Nesse mês disponibilizamos 34 novas resenhas literárias.

SE ENAMORA – Edgard Poças

01- se enamora

A coleção “O Mágico do Balão” nasceu da ideia de levar músicas de Edgard Poças para os livros. Em sua obra, encontramos letras que falam de sonhos, de liberdade, de amizade, de amor pelos bichos e pelo planeta…

BOM DIA MARIA – Valéria Belém

02-Bom Dia Maria

Neste livro, Valéria Belém conta a história de Maria. Ela gosta de dormir e, de manhã, não quer acordar. Enrola, enrola, e da cama não quer ir embora. Quem pode ficar bravo com o despertar da menina, que só quer ouvir uns versinhos para abrir os olhos e ver o dia raiar?

O MACACO VERMELHO – Mario Vale 

03- o macaco vermelho

Um macaco resolve viver na cidade grande. Mas um banho de tinta o transforma em um animal raro, e ele passa a ser, contra sua vontade, a atração principal de um circo.

A BORBOLETA CINZA – Mario Vale

04-a borboleta cinza

Uma BORBOLETA CINZA vive solitária numa cidade CINZA. Quando vai para a floresta, chora de tristeza ao ver os outros bichos tão coloridos. Mas suas lágrimas limpam o CINZA que cobria sua asas, e então…

O RATINHO ANIMADO – Jan Ormerod 

05- o ratinho animado

Sou um ratinho que não gosta de ficar parado. Venha comigo e acompanhe o meu gingado! Os corvos, as girafas e os coalas também vão dançar. É hora de cantar, brincar e muito se alegrar!

SE EU FOSSE… Marcelo Cipis 

06- Se eu fosse...

Quantas coisas diferentes uma pessoa pode ser? Ao considerar novas identidades, possíveis e impossíveis, Marcelo Cipis cria um mosaico de situações inusitadas que vai divertir leitores de todas as idades ao mesmo tempo que os levará a se questionar sobre quem eles realmente são.

DONA REVIRADA – Luiz Antonio Aguiar 

07-Dona Revirada

Numa noite esquisita, em que a Lua bancava o maestro de um coral de sapos – uma noite mesmo de assustar! – Giba encontrou, no meio da floresta, a casa de Marduk. Ela remexia sem parar um caldeirão, com uma grande colher de pau, e não dava para saber o que estava aprontando. Ela parecia conversar com alguém, que não era possível ver quem era. Enfim, eram tantos mistérios e segredos sobre Marduk que tinha gente que a chamava de Dona Revirada, e todo o mundo morria de medo dela. O menino cismou que tinha de descobrir tudo sobre ela, porque até nos sonhos de Giba ela havia entrado. E, nessa de desvendar mistérios, foi a vida dele que se revirou toda e para sempre!

A PRINCESA E A ERVILHA – Rachel Isadora 

08- A princesa e a ervilha

Durante dez anos a escritora e ilustradora Rachel Isadora percorreu vários países da África para se inspirar e adaptar a clássica história de Hans Christian Andersen, A Princesa e a Ervilha. As primorosas ilustrações levam os leitores a um universo africano mágico em que uma ervilha muda os destinos. Descubra como isso é possível lendo o livro.

O NENÉM E A BORBOLETA – Nélio Spréa 

09- o nenem e a borboleta

O neném quer ficar em pé, mas não consegue. Vai, não vai. Vai, não vai. Assim como a lagarta, se ele quer descobrir novos mundos, terá que “rachar o casulo”, superando seus limites.

ÁUREA E AURÉLIA – Mauro Martins 

10- Áurea e Aurélia

Mauro Martins desafia o leitor a desvendar um mistério: como é possível Áurea e Aurélia não se conhecerem? Afinal, elas “nasceram na mesma maternidade, no mesmo dia, na mesma hora. Cresceram juntas, moram na mesma cidade, no mesmo bairro, na mesma casa”. E as coincidências não param por aí. Mario Vale, com seu traço cheio de humor, torna esse mistério ainda mais divertido. A grande surpresa fica para o final. E é claro que não vamos contar mais nadinha de nada aqui.

FELIZ ANIVERSÁRIO, DANI! – Mauro Martins

11- Feliz Aniversário Dani!

É véspera do aniversário de Dani, e ele já começa a saborear cada minuto da espera, os preparativos, a movimentação diferente na casa… O texto tem a marca de um gostoso (e verossímil) discurso infantil, com o qual as crianças certamente irão se identificar.

CASTELOS, PRINCESAS E BABÁS – Leo Cunha 

12-castelos princesase babas

Mimi é uma princesa mimada que, bem na hora de dormir, quer porque quer seu gorrinho rosa de pompom na ponta. Então a babá revira todas as gavetas do armário de gorrinhos e, como não o encontra – e nenhum outro a princesa aceitaria -, inicia uma verdadeira peregrinação pelos vários andares do castelo. Em vão ela sobe e desce escadas e rampas fazendo a mesma pergunta a cada funcionário – ‘Você viu o gorrinho rosa de pompom na ponta, da princesa?’. A começar pela lavadeira real, todos respondem que sim, viram e o passaram adiante – para secar, passar, dobrar, perfumar e, finalmente, guardar, tarefa que cabia à babá. Mas ela não se lembrava de ter guardado o tal gorrinho. Será que depois de tantos anos de trabalho era hora de deixar o castelo? Isso só não acontece porque Mimi intercede pela babá junto à rainha.

BICHO, BICHINHO, BICHÃO! – Carla Caruso 

13- bicho bichinho bichao

Um passeio pelo mundo dos bichos, dos mais diferentes tipos, através da linguagem poética, e divertida, apoiada em imagens e disposição gráfica originais e muito colorido.

DOURADO E O MAR – Ilka Valle de Carvalho 

14- dourado e o mar

Dourado era um peixe tão pequenininho, que ficava bem, junto com peixes mais experientes, no aquário de Joãozinho. Seu sonho: viver no mar. Sonho perigoso demais! No entanto, acidentes acontecem, e uma bola distraída destrói o aquário. Mas nem pense que Dourado vai viver triste para sempre.

O CAMINHO DO RIO – Elza Yasuko Passini 

Capa O Caminho RIO

Os córregos se tornam riacho, que se lança no rio, que desemboca no mar: o caminho percorrido pelas águas de um rio da nascente à foz é o tema desta obra para crianças dos primeiros anos do ensino fundamental. A suavidade no texto e nas ilustrações envolve o leitor e torna agradável absorver as informações e conceitos trabalhados no livro.

QUANDO A LUA TOMOU CHÁ DE SUMIÇO – Maria Amália Camargo 

16-quando a lua tomou cha de sumiço

Não é segredo pra ninguém que, desde que o mundo é mundo, a Lua tem um sem-fim de afazeres que inclui: iluminar a noite dos terráqueos, reger as marés, embalar os namorados, inspirar os poetas… Tudo isso enquanto dá voltas e mais voltas ao redor da Terra. Puxa! A gente fica tonto só de imaginar essa rotina. Mas já pensou se um dia ela ficasse tão cheia disso tudo que decidisse, simplesmente, tomar um chá de sumiço? Muita coisa pode acontecer no céu quando não vemos a Lua – e também quando ela não está lá para ver…

COMO CONSTRUIR SEU PAÍS – Valerie Wyatt

17- como construir seu pais

Cansado de ouvir das pessoas o que deve fazer?

Por que não fundar seu próprio país? O reino de Jason! A República Federal da Katie! COMO CONSTRUIR SEU PAÍS será seu guia para criar uma nação a partir do zero. É tão fácil como contar até 3…

Passo 1 – Comece a construir sua identidade criando uma bandeira, escrevendo um hino nacional e colocando o seu nome no mapa.

Passo 2 – Desenvolva o país realizando eleições, formando um governo e estabelecendo um conjunto de leis.

Passo 3 – Aproxime-se dos vizinhos participando de organizações internacionais e encontrando aliados que o ajudem a enfrentar as grandes questões do mundo.

Imagine: ter o seu próprio país! Ainda que fosse do tamanho de um tapete de banheiro, seria todo seu. Então, pegue este livro e prepare-se para governar.

YNARI A MENINA DAS CINCO TRANÇAS – Ondjaki

18- ynari

Ynari é uma menina com cinco tranças e muita vontade de conhecer as palavras do mundo. Certa manhã, passeando perto do rio, Ynari encontra um homem pequenino, de uma aldeia distante da sua, onde vivem muitos seres pequenos por fora e grandes por dentro, cada um com um dom mágico. Lá existe o velho muito velho que inventa as palavras e a velha muito velha que destrói as palavras. Nessa sua jornada, Ynari também acaba descobrindo que a guerra faz parte do mundo: cinco aldeias da região estão lutando, cada qual por não ter algo que as outras aldeias possuem. Com a ajuda de suas cinco tranças, a menina vai dar aos povos as palavras que enfim lhes faltavam, mostrando que as crianças, com muita magia e ternura, podem mudar as aldeias e as ideias e acabar com todas as guerras. Mas Ynari também tem muito a aprender com essa aventura, como um novo sentido, cheio de magia, para uma palavra antiga: “amizade”. Em Ynari, a menina das cinco tranças, Ondjaki usa seu talento de poeta e a oralidade do português angolano para falar às crianças sobre as duras marcas que os quase trinta anos de guerra civil deixaram em seu país. Alguns termos típicos da cultura africana são esclarecidos em um glossário ao final do livro.

BICHOS E BUCHICHOS – Nélio Spréa

19- Bichos-e-buchichos

Bichos e Buchichos apresenta uma divertida coletânea de cantigas, parlendas e histórias. Em cada uma delas surge um bicho diferente trazendo desafios e brincadeiras que estimulam a oralidade e favorecem o letramento. Embarque nesta viagem pelo universo das culturas infantis e divirta-se!

MANUAL DE BOAS MANEIRAS DAS FADAS – Sylvia Orthof

20- Manual de boas maneiras das fadas

A Fada Fofa é ruiva, gorducha e debochada, segundo ela própria. Neste manual de boas maneiras, ela aprende que é feio comer de boca aberta, que não pode lamber a cobertura da torta nem levantar o mindinho quando estiver bebendo o chá da tarde, e que palitar os dentes é falta de educação. No fim, a Fada Fofa ainda fica sabendo que, se um dia ela cansar de ser diva e quiser mostrar que é totalmente gente, não tem problema: é hora de ficar contente! Neste livro, a premiada autora Sylvia Orthof oferece aos leitores mais histórias e rabiscos de uma de suas criações mais queridas.

CASA DE VÓ É SEMPRE DOMINGO – Marina Martinez

21- Casa de vovó é sempre domingo

Como é gostoso ir à casa da avó e do avô! Não precisa ser pai ou mãe de pai e mãe da gente. Pode ser vô emprestado, vó da vizinha, do primo, do amigo. O que importa é que, quando chegamos lá, temos a certeza de encontrar muita diversão, fantasia, brincadeira e comidas deliciosas! Seja lá qual for o dia, a casa dos avós sempre passa aquela impressão de um domingo bem legal. Um domingo especial e inesquecível. Em Casa de vó é sempre domingo, Marina Martinez mostra aos netos-leitores o mundo de alegria e carinho em que se transforma a casa dos avós quando os netos queridos estão lá. Uma declaração, perfeitamente ilustrada pela Sandra Ronca, de carinho àqueles de coração enorme e sem fim que nos amam tanto.

O QUARTÁRIO – Francesco Zullino Yunes

22-o quartario

Aquariaroom’ apresenta uma história de um menino que tem seu quarto inundado após uma uma forte chuva de verão. Seu quarto já não é mais seu quarto, mas sim um incrível ‘quartário’ repleto de peixes e seres aquáticos. O lugar desperta a atenção de todos – todos querem conhecer o fantástico lugar.

BINGO, O URSINHO COM GRANDES IDEIAS! – Marni Mcgee

23-bingo, o ursinho com grandes ideias

Conheça Bingo, o ursinho com grandes ideias – e com um grande coração! A vovó está doente, então Bingo decide ajudá-la. Ela terá uma ótima surpresa quando acordar! Porém, quando bingo começa a colher flores e pintar a porta da frente… A vovó realmente terá uma grande surpresa!

MEU PAPAI! – Steve Smallman

24- Meu papai!

Papais podem ser espertos. Papais podem ser valentes. Papais podem ser divertidos. Cada papai é diferente, mas nenhum é tão especial quanto o seu.

NÃO ESTOU COM SONO! – Jane Chapman

25- Não estou com sono!

É hora de dormir e Didi não está com sono. Nem um pouquinho. – Eu não quero dormir – ele exclama. Eu quero brincar! – mas alguém precisa dormir – diz a vovó. Talvez eu devesse dormir e você, ficar acordado. – Sim, sim! – anima-se Didi, mas fazer a vovó dormir era mais difícil do que ele imaginava.

PERDIDO NA NEVE – Linda Jennings

26- Perdido na Neve

Quando Lulu vê a neve pela primeira vez, ele fica surpreso. É maravilhoso! Logo, o pequeno corre para fora para brincar com seus irmãos, mas um cachorro grande e assustador aparece e disperça os filhotes. Lulu corre muito, e quando finalmente para, percebe que está sozinho e perdido. Como ele encontrará o caminho de volta para sua casa quentinha e segura?

DRAGUINHO, DIFERENTE DE TODOS, PARECIDO COM NINGUÉM – Claudio Galperin

27-draguinho

Já é hora de Draguinho e seus amigos começarem a aprender a soltar fogo pelo nariz. Mas o pequeno dragão fica inconsolável quando descobre que só consegue soltar água. Então resolve fugir em busca de um lugar onde haja dragões iguais a ele. Na floresta, porém, ele vai tomando contato com as vantagens de ser diferente.

MARIA RESMUNGONA – Barbara Wíllms

28- Maria Resmungona

Maria reclama de tudo e de todos. O cãozinho Veludo é o único que ainda escuta as suas broncas e a instiga a mudar de atitude. O encontro com pessoas aparentemente estranhas – um homem muito alto, outro coberto de pelos, uma mulher que só traja amarelo – levará a menina a repensar suas atitudes.

BILLY BRIGÃO – Ingrid & Dieter Schubert

29- Billy Brigão

Era uma vez um velho e rabugento lobo-do-mar. Era uma vez um menino que adorava esse velho e rabugento lobo-do-mar. Mas esse pirata tinha um segredo…

MANIA DE EXPLICAÇÃO – Adriana Falcão

30- mania de explicaçao

“Solidão é uma ilha com saudade de barco.” A frase recheada de poesia é uma das muitas que Adriana Falcão esculpiu com sensibilidade para este livro delicioso, que já se tornou um clássico da literatura para as crianças de todas as idades. De página em página, Adriana vai “explicando” algumas palavras às vezes de difícil compreensão para aqueles que estão começando a entender o mundo.

CARINHAS DE ESTIMAÇÃO – Edgard Poças 

31-carinhas de estimação

Carinhas de estimação mostra os personagens que têm um lugar muito especial na nossa vida.

AÍ VEM O CROCODILO – Kathryn White

32- Ai vem o Crocodilo

Aí vem o crocodilo… Ele está impaciente, ele não está contente. E quando ele aparece todo mundo estremece! E agora, o que faremos quando ele aparecer? Ele está com muita fome! Nós teremos de correr!

HEITOR DESCOBRE SUAS PATAS – Catherine Rayner

33- Heitor descobre suas patas

Uma bela e inesquecível história sobre a jornada de um pequenino em busca de sua independência.

LARA LUA – Elizabeth Baguley

34- Lara Lua

Gustavo e Hugo passam o tempo todo no quintal. Ninguém se atreve a entrar lá, aquele é o espaço deles. Até que um dia alguém chega querendo brincar. E, o pior de tudo, é uma garota! Mas quando Lara monta um carro de corrida fantástico e um navio pirata incrível, eles acabam admitindo que ela tem ideias brilhantes.

 

Related posts

Confiram como foi a 23ª Feira do Livro da Trilhas!

Nossa 23ª Feira do Livro, que aconteceu no sábado, dia 22/9, foi um sucesso! O dia estava lindo, muitas famílias presentes para acompanhar a programação cheia de atividades! O evento contou com espaços para as turmas apresentarem seus livros coletivos, compra e troca de livros e gibis, contação de histórias, leituras dramáticas pelos 5º anos

Leia Mais

Alunos e alunas vivenciam uma visita à Feira

A nutricionista Graziela Carrão, responsável pelo Setor de Alimentação e Nutrição da Escola Trilhas, realizou uma atividade com as turmas do Infantil V para enriquecer as conversas sobre o projeto que este nível desenvolverá no Simpósio Criança, Mídia e Consumo: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. A ideia de “ir à feira com a Grazi” foi para criar uma

Leia Mais

Atenção! o Tamanduá-Bandeira corre risco de extinção.

As turmas dos infantil VI (Peixe Boi e Tamanduá-Bandeira) estão investigando animais que correm risco de extinção. Acompanhe abaixo o texto coletivo produzido pelas crianças, com a ajuda das Professoras Renata e Karen. “Você conhece o Tamanduá-Bandeira? Ele é um mamífero que vive no cerrado e se camufla nos matos maiores. E mesmo conseguindo se

Leia Mais