Orquestra Sinfônica do Paraná realiza concerto para crianças

A segunda apresentação do projeto ocorre no domingo (15), no Guairão.

Os concertos para crianças, do Centro Cultural Teatro Guaíra, abrem espaço para que elas conheçam um pouco do trabalho da Orquestra Sinfônica do Paraná. Os espetáculos são mensais e ocorrem sempre nas manhãs de domingo, no Guairão. Para a segunda apresentação do projeto, que será no dia 15 de abril, às 10h30, o maestro Osvaldo Ferreira selecionou o conto musical de Sergei Prokofiev, composto especialmente para crianças, Pedro e o Lobo.

Narrado pelo maestro assistente Márcio Steuernagel, Pedro e o Lobo conta a história de um menino que mora com o avô em uma casa perto da floresta, onde vive um lobo que aterroriza a vizinhança. Certo dia, ele desobedece às ordens do avô e resolve sair para capturar o perigoso animal com a ajuda dos amigos: o passarinho Sacha, a pata Sônia e o gato Ivan.

Na obra, composta por Prokofiev em apenas quatro dias após um pedido das autoridades russas com a intenção de aproximar o público infantil da música clássica, cada instrumento musical é associado a um personagem da história do concerto. Por exemplo, a flauta, que representa o passarinho, e as trompas, que representam o lobo.

Com cenário, figurinos e participação especial do palhaço Sarrafo, que conduz o espetáculo e explica as obras interagindo com o público, o projeto visa à formação de plateia, unindo o universo lúdico infantil a concertos didáticos. As crianças são convidadas a irem fantasiadas e levarem instrumentos musicais, artesanais ou não, para tocarem com a Orquestra no final da apresentação.

Serviço
Concerto para crianças – Orquestra Sinfônica do Paraná
Dia 15 de abril (domingo), às 10h30.
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão (Rua Conselheiro Laurindo, s/nº. Centro – Curitiba).
Ingressos: R$ 10,00. Meia-entrada conforme previsto em lei e 50% de desconto para associados do Cartão Teatro Guaíra. Início das vendas no dia 12 de abril (quinta-feira), na bilheteria do Teatro.

FONTE: Teatro Guaíra

 

Related posts

Confiram como foi a 23ª Feira do Livro da Trilhas!

Nossa 23ª Feira do Livro, que aconteceu no sábado, dia 22/9, foi um sucesso! O dia estava lindo, muitas famílias presentes para acompanhar a programação cheia de atividades! O evento contou com espaços para as turmas apresentarem seus livros coletivos, compra e troca de livros e gibis, contação de histórias, leituras dramáticas pelos 5º anos

Leia Mais

Alunos e alunas vivenciam uma visita à Feira

A nutricionista Graziela Carrão, responsável pelo Setor de Alimentação e Nutrição da Escola Trilhas, realizou uma atividade com as turmas do Infantil V para enriquecer as conversas sobre o projeto que este nível desenvolverá no Simpósio Criança, Mídia e Consumo: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. A ideia de “ir à feira com a Grazi” foi para criar uma

Leia Mais

Atenção! o Tamanduá-Bandeira corre risco de extinção.

As turmas dos infantil VI (Peixe Boi e Tamanduá-Bandeira) estão investigando animais que correm risco de extinção. Acompanhe abaixo o texto coletivo produzido pelas crianças, com a ajuda das Professoras Renata e Karen. “Você conhece o Tamanduá-Bandeira? Ele é um mamífero que vive no cerrado e se camufla nos matos maiores. E mesmo conseguindo se

Leia Mais