O que sua TV lhe diz?

Confiram o texto coletivo desenvolvido pela Turma do Microcosmos utilizado no Simpósio para uma reflexão acerca do uso da TV pelas crianças.

 

 

O que sua TV lhe diz?

Quando as pessoas assistem TV elas podem achar que estão assistindo seu programa de entretenimento favorito, mas na realidade estão sempre assistindo propagandas. Você pode acreditar que no meio do seu programa favorito existem propagandas, mas na verdade é dentro das propagandas é que existem os programas.

Entrevistamos 117 pais da Escola Trilhas e 48 deles disseram que seus filhos passam, em média, 2 horas por dia em frente da TV. Isso significa que essas crianças passam 2 horas por dia sendo seduzidas pelos produtos que vendem ilusões.

Realizamos um estudo de algumas propagandas e percebemos que o que elas querem nos vender são sensações. Que nos trazem felicidade, conforto, diversão, poder, aventura, beleza, amor, liberdade, facilidade. Não é mesmo? E quem não quer viver com essas ilusões?

Por isso ficamos hipnotizados que até parece que nossa alma é sugada pelo poder da TV!

Os publicitários, pessoas que criam as propagandas, sempre estão comunicando-se visualmente com as crianças. As crianças são o seu público-alvo. A criança é a alma do negócio, é ela que pede o produto da propaganda aos pais, e são eles que tem o poder de comprá-lo ou não. Na maioria das vezes, eles compram os desejos das crianças. Portanto, a culpa do consumismo é dos adultos. Eles deixam que os pequenos tenham o poder de decidir se compram ou não.

Você pode achar que as propagandas são para os adultos, mas está enganado. Os comerciais contem coisas engraçadas, com musiquinhas que ficam no subconsciente da criança. Isso faz com que contem para os pais sobre o produto, e como os filhos têm poder de decisão de compra, os pais acabam comprando.

Parece que os filhos são os pais dos adultos, e que eles só ficarão felizes se ganharem o que desejam!

A TV está todo dia nos vendendo ilusões, e nós estamos o tempo todo comprando.

Então, senhores adultos, se para vivermos felizes precisamos comprar todas essas ilusões, queremos saber como é que ficam as pessoas que não podem pagar?

Texto Coletivo da Turma de Microcosmos

Professora Thaís

Related posts

Confiram como foi a 23ª Feira do Livro da Trilhas!

Nossa 23ª Feira do Livro, que aconteceu no sábado, dia 22/9, foi um sucesso! O dia estava lindo, muitas famílias presentes para acompanhar a programação cheia de atividades! O evento contou com espaços para as turmas apresentarem seus livros coletivos, compra e troca de livros e gibis, contação de histórias, leituras dramáticas pelos 5º anos

Leia Mais

Muita alegria na festa do Boi Trilheiro!

E mais uma vez, a equipe da Parabolé Educação e Cultura veio pra Trilhas animar nossa festa em comemoração ao Dia do Folclore (22 de agosto). A divertida apresentação aconteceu no dia 29 de agosto com a participação do amigo e parceiro Levi Brandão! Seguindo a tradição, cada turma também confeccionou um boneco representando um

Leia Mais

23ª Feira do Livro da Trilhas vem aí!

A literatura ocupa um lugar especial em todo o trabalho pedagógico da Escola Trilhas. Acreditamos que, junto com as famílias, somos responsáveis pela formação de leitores competentes e que os bons leitores terão mais condições de serem bons escritores e, principalmente, bons pensadores. Por isso, é com entusiasmo que anunciamos a realização da tradicional Feira

Leia Mais