Preconceito contra lancheira saudável

seu-filho-sofre-preconceito-contra-lancheira-saudavel-55-1023

Lembra daquele filme publicitário em que um menino está com a mãe em um supermercado e começa a gritar: “Eu quero brócolis”? Então… por que será que a situação parece tão inusitada e engraçada? Simplesmente, porque normalmente uma criança pediria chocolate e bala, em vez de qualquer tipo de verdura.

Mas, apesar de ser uma minoria, com certeza, é possível encontrar meninos e meninas que adoram frutas e hortaliças, não fazendo questão de salgadinhos ou refrigerantes, por exemplo, sgundo Tatiana Ogheri, nutricionista parceira do Organomix, a alimentação saudável, com certeza, é um reflexo do que o pai e a mãe comem.

“É raro que uma criança possa desenvolver hábitos saudáveis sem que os pais as estimulem”, destaca a especialista.

No entanto, esse hábito ainda é pouco comum entre a maioria dos pequenos, logo, é possível dizer que essas crianças são consideradas diferentes. E, infelizmente, isso pode levar a situações desconfortáveis, como o fato de se tornarem alvo de piadas dos colegas e até mesmo de adultos.

“Isso desagrada quem não consegue ter disciplina alimentar. Muitos pais não querem somente que seus filhos comam de forma saudável como eles mesmos também desejam. Então, ao se depararem com alguém que já é naturalmente assim, sem precisar fazer nenhum esforço, de certa forma, acabam se sentindo agredidos”, explica a Dra. Liliane Oppermann, médica nutróloga.

Tatiana diz que o fato da maioria dos meninos e meninas preferir alimentos pouco saudáveis, principalmente, junk food, está relacionado à palatabilidade e também à própria indústria alimentícia, que utiliza muitos artifícios para favorecer o consumo destes produtos pelo público infantil. E a médica nutróloga complementa: “Esses alimentos são mais atrativos, pois são mais fáceis de mastigar, engolir, além de terem menos fibras, mais açúcares e gorduras, o que os tornam mais palatáveis e atrativos.”

Por isso, de acordo com a nutricionista parceira do Organomix, é fundamental iniciar uma educação alimentar desde cedo e entender que os pequenos precisam muito de nutrientes e calorias saudáveis, ao invés das chamadas “besteiras”. “Eles irão garantir não somente o desenvolvimento físico adequado como também o intelectual.”

Fonte: Vila Mulher.

Related posts

A 24ª Feira Literária da Trilhas vem aí!

A 24ª FLiT acontecerá no dia21 de setembro, das10h às 13h. É sempre uma alegria preparar a nossa feira do livro, um evento que realizamos há 24 anos e que foi ganhando grandes proporções, para além das narrativas escritas e por isso está sendo rebatizada como Feira Literária da Trilhas. Ou simplesmente FLiT! Quem faz

Leia Mais

Delícias saudáveis: receita de Biscoito de Mel

Com frequência, nossos alunos e alunas literalmente colocam a mão na massa para executar receitas saudáveis nas aulas de culinária, conduzidas pela nossa nutricionista Graziela Carrão. Há alguns dias, duas turmas do Período Integral, da professora Viviane Deslandes, fizeram bolachas de mel com especiarias! Foi um sucesso total!Confiram abaixo a receita da bolacha e as

Leia Mais

Gravação do CD Conexões de Toda Natureza

Na semana de 19 de agosto a 23 de agosto, aconteceram as gravações das músicas que irão compôr o CD Conexões de Toda Natureza! O auditório da Trilhas foi transformado num estúdio de gravação para captar as vozes das crianças para o CD tema do Projeto Trilhas Sonoras2019. Todas as turmas gravaram suas músicas deste

Leia Mais