Nesse mês disponibilizamos 10 novas resenhas literárias.


DIÁRIO DE UM BANANA- Maré de azar

diariodeumbanana

Greg Hefley está chateado. Seu companheiro de todas as horas, Rowley, o abandonou, e encontrar novos amigos na escola acabou se revelando uma tarefa muito difícil. Para mudar de estratégia, Greg decide arriscar e tomar decisões de acordo com sua sorte. Será que um lance de dados pode mudar as coisas, ou a vida de Greg está destinada a ser uma maré de azar? “É uma das séries infantis de maior sucesso de todos os tempos.”

O MUNDO GENIAL DE HUGO – Sabine Zett

mundogenial

Hugo é gênio, um supercraque do futebol e o garoto mais descolado da escola. Bom, pelo menos é assim que ele se vê no mundo dos sonhos… Na vida real, a coisa é bem diferente! Aprisionado no sexto ano, Hugo está bem longe de ser “o cara”. Mas ele precisa se dar bem de qualquer jeito. Afinal, o que seria do mundo sem o reconhecimento de seu talento? Seu plano genial é o seguinte: tornar-se um superatleta ou algo parecido. Não importa. O fato é que Hugo, com a ajuda de seu melhor e fiel escudeiro Nico, precisa mostrar a que veio e fazer de tudo para ser idolatrado por colegas, professores e por Violeta, a bela e doce Violeta do sétimo ano… Não há por que medir esforços: vale tudo! Até se matricular nas aulas de balé!

HUGO PRESTES A DECOLAR! – Sabine Zett

hugoprestes

Hugo é um gênio, um supercraque do futebol e o garoto mais descolado da escola. Bom, pelo menos é assim que ele se vê… Na vida real ele continua sendo diferente. No sexto ano, Hugo curte ficar de boa com seu melhor amigo, Nico. Mas ele tem uma grande preocupação, o assunto mais importante para um rapaz da idade dele – como, do dia para a noite, deixar de ser um cara normal e tornar-se um verdadeiro super-herói. Será que Hugo vai conseguir? Descubra em ‘Hugo, prestes a decolar!’.

RAIMUNDO IMUNDO: MINHOCAS, CUECAS, ARROTO – David Roberts

raimundocuecas

Raimundo Imundo é um menino muito sujinho que adora colocar o dedo no nariz, se lambuzar no barro e fuçar a lata de lixo. Que porquinho! Além disso, ele tem um montão de planos malucos e ideias doidonas na cachola. Se você gosta de uma boa (e imunda) aventura, não deixe de acompanhar as travessuras deste garoto cheio de energia e com pouca disposição para o banho.

HISTÓRIAS DIVERSAS – Monteiro Lobato

historias diversas

Neste volume, Lobato apresenta de relatos plenos de fantasia, como “As botas de sete léguas” e “A Rainha Mabe”, a textos que revelam uma profunda conexão com os acontecimentos da época e o futuro do planeta, como fica claro em “Reinações atômicas.

OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES – Monteiro Lobato

dozetrabalhos

Depois de conhecer Hércules em um trecho de O Minotauro – uma das muitas histórias que Dona Benta contou para os seus netos-, Pedrinho fica entusiasmado com as proezas do herói e convence a turma do Sítio do Picapau Amarelo a partir em uma aventura pela Grécia Antiga.

Um pouco de pó de pirlimpimpim, um, dois, três e… lá vão eles! Emília, o Visconde de Sabugosa e Pedrinho voltam mais de 2 mil anos ao passado bem a tempo de ajudar Hércules em sua primeira tarefa: combater o terrível Leão de Nemeia. Se os heróis da mitologia grega achavam que conheciam de tudo é porque ainda não tinham visto esta boneca de pano muito da sabichona, acompanhada de um sabugo de milho fidalgo e um garoto curioso e valente.

A aventura com o Leão, no entanto, é apenas a primeira tarefa terrível que Hércules tem para realizar, obrigado a enfrentar doze trabalhos. Hércules ainda teria que combater com a Hidra de Lerna, a Corça dos Pés de Bronze, o Javali de Erimanto, passar pela provação das Cavalariças de Áugias, combater as aves do lago de Estinfale e o Touro de Creta. Tudo com a ajuda intelectual de Emília, Pedrinho e do Visconde, já que – se tinha músculos e coragem de sobra – o semideus não era lá muito esperto.

O MINOTAURO – Monteiro Lobato

minotauro

Ninguém chamou mais a atenção de Dona Benta naquela festa do que um jovem de nariz feio. A sábia senhora, matriarca do Sítio do Picapau Amarelo, encontrava-se emocionada diante de ninguém menos do que o jovem Sócrates, em pessoa, o mesmo que viria a se tornar um dos maiores filósofos de todos os tempos. Enquanto a avó e sua neta Narizinho frequentavam os elegantes salões atenienses do século de Péricles; Emília, Pedrinho e o Visconde de Sabugosa se envolviam numa aventura com os semideuses e as criaturas mitológicas da Grécia Antiga. Mas, afinal, o que o pessoal do Sítio estava fazendo tão longe do Vale do Paraíba e tantos milênios no passado? Óbvio! Eles foram até lá para salvar Tia Nastácia, que havia sido raptada por monstros no casamento da Branca de Neve enquanto se distraía com o cozimento de mil faisões… Será que eles vão conseguir trazê-la de volta?

PETER PAN – Monteiro Lobato

peterpan

A famosa história do menino que não queria crescer é contada aqui por Dona Benta para turma do Sítio do Picapau Amarelo. Enquanto todos ouvem a história, a sombra da Tia Nastácia começa a desaparecer, do mesmo jeito que acontece no livro. Agora, além de conhecer todas as aventuras vividas por Peter Pan, a Turma também quer encontrar o autor do desaparecimento da sombra da cozinheira do Sítio. Este livro é um dos clássicos da literatura infantil que Lobato adaptou para o universo do Sítio do Picapau Amarelo.

AVENTURAS DE HANS STADEN – Monteiro Lobato

aventurasdehans

A história adaptada por Monteiro Lobato em 1927, conta a história do jovem alemão de temperamento aventureiro que desembarcou no Brasil e foi capturado pelos índios é narrada por Dona Benta a seus netos. A avó relata a saga do viajante alemão, aprisionado durante 9 meses pelos canibais.

Em meio a um cenário repleto de animais, florestas, embarcações, o leitor acompanha todas as dificuldades enfrentadas por Hans Staden durante o tempo em que foi prisioneiro e sofreu ameaças de ser devorado pelo índios.

DOM QUIXOTE DAS CRIANÇAS – Monteiro Lobato

domquixote

Foi adaptado por Monteiro Lobato para as crianças brasileiras e lançado em 1936. Escritos numa linguagem simples e gostosa os feitos do cavaleiro são recontados por Dona Benta o que os torna ainda mais saborosos na narrativa da avó e, principalmente, nos comentários da turma do Sítio do Picapau Amarelo. As andanças do nobre fidalgo, montado num cavalo magro que batizou Rocinante, sempre acompanhado por Sancho Pança, seu fiel e gorducho escudeiro, revelam a alma humana e mostram como as pessoas reagem em diferentes situações. Lidas há mais de 400 anos e traduzidas em diversas línguas, essas aventuras acabaram por se fixar na memória de milhões de leitores em todo o planeta. Imortalizando seu personagem principal, um misto de louco e sonhador conhecido como Cavaleiro da Triste Figura, Cervantes, através de Dom Quixote, faz uma crítica aos romances de cavalaria, muito populares em sua época.

Related posts

Confiram como foi a 23ª Feira do Livro da Trilhas!

Nossa 23ª Feira do Livro, que aconteceu no sábado, dia 22/9, foi um sucesso! O dia estava lindo, muitas famílias presentes para acompanhar a programação cheia de atividades! O evento contou com espaços para as turmas apresentarem seus livros coletivos, compra e troca de livros e gibis, contação de histórias, leituras dramáticas pelos 5º anos

Leia Mais

Alunos e alunas vivenciam uma visita à Feira

A nutricionista Graziela Carrão, responsável pelo Setor de Alimentação e Nutrição da Escola Trilhas, realizou uma atividade com as turmas do Infantil V para enriquecer as conversas sobre o projeto que este nível desenvolverá no Simpósio Criança, Mídia e Consumo: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. A ideia de “ir à feira com a Grazi” foi para criar uma

Leia Mais

Atenção! o Tamanduá-Bandeira corre risco de extinção.

As turmas dos infantil VI (Peixe Boi e Tamanduá-Bandeira) estão investigando animais que correm risco de extinção. Acompanhe abaixo o texto coletivo produzido pelas crianças, com a ajuda das Professoras Renata e Karen. “Você conhece o Tamanduá-Bandeira? Ele é um mamífero que vive no cerrado e se camufla nos matos maiores. E mesmo conseguindo se

Leia Mais