Casa de Apoio Mãe Solidária precisa da nossa ajuda!

Esta semana, a equipe de Comunicação e Direção da Trilhas, visitou a Casa de Apoio Mãe Solidária,  instituição mantida por voluntários, que é atendida pelo projeto Trilha Solidária.

Conhecer a história da dona Edelvira, que fundou a Casa de Apoio há 26 anos, ver o espaço onde as crianças são atendidas e entender melhor as necessidades do dia a dia deles, nos motivou a preparar este post para dividir com a nossa comunidade escolar.

Queremos compartilhar com todos o quanto a ajuda mensal das famílias faz diferença na vida de bebês e crianças do bairro Uberada e bairros vizinhos.

Funcionamento

Hoje a creche atende 37 crianças, que têm de 4 meses a 10 anos de idade. São crianças cujos pais ainda não conseguiram vaga na creche municipal ou que não teriam onde ficar, no contraturno da escola.

O espaço funciona das 6h30 às 17h30. As mães e pais deixam as crianças pela manhã e a equipe de voluntárias (dona Nívea, Neuraci e Cintia) coordenadas pela dona Edelvira, divide-se no cuidado do grupo. Na Casa de Apoio, as crianças recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde. As refeições são preparadas pela dona Nívea (voluntária há 15 anos), com os mantimentos recebidos das doações.

Além disso, as voluntárias diariamente levam e buscam as crianças pra escola. “Quem estuda à tarde, fica com a gente de manhã e vice-versa. Também tem aquelas crianças que não estudam ainda e ficam com a gente o dia todo”, relata Neuraci.

Doações

A Escola Trilhas, por meio do projeto Trilhas Solidária, é a única fonte fixa da Casa de Apoio, para receber doações. “As doações da Trilhas são essenciais pra gente continuar atendendo essas famílias. Esperamos ansiosos pelo dia de ir buscar o que foi doado no mês”, afirma dona Edelvira.

No entanto, o volume arrecadado pela Trilhas tem diminuído e não é suficiente para suprir as necessidade do mês inteiro. “Geralmente, no começo da terceira semana, os mantimentos que vêm da escola terminam. Aí a gente pede ajuda pra comunidade. O mercadinho ajuda um pouco, o açougue mais um pouco…“, complementa ela.

No quesito alimentação, outro desafio é conseguir alimentos frescos, como legumes, verduras, ovos e carne. “Geralmente, as doações são de alimentos não perecíveis. Então, o feijão, o arroz e o macarrão é garantido. Já carne, legumes e verduras, nem sempre temos como oferecer“, diz dona Edelvira.

Rede de apoio

Ao longo dos anos, Dona Edelvira formou uma verdadeira rede de apoio, que vai muito além de acolher, alimentar e cuidar das crianças de famílias menos favorecidas. “Muitas pessoas ligam aqui quando têm coisas pra doar. A gente aceita tudo: comida, roupas, calçados, eletrodomésticos, móveis usados. Vamos buscar as doações e tudo o que não é aproveitado na Casa de Apoio, é doado para as famílias das crianças que estão aqui ou para outras pessoas necessitadas“, conta ela.

O mais novo colaborador desta rede é o sr. Luis Ribeiro, dono de uma casa de carnes no bairro Cajuru, que também está comprometido com esta causa, fazendo doações semanais de carnes para a preparação das refeições das crianças.

Em nome da Casa de Apoio Mãe Solidária, dona Edelvira e a Escola Trilhas agradecem a todas as famílias que fazem doações mensais ou esporadicamente. Aproveitamos para reforçar a importância da continuidade desta ação. O que fazemos é muito, mas ainda podemos fazer mais!

Assista abaixo um vídeo produzido em 2012, que conta mais sobre a trajetória e funcionamento da Casa de Apoio Mãe Solidária:

Para fazer doações diretamente à instituição, entre em contato pelos números: 3369-6072 ou 3501-1142