Rádio Trilhas

A Rádio Trilhas disponibiliza todos os CDs e canções já produzidas pelo projeto Trilhas Sonoras!

Concebido em 2001 para ser um gerador de situações de ensino, nas diversas áreas do conhecimento, o projeto Trilhas Sonoras trabalha, a cada ano, um tema articulador de um grande processo pedagógico que perpassa a proposta curricular da escola e culmina com a apresentação das músicas das turmas no final do ano.

A partir da exploração deste eixo temático, cada professor apresenta algumas possibilidades de nomes para sua turma. É neste momento que os alunos fazem suas escolhas, por meio de votação. Uma vez decidido o nome, eles pesquisam sobre o assunto, as famílias também contribuem mandando materiais, imagens, vídeos, filmes e textos…”, explica Maria Inês W. Galvão, diretora pedagógica da Trilhas.

Pesquisas se transformam em canções
Esse processo gera uma grande discussão entre as crianças e também muita produção de material. Aí então chega o momento de os professores, junto com as turmas, sistematizarem esse conhecimento: registram, fazem textos coletivos e organizam os conhecimentos apreendidos. Este material é entregue aos compositores, que se inspiram nos textos e informações dos alunos para criar novas letras de músicas.

As músicas de turma unificam o trabalho desenvolvido com alunos e alunas ao longo do ano e permite grande exploração da linguagem musical, entre as tantas outras usadas na Trilhas. Temos mais de 150 composições já produzidas pelo projeto Trilhas Sonoras. A maioria das composições é de Milton Karam, Nélio Spréa e Paulo de Nadal, mas o projeto conta também com compositores como Levi Brandão, Estrela Leminski e Téo Ruiz.

Prêmio da Música Brasileira
Em alguns anos, as gravações são feitas de maneira caseira pelos compositores parceiros do projeto. Em outros, uma grande produção é realizada na captação das vozes e dos instrumentos em estúdio.  A Trilhas já gravou vários CDs que foram produzidos em parceria com a Parabolé, Educação e Cultura. O CD Mundiverso (2008) e o Brincolê, Brincolá (2014) concorreram ao Prêmio da Música Brasileira e ficaram entre os finalistas. 

História do Projeto
Em 2001, durante o desenvolvimento do projeto Nome de Turma, o músico e compositor Milton Karam, então “pai da Trilhas” presenteou a turma da sua filha Luana – do Jacaré – com uma música sobre o tema. “Meu elo com a Trilhas foi muito além do que a de um pai com a escola de sua filha. A Trilhas, como um grande ambiente inspirador que é, me motivou a escrever essa música para a turma da Luana há 16 anos. A música é quase uma brincadeira, imaginando a Turma do Jacaré e o que seria o Jacaré para as crianças. Foi assim que tudo começou”, conta Milton Karam.

As professoras e os alunos adoraram, logo a notícia se espalhou e outras turmas também queriam música. Diante do grande envolvimento dos alunos e professores, a partir de 2002 a Escola Trilhas passou a incorporar uma música ao nome de turma e o projeto Nome de Turma foi rebatizado e passou a se chamar Trilhas Sonoras.

Um projeto, múltiplas possibilidades para aprender
Por ser um projeto que envolve diferentes práticas de linguagem oral e escrita, engloba as áreas de natureza e sociedade, literatura, arte e aspectos da cultura geral, e considerando a amplitude dos temas escolhidos a cada ano, ele é considerado um dos mais relevantes da nossa prática pedagógica. “Compartilhar ideias, sentimentos e decisões dentro da escola permite que os alunos ampliem seu repertório de pensamentos e ações. São instrumentos para eles lidarem com as futuras questões que irão enfrentar no contexto social e na construção do senso de coletividade e cidadania”, conclui Maria Inês W. Galvão.

É possível adquirir CDs e DVDs Trilhas Sonoras, na secretaria da escola ou na loja virtual da Trilhas.

 

2019 – Conexões de Toda Natureza

2018 – A História de Todos

2017 - Nós da Língua

2016 – Todos Cantam Sua Terra

2015 – Decifrando a Natureza

2014 – Brincolê Brincolá

2012 – Mundiverso

2011 – Florescência

2010 – Nas Trilhas do Paraná

2009 – Encantamento

2008 – Mundiverso

2007 – Gente, Bicho, Planta – O Mundo Me Encanta

2006 – Da Boca Pra Fora

2005 – Trilhas dos Seis Elementos

2004 – Brincadeira Tem Hora

2003 – Tô de Olho em Você

2002 – Trilhas Sonoras