Menos sódio na dieta das crianças

Menos sódio na dieta das crianças

Entenda o risco do consumo em excesso desse mineral para o seu filho

Maçã também é fonte de sódio, porém seu filho pode consumi-la sem preocupação
Maçã também é fonte de sódio, porém seu filho pode consumi-la sem preocupação

Você sabia que o sódio, principal componente do sal de cozinha, é um dos responsáveis pelo aumento da pressão arterial das crianças? Apesar de ser um mineral essencial para o organismo, em excesso, pode trazer ainda outros problemas, como os cardiovasculares, colesterol alto, diabetes tipo 2 e obesidade.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 2g de sódio por dia para crianças maiores de 2 anos. Para as menores, não há uma orientação específica, porém, vale reforçar que a papinha do seu filho não precisa ser temperada com sal (se quiser, apenas uma pitada), já que os alimentos que os bebês consomem têm a quantidade necessária de sódio para eles. Opte pelas ervas aromáticas, que, além de saudáveis, proporcionam um sabor delicioso à comida das crianças.

Os vilões

Seu filho adora bolacha recheada, salgadinhos, refrigerantes? Atenção! Esses são apenas alguns dos alimentos com grande concentração do mineral, que tem o papel de realçar o sabor e conservar os produtos. Por conta disso, o consumo dessas guloseimas deve ser moderado pelos pais, em especial para dois dos campeões em sódio: macarrão instantâneo, cujo tempero traz até 50% da necessidade diária do organismo, e lanches de fast-food (que podem conter até 80% do consumo recomendado).

Além de proporcionar uma dieta saudável para o seu filho, há duas dicas bem importantes e simples para reduzir o consumo de sódio em excesso no dia a dia da sua família. A primeira é ler o rótulo antes de comprar os produtos. Se o alimento é rico no mineral, se é gorduroso, se contém vitamina… está tudo discriminado na embalagem. Adote o hábito de observar essas informações. A outra dica parece estranha, mas ajuda: tire o saleiro da mesa. Essa medida faz com que ninguém na sua casa coloque mais sal no prato do que o necessário.

Além dos industrializados

Feijão, soja, batata, tomate, acelga, pêra, banana, laranja e maçã também são fontes de sódio. Porém, como a concentração é baixa, se você encher o pratinho do seu filho com esses alimentos não vai fazer mal. Muito pelo contrário!

Fonte: Revista Crescer

 

plugins premium WordPress