Nesse mês disponibilizamos 10 novas resenhas literárias.

Confiram!

 

POEMINHAS SENSACIONAIS – Alexandre Azevedo

Poeminhas

 

Neste conjunto de poemas curtos, Alexandre Azevedo brinca com a sonoridade das palavras, explorando relações pouco percebidas entre os cinco sentidos humanos. Com as belas ilustrações de Suppa, Poeminhas sensacionais é um livro criativo e divertido, que mexe com as sensações e a sensibilidade do leitor.

 

VIVA VOZ! – Leo Cunha

viva voz

 

Viva voz! é uma coletânea de poemas lúdicos e divertidos, que exploram o imaginário infantil e que jogam com a sonoridade e o sentido das palavras de forma muito criativa e instigante.

Autor de vários livros para crianças e jovens, Leo Cunha oferece aos leitores uma poesia de alta qualidade, simples e melódica, na linhagem de José Paulo Paes, Cecília Meireles e Mário Quintana.

 

CARAMINHOLAS DE BARRIGAPÉ – Marcos Bagno

caraminholas

 

Barrigapé é um caracol que vive num brejo, mas que é diferente dos demais companheiros, porque não pára de ter ideias e de sonhar com coisas mirabolantes. Para começar, ao saber que o nome científico de sua família era Gastrópode, logo trata de mudá-lo. Depois, inventa de voar como uma borboleta, cantar como as cigarras e os passarinhos, nadar como uma tartaruga. Não deixe de conhecer essas e outras aventuras do espevitado Barrigapé e de saborear este belo texto de Marcos Bagno!

 

O QUE O TREM TEM? – Cláudio Martins

o que tem o trem

 

Vacas que voam? Poste e plantações que vão pelos ares? Montanhas, rios e casas que flutuam no céu? Nesse trem tem, e muito mais. Embarque agora e curta uma viagem em que tudo se transforma em brincadeira e imaginação. Com este texto, Cláudio Martins — autor e ilustrador de vários livros para crianças — oferece aos leitores uma narrativa que explora de forma criativa a sonoridade e o ritmo dos versos, proporcionando uma leitura prazerosa e divertida.

 

CASA DE ARREPIAR – Paulo Netho

casa de arrepiar

 

 Numa rua escura e esburacada, havia uma casa abandonada, habitada por figuras estranhas e imprevisíveis. Um fantasma doentio, um vaga-lume mequetrefe, um monstro medroso e um outro de pijama: estes e muitos outros personagens desfilam pelos versos do poeta Paulo Netho. Ao mesmo tempo divertidos e assustadores, os poemas deste livro atraem o leitor para o interior dessa casa mal-assombrada, que esconde surpresas em cada canto. Por isso, devem ter cuidado ao entrar! Criar coragem, muita coragem, pois essa é uma casa de arrepiar!

 

É MUITO POUCO – Márcia Leite

é muito pouco

 

Lúdico e divertido, este livro explora situações de oposição pensadas a partir do cotidiano da criança, mostrando que a noção de quantidade percebida pelas pessoas passa pela afetividade. Com delicadeza e criatividade, Márcia Leite leva o pequeno leitor a refletir sobre a questão de ponto de vista: o que parece pouco para uns pode ser muito para outros.

 

SEM BRINCADEIRA! – Henrique Félix

sem brincadeira

 

Guilherme é um garoto que adora ler. Quando sua professora lhe pede que escreva uma redação sobre a coisa que mais gosta de fazer, o menino não cumpre exatamente a tarefa e começa a produzir uma série de textos sobre sua vida em casa e na escola. Ao comentar um livro que a classe está lendo, por indicação da professora, Guilherme fala com entusiasmo da peça de teatro que será apresentada para a autora da tal obra, no dia em que ela visitar a escola. Mal sabe ele que uma grande confusão está para acontecer. Com a participação de Sonia Junqueira e as ilustrações de Jean-Claude R. Alphen, esta divertida história, contada por meio de dez redações, traz uma surpresa final para o leitor.

 

UM TRONCO NO MEIO DO CAMINHO – Rosana Rios

um tronco

 

A onça vai beber água e encontra um tronco no meio do caminho. Ela tenta empurrar o tronco, mas ele nem se mexe. Outros animais se aproximam e também procuram tirar o tronco do lugar, mas nada de ele se mover. Nesta divertida história de Rosana Rios, a solução do problema vem de quem menos se espera.

 

MACACADA – Maurício Veneza

macacada

 

Indicado para crianças a partir de 3 anos, o livro instiga as descobertas próprias desta fase: “Macacada” explora as rimas e o humor para uma brincadeira divertida com as palavras e os números. De maneira lúdica, os leitores mirins passam a ter contato com noções de contagem e soma, por exemplo.

 

EMBOLA, ENROLA E ROLA – Maurício Veneza

embola

 

Esta coletânea de poemas – escritos e ilustrados por Maurício Veneza – propõe uma brincadeira com os sons e as palavras. Assim, o autor busca instigar o pequeno leitor a ler cada texto em voz alta, sem tropeços e sem enrolar a língua.

Related posts

Confiram como foi a 23ª Feira do Livro da Trilhas!

Nossa 23ª Feira do Livro, que aconteceu no sábado, dia 22/9, foi um sucesso! O dia estava lindo, muitas famílias presentes para acompanhar a programação cheia de atividades! O evento contou com espaços para as turmas apresentarem seus livros coletivos, compra e troca de livros e gibis, contação de histórias, leituras dramáticas pelos 5º anos

Leia Mais

Alunos e alunas vivenciam uma visita à Feira

A nutricionista Graziela Carrão, responsável pelo Setor de Alimentação e Nutrição da Escola Trilhas, realizou uma atividade com as turmas do Infantil V para enriquecer as conversas sobre o projeto que este nível desenvolverá no Simpósio Criança, Mídia e Consumo: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. A ideia de “ir à feira com a Grazi” foi para criar uma

Leia Mais

Atenção! o Tamanduá-Bandeira corre risco de extinção.

As turmas dos infantil VI (Peixe Boi e Tamanduá-Bandeira) estão investigando animais que correm risco de extinção. Acompanhe abaixo o texto coletivo produzido pelas crianças, com a ajuda das Professoras Renata e Karen. “Você conhece o Tamanduá-Bandeira? Ele é um mamífero que vive no cerrado e se camufla nos matos maiores. E mesmo conseguindo se

Leia Mais