MEU CORPO – Maíra Weber

estou perdendo o meu corpo

O corpo muda. A natureza muda. E a vida continua. Filho, pai e avô contam esta história, que não tem fim.

BARBATANA ROXA – Rita de Cassia M. Alcaraz e Francisco M. Alcaraz

barbatana

O livro aborda as diferenças de cultura de cada animal de forma adorável, mostrando que é possível conhecer a si mesmo ao aceitar conhecer alguém diferente.

E O DENTE AINDA DOÍA – Ana Terra

e o dente ainda doia

Jacaré gosta de tomar banho de sol, folgado e largado. Mas este não conseguia descansar com uma tremenda dor de dente que lhe deu… Ah, coitado do jacaré! Vieram coelhos, sapos, ratos, tatus, toupeiras, patinhos e outros bichos para ajudar… Mas, e o dente? O dente ainda doía! Descubra como essa história vai acabar

O MUNDO INTEIRO – Liz Garton Scanlon e Marla Frazee

o mundo inteiro

Seus versos rimados, traduzidos para o português pela poeta Marília Garcia, descrevem esse “mundo inteiro”, através de cenas aconchegantes: uma praia inexplorada onde é possível se divertir com “um buraco pra cavar e uma concha pra guardar”; campos com árvores imensas onde é bom “trepar no alto, ficar sobre o galho”; dias de chuva forte também necessários porque “o mundo inteiro segue em movimento”; e, para as “barrigas famintas, o jantar vem ligeiro” de animadas cozinhas; não esquecendo, é claro, de alegres reuniões de família, onde “de colo em colo segue o bebê”.

UXA ORA FADA, ORA BRUXA – Sylvia Orthof

uxa ora fada ora bruxa

Uxa é uma personagem diferente. Ela é uma bruxa que não vive só de maldades, que tem momentos de doçura e gentileza, como todo ser humano.

EU E A MINHA MAMÃ – Alison Ritchie

eu e minha mamae

A mamãe da ursinha é muito esperta. Ela consegue fazer qualquer coisa. Sabe rugir, deslizar sobre o gelo, nadar muito bem e não tem medo de escuro. Mas o que ela faz de melhor é dar abraços apertados na ursinha.

UMA NOITE ESTRELADA – M. Christina Butler

uma noite estrelada

O pequeno ouriço e seus amigos embarcam em uma emocionante aventura para ver uma chuva de estrelas cadentes brilhantes. Mas logo eles vão parar em um lugar não muito agradável… Uma encantadora história sobre a amizade, que se torna ainda mais especial com as estrelas cintilantes.

Related posts

Confiram como foi a 23ª Feira do Livro da Trilhas!

Nossa 23ª Feira do Livro, que aconteceu no sábado, dia 22/9, foi um sucesso! O dia estava lindo, muitas famílias presentes para acompanhar a programação cheia de atividades! O evento contou com espaços para as turmas apresentarem seus livros coletivos, compra e troca de livros e gibis, contação de histórias, leituras dramáticas pelos 5º anos

Leia Mais

Alunos e alunas vivenciam uma visita à Feira

A nutricionista Graziela Carrão, responsável pelo Setor de Alimentação e Nutrição da Escola Trilhas, realizou uma atividade com as turmas do Infantil V para enriquecer as conversas sobre o projeto que este nível desenvolverá no Simpósio Criança, Mídia e Consumo: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. A ideia de “ir à feira com a Grazi” foi para criar uma

Leia Mais

Atenção! o Tamanduá-Bandeira corre risco de extinção.

As turmas dos infantil VI (Peixe Boi e Tamanduá-Bandeira) estão investigando animais que correm risco de extinção. Acompanhe abaixo o texto coletivo produzido pelas crianças, com a ajuda das Professoras Renata e Karen. “Você conhece o Tamanduá-Bandeira? Ele é um mamífero que vive no cerrado e se camufla nos matos maiores. E mesmo conseguindo se

Leia Mais