[vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]Se até poucos anos atrás, a escola era a principal fonte de conhecimento numa sociedade, hoje a informação está disponível em muitos lugares: nas revistas, nos jornais, no rádio, na televisão, na internet.

Na era da informação e da comunicação digital, pensar em Educação é compreender que o mundo é composto por infinitas possibilidades de interação, de aprendizado e de construção de identidade. Elas extrapolam o ambiente da escola, nas diferentes áreas do conhecimento, nas relações sociais ou de trabalho, na pluralidade cultural, na construção social de cada sujeito.

A Trilhas é uma escola que sempre enxergou a importância de cada aluno e aluna aprender a se conhecer melhor e a reconhecer outras maneiras de viver.

“… a cultura escolar adquire a função de refazer e renomear o mundo
e de ensinar os alunos a interpretar os significados mutáveis com que os indivíduos de diferentes culturas e tempos históricos dotam a realidade de sentido.
Ao mesmo tempo lhes abre as portas para compreender suas concepções e as de quem os rodeiam”.
(Fernando Hernández)

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][dt_sc_image url=”91071″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][dt_sc_hr_invisible][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][dt_sc_image url=”91073″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_custom_heading text=”Currículo” use_theme_fonts=”yes”][dt_sc_image align=”alignleft” url=”90896″][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]O Currículo da Escola Trilhas privilegia a educação pela indagação, pela ressignificação e pela compreensão. Os conteúdos são trabalhados dentro de uma grade curricular maleável e dinâmica que permite estabelecer relações entre as disciplinas e valorizar o que o aluno já sabe e conhece.

O conhecimento não é tratado separadamente, em blocos, mas sim por meio de uma metodologia pautada na integração, na prática transdisciplinar, no trabalho com projetos, pesquisas, nas sequências didáticas e atividades permanentes. Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, ensinar e aprender são processos em constante movimento.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][dt_sc_hr_invisible][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_custom_heading text=”Metodologia” use_theme_fonts=”yes”][dt_sc_image align=”alignleft” url=”90896″][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]Para potencializar a aprendizagem de cada aluno, os professores adotam procedimentos formais, informais, observações e diferentes metodologias. O objetivo é criar oportunidades para que os alunos utilizem diferentes linguagens e estratégias para manifestar aquilo que aprenderam. Assim, os professores podem orientar melhor o percurso de ensino, possibilitar novas aprendizagens ou aprofundar aprendizagens significativas.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][dt_sc_image url=”91075″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][dt_sc_hr_invisible][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][dt_sc_image url=”91077″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_custom_heading text=”Avaliação” use_theme_fonts=”yes”][dt_sc_image align=”alignleft” url=”90896″][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]Entendemos que a avaliação deve ter dois focos permanentes: o processo de ensino, conduzido pelo professor, e o percurso de aprendizagem do aluno. Avaliar pressupõe uma postura reflexiva, inclusiva e investigativa por parte dos professores, pois cada aluno possui um “estilo cognitivo” diferenciado e deve ser acompanhado nas suas particularidades, assegurando espaço para que desenvolva suas necessidades e habilidades individuais.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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